sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

CORPUS CHRISTI - CORPO E SANGUE DE CRISTO

No A. T. Deus fez uma Aliança com o povo: Eu sou o Teu Deus e vocês serão o meu povo. Aliança é o compromisso de Deus com o seu povo. Compromisso de amor.
Naquela noite de Quinta-feira, depois de Jesus lavar os pés dos discípulos, estavam no cenáculo para a Última Ceia. Nessa ocasião realizou-se o maior e mais profundo gesto de fraternidade de todos os tempos.
Jesus veio renovar a Aliança. (Mt 26, 26-28) “Comam, isto é o meu corpo... “Bebam, pois isto é o meu sangue”, o sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados. Façam isto em minha memória.
Jesus recomendou que sempre repetissem aquele gesto pensando nele e em tudo o que havia ensinado. Naquela Quinta-feira, na Última Ceia, foi criada a Eucaristia: Jesus se torna alimento para ficar sempre conosco.

A Eucaristia sempre foi e será o centro da fé e da vida cristã. Mas no século XI onde muita gente negava a presença real de Cristo na Eucaristia desenvolveu-se uma forte piedade da Eucaristia.
Foi chamada de SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO. Festa estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV, em 1264. O Santíssimo Sacramento era levado, com a maior solenidade possível, inclusive com a participação das autoridades civis, pelas ruas das cidades.
Durante a procissão, acompanhada de hinos e orações, realizavam-se quatro bênçãos, no sentido de que Norte, Sul, Leste e Oeste, enfim todos recebessem as bênçãos do Santíssimo Sacramento.

Explicar: Na hóstia está escrito: JHS. Jesus Hóstia Santa; Jesus Hoje e Sempre.
O Santíssimo Sacramento fica exposto para adoração, toda Quinta-feira.
Corpus Christi: somente Quinta-feira.
A visita ao S.S. é uma prova de gratidão, um sinal de amor e um dever de adoração para com Cristo, Nosso Senhor.

            Os frutos da comunhão:
“A comunhão aumenta a nossa união com Cristo”. Pois o Senhor nos diz: ‘Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele’ (JO 6,56).
 A força física vem dos alimentos, e as forças espirituais vêm de Jesus. Jesus disse: “Eu sou o Pão vivo que desceu do céu”.
A Comunhão apaga os pecados veniais e nos preserva dos mortais.
A Comunhão fortalece a caridade;
A comunhão renova, fortalece, aprofunda a incorporação à Igreja.
Preserva-nos de muitos perigos e desgraças que nos abateriam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário