terça-feira, 6 de janeiro de 2009

ASCENSÃO DE JESUS

Celebração da despedida de Jesus

Quarenta dias depois da ressurreição, Jesus apareceu aos 11 discípulos, comeu com eles, e depois lhes deu uma missão:
“Disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura". "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado". (Mc 16,15-16)
"Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo". (Mt 28,20)
Depois pediu que não saíssem de Jerusalém aqueles dias, porque o Pai iria cumprir a promessa que fez a eles: "Descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo". (At 1,8)
"Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fora assim, e eu vos teria dito; pois vou preparar-vos um lugar". "Depois de ir e vos preparar um lugar, voltarei e tomar-vos-ei comigo, para que, onde eu estou, também vós estejais". "E vós conheceis o caminho para ir aonde vou". (Jo 14,2-4)

Depois elevou-se da terra `a vista deles, e uma nuvem o encobriu. E sentou-se à direita de Deus. Enquanto olhavam Jesus afastar-se para o céu, apareceu dois homens vestidos de branco, e lhes disseram:
 “Homens da Galiléia, por que ficar olhando para o céu? Esse Jesus que acaba de ser levado para o céu, voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu”.
 Então eles voltaram para Jerusalém. Entraram no cenáculo e perseveraram na oração juntamente com Maria, mãe de Jesus e seus parentes. (Atos 1, 4 –14 )

Cumprida sua missão na terra, Jesus retornou glorioso ao Pai.
Ao voltar para junto do Pai, Jesus não abandona a terra, indica apenas que sua missão visível terminou. Continua agora a agir de outro modo: através dos cristãos na Igreja.
           
[ Jesus não quer que a gente fique de braços cruzados esperando sua volta. Seu desejo é que vivamos a cada dia fazendo o bem, praticando a justiça e semeando a paz.
[Ele quer que tenhamos: Atitudes de cristãos: (Pensar no bem dos outros; Ser justo e amigo de todos; Ajudar a todos a saírem do sofrimento; Anunciar a palavra de Deus).

Assim Jesus continua presente no mundo. Quando nós sentimos a presença de Jesus?
1-NA VIDA DE UNIÃO... JESUS DISSE: “ONDE DOIS OU MAIS ESTIVEREM REUNIDOS EM MEU NOME, AÍ ESTOU NO MEIO DELES”.*
2-NA PESSOA DOS NOSSOS IRMÃOS MAIS NECESSITADOS...JESUS DISSE: “TUDO O QUE FIZESTES A UM DESTES MEUS IRMÃOS, FOI A MIM MESMO QUE FIZESTES”.*
3-NA EUCARISTIA...JESUS DISSE: “ISTO É O MEU CORPO...ESTE É O MEU SANGUE”.
4-NA PESSOA DOS NOSSOS PASTORES: PAPA,  BISPOS, PADRES:JESUS DISSE: “QUEM VOS OUVE, A MIM OUVE, E QUEM VOS REJEITA A MIM REJEITA”.*
5- NA VIDA DAS PESSOAS QUE FAZEM O BEM. Ex: Madre Teresa de Calcutá, Irmã Dulce...

Jesus insistiu com os Apóstolos para que esperassem um tempo em Jerusalém, porque Ele e o Pai mandariam a eles o Espírito Santo, isto é, força, iluminação, e coragem para que eles pudessem viver como Jesus ensinou, e continuar sua missão, pois eles eram os escolhidos para continuar a obra de Jesus. Não era fácil. Esse grupo teria que enfrentar fofocas, calúnias, perseguições, torturas e até a morte. O perigo de desanimar era muito grande. Por isso, Jesus disse: “Descerá sobre vocês o Espírito Santo e lhes dará a força para não desanimarem”.

ELEIÇÃO DE MATIAS (Atos1, 15-26).
Num daqueles dias, estavam os Apóstolos reunidos em assembléia com umas cento e vinte pessoas. Pedro disse que teria que colocar outro no cargo que era de Judas Iscariotes.
Escolheram dois homens que estiveram em companhia dos discípulos, enquanto Jesus vivia entre eles, a começar pelo batismo de João até o dia em que Jesus foi arrebatado. Eram eles: José, chamado Barsabás, que era justo, e Matias.
            Todos oraram e pediram que o Senhor escolhesse e mostrasse qual dos dois ocuparia o lugar de Judas. Lançaram sorte e caiu sobre Matias, que foi incorporado aos onze.
Catequista
A Bíblia usa neste caso uma linguagem simbólica, para explicar um acontecimento verdadeiro. A verdade é que Jesus por causa de sua fidelidade a Deus foi glorificado por seu Pai. Assim como o vencedor da Fórmula 1 sobe no pódio e é aclamado por todos os presentes, assim também a Bíblia usa a expressão subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, para dizer que o mesmo Jesus, que morreu na cruz, é a pessoa mais importante de toda a história, o vencedor da morte e do pecado, o Salvador da humanidade.
Na Bíblia a palavra "céu" é outra maneira de dizer Deus. Reino dos céus significa Reino de Deus, Pai celeste quer dizer Deus Pai. É um símbolo muito apropriado porque o céu por sua beleza e sua grandeza nos faz lembrar de Deus. Ir para o céu não significa entrar num lugar muito bonito, mas sim viver definitivamente em companhia de Deus, gozando da alegria da presença daquele que é a bondade infinita. Quem ama uma pessoa, gosta de estar junto dela. Seu maior desejo é unir-se cada vez mais com ela. Quem gosta de Deus, que é puro amor, encontrará a sua felicidade completa em viver para sempre em comunhão total com ele e com todos os que o amam.
De fato, no livro dos Atos dos Apóstolos se conta que Jesus, após sua paixão, mostrou aos seus discípulos, com muitas provas, que estava vivo, aparecendo-lhes durante 40 dias. Na última vez, ele se elevou antes os seus olhos, subindo para o céu. A mensagem fundamental deste episódio, como de todo o Novo Testamento, é que Jesus, que viveu entre nós e morreu na cruz, é o Santo, o Filho de Deus, o Salvador do mundo. Ressuscitando Jesus, Deus quis mostrar que o caminho seguido por ele é o verdadeiro caminho da salvação. Ele foi fiel a Deus até o fim; por isso Deus o glorificou, não permitindo que a morte o derrotasse.
As aparições de Jesus aos discípulos depois da ressurreição, são provas de que ele está vivo. Mas não é como alguém que voltou à mesma vida de antes, por exemplo, Lázaro a quem Jesus restituiu a vida, mas que mais tarde morreu. Jesus ressuscitado está vivo com uma vida gloriosa e imortal. A ascensão de Jesus ao céu é uma das manifestações da glória e do triunfo de Jesus, que está acima de todas as criaturas e recebeu de seu Pai todo o poder no céu e na terra.
Os apóstolos o viram subindo ao céu, porque para nós o céu é um símbolo da grandeza de Deus. Por meio da sua ascensão Jesus lhes mostrou mais uma vez que ele é o Senhor do universo. Isto não quer dizer que ele foi para um lugar lá no alto, onde Deus reside. Deus é espírito: não está em nenhum lugar especial do universo, mas envolve toda a criação com o seu amor e poder. Ir para o céu significa começar uma vida nova, de paz e alegria, na presença amiga de Deus.
Mas não foi no dia da sua ascensão que Jesus entrou no céu. Desde o momento da sua ressurreição e mesmo desde o momento da sua morte, ele já foi glorificado por seu Pai: já começou a viver a vida nova, recebendo o prêmio do seu amor e fidelidade. Por isso, ele, ao morrer na cruz, pôde dizer ao ladrão arrependido: Hoje mesmo estarás comigo no paraíso. O período de 40 dias entre a ressurreição e a ascensão de Jesus tem, porém, um sentido especial. É o tempo em que ele aparece aos discípulos para provar que está vivo. que venceu a morte. Foi com base nesta experiência de Jesus ressuscitado que eles começaram a testemunhar que Jesus é o Filho de Deus e o Salvador do mundo. Depois da ascensão ele já não aparece do mesmo modo. Está presente entre nós por meio da Palavra do Evangelho, anunciada na Igreja, e, por meio do seu Espírito Santo que atua nos nossos corações. Mas não é mais visível, como antes, até o dia em que voltará na sua glória para julgar toda a humanidade.

Ascensão significa que o período das conversações familiares com o Cristo cessou. Jesus está sentado a direita de Deus e não voltará até a parusia.

Ascensão acontece no mesmo dia da ressurreição:
Lucas 24, 46-53. Marcos 16, 15-20. Mateus 28,16-20.

Atos 1, 1-11 entra na primeira leitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário