terça-feira, 13 de janeiro de 2009

Exaltação da Santa Cruz

A festa da Exaltação da Santa Cruz (14 de setembro) é a festa da Exaltação do Cristo vencedor da morte e do pecado por seu corpo dado e sangue derramado no alto da cruz.

O pecado e a morte: Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram o fruto, o pecado entrou no mundo. Aquele foi o primeiro pecado. E quando o pecado entrou no mundo, a morte veio com ele.
Existem 2 tipos de morte, e ambos vieram sobre Adão e Eva e sobre o mundo: a morte física e a morte espiritual. Isso significa estar separado de Deus.
Quando o pecado entrou no mundo, a morte espiritual veio com ele. Fechou as portas do Paraíso (Céu). Ninguém mais poderia entrar lá.
O pecado de Adão chama-se original, porque, tendo sido cometido por vontade de Adão, origem de toda a humanidade, se transmite a todos os seus descendentes por geração natural.
Somente Maria foi preservada do pecado original.

Deus poderia ter abandonado o homem desobediente. Mas pela sua infinita bondade, permitiu que o seu Filho Jesus viesse a terra reparar o mal ocasionado pelo pecado de Adão.
Não seria certo ou justo para Deus simplesmente perdoar a todos. Há um preço a ser pago pelo erro cometido. Jesus veio para pagar o alto preço. Ofereceu a sua vida em expiação a Deus pelos pecados da humanidade, para que pudéssemos entrar no céu.
            A única maneira de evitar a morte para sempre (espiritual) é confiar em Cristo.
            “Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto,
assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna”(Jo 3,14-15).
            Com o batismo, mergulhamos na morte e ressurreição de Jesus e o pecado original é apagado. É na morte de Cristo que fomos batizados (Romanos 6,3ss)
É pela cruz que se abre a nós a porta do Paraíso definitivo.

A morte de Jesus faz parte do projeto de Deus:
Deus não enviou seu Filho ao mundo para condená-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Ao entregar seu Filho por nossos pecados, Deus manifesta seu amor. Este amor não exclui ninguém. Não há, não houve e não haverá nenhum homem pelo qual Cristo não tenha sofrido.
Jesus deu-nos, pelo sofrimento da cruz, a maior prova de amor. Não existe outro símbolo mais expressivo que nos recorde, com tanta intensidade, o amor de Cristo por nós.
É assim que a cruz é exaltada por São Paulo e colocada, com destaque, em todos os lugares mais especiais onde os cristãos vivem, se reúnem e celebram.
(Hb 9,28) Cristo abraçando a cruz por amor converteu, realmente, este símbolo de morte em instrumento de vida e salvação, tirando o pecado de muitos.
Cristo crucificado não representa um pobre coitado, morto sem poder defender-se dos malvados. “O Pai me ama, porque dou a vida para depois retomá-la. Ninguém a tira de mim. Sou eu que a dou”. (Jo 10,17-18)

A cruz é o símbolo do amor, acima do sofrimento e da dor.

            Deus não fez o milagre de tirar Cristo da cruz, para dizer que a humanidade não pode ser salva a troco de milagres e mais milagres. Deus não tirou a cruz de Jesus. Não tira a nossa também. Ele nos ajuda a carregá-la (cruzes são os sofrimentos, doenças, tristeza, responsabilidades...).
             Jesus não disse que se o seguíssemos não teríamos sofrimentos. Ele disse: “Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me" (Mt 16,24).
            Quando unimos nosso sofrimento, com o sofrimento de Cristo, estamos colaborando com a nossa redenção.
            Precisamos também ser Cirineus: ajudar os outros a carregarem sua cruz.
ð A glorificação da cruz na Sexta feira santa ou em qualquer outro dia, significa que, pelo símbolo da cruz, estamos nos gloriando de Cristo, o Filho de Deus que, por nossa salvação, pendeu na cruz, mas está vivo, verdadeiro e ressuscitado.
ð O beijo da cruz nos lembra, o quanto Cristo sofreu por nós, por causa de nossos pecados, e o quanto lhe devemos ser gratos.
ð São Paulo proclamou: "Nós pregamos Cristo crucificado, escândalo para os judeus e loucura para os pagãos, mas para os eleitos ele é força e sabedoria de Deus!"(1Cor 1).
            ð Para o cristianismo a cruz é o símbolo maior de fé, com cujos traços nos persignamos. Precisamos nos persignar como proteção.
            ð Traçando o sinal da cruz em nossa fronte, louvamos e bendizemos a Santíssima Trindade, Pai e Filho e Espírito Santo.
            ð Na cerimônia batismal o primeiro sinal de acolhida à criança recém-nascida é o sinal-da-cruz traçado em sua fronte pelo Padre, Pais e Padrinhos, sinalando-a para sempre com a marca de Cristo.
            ð A cruz não é uma divindade, um ídolo, feito de madeira, barro, bronze, mas ela é para nós santa e sagrada, porque dela pendeu o Salvador do mundo.
            ð Ela é o símbolo universal do cristão.
            ð Com orgulho e devoção ela é a nossa marca, o sinal de nossa identidade, vocação e missão.
            ð A cruz de Jesus é símbolo de vida. Não há maior amor que dar a vida por aqueles que ama.
            ð Usamos cruzes no pescoço para manifestar a nossa fé.

JESUS NÃO É SÓ CRUZ, É LUZ!

A Cruz

          Sonhei um dia que estava em uma grande procissão, uma verdadeira multidão, e todos carregavam, nas costas, uma cruz. Cansado, com a caminhada e o peso da cruz, uma noite, enquanto todos dormiam, resolvi diminuir o tamanho da minha cruz. E serrei-a. No dia seguinte iniciamos a caminhada. Percebi que em determinado lugar à multidão foi se aglomerando, até que chegou a minha vez. Eu tinha que atravessar um abismo e para atravessá-lo era necessário colocar a cruz no vão e passar por sobre ela. Todos foram, eu fiquei, pois minha cruz era pequena para o tamanho do abismo (ex: suicídios, deficientes e idosos abandonados, casamentos desfeitos...)

Escolha o tamanho da sua cruz
            Tadeu vivia reclamando da vida, dizia que já não agüentava mais tanto sofrimento, contas para pagar, aluguel, comida, ônibus lotado etc... Um dia no meio de suas reclamações, apareceu-lhe Deus e disse:  Tadeu, por quê reclamas tanto da vida? Ele disse, meu Deus, não agüento mais esta minha cruz, ela é muito pesada para mim. Então Deus pensou um pouco e disse: Bom apesar de reclamar muito da vida, você tem sido um bom homem, então vou deixar que você escolha a cruz que deseja carregar... Tadeu ficou muito contente... Deus então mandou ele entrar numa sala e escolher a cruz que achasse melhor... Tadeu entrou na sala e ficou olhando para cada tipo de cruz que havia na sala, desde uma gigantesca até uma pequenina no canto da sala.
Então, ele que não era bobo correu e agarrou a pequena e gritou para Deus... Pronto já escolhi! Eu quero esta pequenina aqui! Deus então mandou Tadeu olhar atrás da cruz e ler em voz alta o nome que estava gravado nela. Ele virou-a e viu seu nome gravado nela...
            Moral da História: Temos a mania de transformar uma simples garoa em uma tempestade...
(Se nossa cruz não é tão pesada, ajudemos os outros a carregarem as suas: fome, desemprego, falta de ânimo, tristeza, dificuldades...).
Música: Ninguém te ama como eu


Tertuliano († 200) atesta: “Quando nos pomos a caminhar, quando saímos e entramos, quando nos vestimos, quando nos lavamos, quando iniciamos as refeições, quando nos vamos deitar, quando nos sentamos, nessas ocasiões e em todas as nossas demais atividades, persignamo-nos a testa com o sinal da Cruz”. S. Hipólito (†235), descrevendo as práticas dos cristãos do século III: “Marcai com respeito as vossas cabeças com o sinal da Cruz. Este sinal da Paixão opõe-se ao diabo e protege contra o diabo, se é feito com fé, em virtude da convicção de que é um escudo protetor”. Os mártires se persignavam com o sinal da Crus antes de enfrentar a luta final. Oração de São Bento:"A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão o meu guia. Retira-te, satanás! Nunca me aconselhes coisas vãs. É mal o que tu me ofereces. Bebe tu mesmo teu veneno!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário