"PAI-NOSSO"
No
"Pai-Nosso", os três primeiros pedidos têm por objeto a Glória do
Pai: a santificação do Nome, a vinda do Reino e o cumprimento da Vontade
divina. Os quatro seguintes apresentam-lhe nossos desejos: esses pedidos
concernem à nossa vida, para nutri-la ou para curá-la do pecado, e se
relacionam com nosso combate visando à vitória do Bem sobre o Mal.
No primeiro
pedido ao pedir: "Santificado seja o vosso Nome" entramos
no plano de Deus, a santificação de seu Nome - revelado a Moisés, depois em
Jesus - por nós e em nós, bem como em todas as nações e em cada ser humano.
Com o segundo
pedido, a Igreja tem em vista principalmente a volta de Cristo e a vinda
final do Reino de Deus, rezando também pelo crescimento do Reino de Deus no
"hoje" de nossas vidas.
No terceiro
pedido rezamos ao nosso Pai para que una nossa vontade à de seu
Filho, a fim de realizar seu plano de salvação na vida do mundo.
No quarto
pedido, ao dizer "Dai-nos", exprimimos, em comunhão com
nossos irmãos, nossa confiança filial em nosso Pai do céu. "Pão Nosso"
designa o alimento terrestre necessário à subsistência de todos nós e significa
também o Pão de Vida: Palavra de Deus e Corpo de Cristo. É recebido no
"Hoje" de Deus como o alimento indispensável, (super) essencial do
Banquete do Reino que a Eucaristia antecipa.
O quinto
pedido implora a misericórdia de Deus para nossas ofensas, misericórdia
que só pode penetrar em nosso coração se soubermos perdoar nossos inimigos, a
exemplo e com a ajuda de Cristo.
No sexto
pedido ao dizer "Não nos deixeis cair em tentação",
pedimos a Deus que não nos permita trilhar o caminho que conduz ao pecado. Este
pedido implora o Espírito de discernimento e de fortaleza; solicita a graça da
vigilância e a perseverança final.
No sétimo
pedido, "mas livrai-nos do mal", o cristão pede a Deus,
com a Igreja, que manifeste a vitória, já alcançada por Cristo, sobre o "Príncipe
deste mundo", sobre Satanás, o anjo que se opõe pessoalmente a Deus e a
seu plano salvação. Pelo "Amém" final exprimimos nosso 'fiat" em
relação aos sete pedidos: "Que assim seja!"
A doxologia final: "Pois vosso é o reino, o poder e a
glória" retoma, mediante inclusão, os três primeiros pedidos a nosso
Pai: a glorificação de seu Nome, a vinda de seu Reino e o poder de sua Vontade
salvífica. Mas esta retomada ocorre então em forma de adoração e de ação de
graças, como na Liturgia celeste. O príncipe deste mundo atribuíra a si
mentirosamente estes três títulos de realeza, de poder e de glória; Cristo, o
Senhor, os restitui a seu Pai e nosso Pai, até entregar-lhe o Reino, quando
será definitivamente consumado o Mistério da salvação e Deus será tudo em
todos. "Em seguida, terminada a oração, tu dizes 'Amém', corroborando por
este Amém, que significa 'Que isto se faça tudo quanto está contido na oração
que Deus nos ensinou"
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