Neste primeiro domingo do Advento
inicia-se o novo ano litúrgico (A), que terá nas leituras dominicais do Tempo
Comum o evangelho de Mateus. No encerramento do ano litúrgico, são lidos textos
escatológicos, com a exortação à vigilância. Ao iniciar-se um novo ano, é
retomado este tema escatológico, selecionando-se o anúncio da parusia, a vinda
do Filho do Homem, também com a exortação à vigilância. O Advento é um tempo de
encontro com Jesus. A memória de seu nascimento aponta para a realidade de sua
presença eterna entre nós.
Advento quer dizer: Vinda,
chegada do filho de Deus no meio dos homens.
Compõe-se de quatro
semanas.
Início: quatro domingos antes
do Natal.
Término: 24 de dezembro à
tarde.
A cor usada é a Roxa: que significa tempo de penitência.
Espiritualidade:
Esperança
e purificação da vida.
Ensinamento: Anúncio da vinda do
Messias. (Como o povo pensava que seria o Messias?)
O ADVENTO NOS CONVIDA PARA:
· VIVERMOS EM CONSTANTE VIGILÂNCIA PARA UMA
CONVERSÃO PERMANENTE;
Não é um tempo de festas, mas de alegria
moderada e preparação para receber Jesus. Neste período nos preparamos para
reviver o nascimento de Jesus e refletir sobre sua vinda final.
· Percebermos a iniciativa do
próprio Deus, que vem ao nosso encontro para nos confiar a missão de
construirmos um mundo melhor, de formarmos homens e mulheres novos, conforme o
coração de Deus;
· Assumirmos o compromisso de
construir a paz em nossas famílias e comunidades, trabalhando por mais justiça
e fraternidade, lutando contra a violência, a exploração do pobre e as
desigualdades;
· Comprometermos com a comunidade,
fazendo desta um espaço de vivência da fé, mas, também, engajados e organizados
para a solução dos problemas mais cruciais: fome, aids, drogas, abandono,
doenças...
Três figuras bíblicas, características
do advento, emergem neste tempo litúrgico: o profeta Isaías, João Batista e
Maria. Isaías foi escolhido porque
manifesta a grande esperança que confortou o povo eleito durante os séculos
duros e decisivos de sua história. Isto vale para todas as pessoas em todos os
tempos. João Batista, precursor do
Messias, tem a missão de preparar os caminhos do Senhor (Is 40,3; Lc 3,4) e de
apontar Cristo já presente no meio de seu povo (Jo 1, 29-34). Em Maria, se manifesta o mistério da presença
do Senhor. Diante da proposta de Deus, Ela responde prontamente com um Sim
cheio de generosidade. “Eis aqui a serva
do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra”.
Ano A -
O dia e a hora - Mt
24,37-44 – Is
2,1-5 e Rm 13,11-14a - Salmo 122 (121)
Ano A - A
mensagem de João Batista
- Mt 3,1-12 - Is 11,1-10 e Rm 15,4-9 - Salmo 72 (71)
Ano A -
Os mensageiros de João Batista - Mt 11,2-11
- Is 35,1-6a.10 e
Tg 5,7-10 - Salmo 146(145)
Ano A -
O nascimento de Jesus Cristo - Mt 1,18-24
- Is 7,10-14 e Rm
1,1-7 - Salmo 24 (23)
É o ponto de
partida e o ponto de chegada do Ano Litúrgico
A recapitulação da vida de
Jesus, com as leituras seqüenciais dos evangelhos ao longo do ano litúrgico,
ajuda-nos, cada vez mais, a reconhecer hoje a sua presença no mundo, na
comunidade e entre os pobres e excluídos. Jesus, Filho do Homem, é o Jesus
Filho de Deus, Pai e Mãe, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré e
que, depois do batismo de João, envolveu-se no ministério da libertação dos
oprimidos, comunicando sua vida divina e eterna a todos que nele crêem e a
todos que amam, respeitam e promovem a vida. Estar vigilantes, despertos do
sono (segunda leitura), é estar atentos e zelosos pela promoção da vida onde
ela é ameaçada, fiéis à vontade do Pai que quer vida plena para todos. O
Jesus humano não é um rei poderoso e guerreiro violento da estirpe
davídica. Ele é o homem manso e humilde de coração, que inaugura um mundo
novo, no qual se deve "fundir suas espadas, para fazer bicos de arado,
fundir as lanças, para delas fazer foices" (primeira leitura).
Símbolos do Advento:
O povo cristão costuma manifestar em
símbolos e gestos a sua grande esperança. Esses símbolos nos ajudam a reviver
os acontecimentos da história da salvação:
· A coroa do Advento
· As velas
*Mt 24,36 (Jesus
recebeu do Pai o conhecimento de tudo o que interessava a sua missão, mas podia
ignorar certos pontos do plano divino).
Nenhum comentário:
Postar um comentário