sábado, 3 de janeiro de 2009

ADVENTO ANO A


Neste primeiro domingo do Advento inicia-se o novo ano litúrgico (A), que terá nas leituras dominicais do Tempo Comum o evangelho de Mateus. No encerramento do ano litúrgico, são lidos textos escatológicos, com a exortação à vigilância. Ao iniciar-se um novo ano, é retomado este tema escatológico, selecionando-se o anúncio da parusia, a vinda do Filho do Homem, também com a exortação à vigilância. O Advento é um tempo de encontro com Jesus. A memória de seu nascimento aponta para a realidade de sua presença eterna entre nós.

Advento quer dizer: Vinda, chegada do filho de Deus no meio dos homens.
Compõe-se de quatro semanas.
Início: quatro domingos antes do Natal.
Término:  24 de dezembro à tarde.
A cor usada é a  Roxa: que significa tempo de penitência.
Espiritualidade:  Esperança e purificação da vida.
Ensinamento:  Anúncio da vinda do Messias. (Como o povo pensava que seria o Messias?)

O ADVENTO NOS CONVIDA PARA:
· VIVERMOS EM CONSTANTE VIGILÂNCIA PARA UMA CONVERSÃO PERMANENTE;
 Não é um tempo de festas, mas de alegria moderada e preparação para receber Jesus. Neste período nos preparamos para reviver o nascimento de Jesus e refletir sobre sua vinda final.
· Percebermos a iniciativa do próprio Deus, que vem ao nosso encontro para nos confiar a missão de construirmos um mundo melhor, de formarmos homens e mulheres novos, conforme o coração de Deus;
· Assumirmos o compromisso de construir a paz em nossas famílias e comunidades, trabalhando por mais justiça e fraternidade, lutando contra a violência, a exploração do pobre e as desigualdades;
· Comprometermos com a comunidade, fazendo desta um espaço de vivência da fé, mas, também, engajados e organizados para a solução dos problemas mais cruciais: fome, aids, drogas, abandono, doenças...

Três figuras bíblicas, características do advento, emergem neste tempo litúrgico: o profeta Isaías, João Batista e Maria. Isaías foi escolhido porque manifesta a grande esperança que confortou o povo eleito durante os séculos duros e decisivos de sua história. Isto vale para todas as pessoas em todos os tempos. João Batista, precursor do Messias, tem a missão de preparar os caminhos do Senhor (Is 40,3; Lc 3,4) e de apontar Cristo já presente no meio de seu povo (Jo 1, 29-34). Em Maria, se manifesta o mistério da presença do Senhor. Diante da proposta de Deus, Ela responde prontamente com um Sim cheio de generosidade. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a vossa palavra”.

Ano A - O dia e a hora - Mt 24,37-44 – Is 2,1-5 e Rm 13,11-14a - Salmo 122 (121)
Ano A - A mensagem de João Batista - Mt 3,1-12 - Is 11,1-10 e Rm 15,4-9 - Salmo 72 (71)
Ano A - Os mensageiros de João Batista - Mt 11,2-11 - Is 35,1-6a.10 e Tg 5,7-10 - Salmo 146(145)
Ano A - O nascimento de Jesus Cristo - Mt 1,18-24 - Is 7,10-14 e Rm 1,1-7 - Salmo 24 (23)
É o ponto de partida e o ponto de chegada do Ano Litúrgico

A recapitulação da vida de Jesus, com as leituras seqüenciais dos evangelhos ao longo do ano litúrgico, ajuda-nos, cada vez mais, a reconhecer hoje a sua presença no mundo, na comunidade e entre os pobres e excluídos. Jesus, Filho do Homem, é o Jesus Filho de Deus, Pai e Mãe, nascido de Maria, que viveu com seus pais em Nazaré e que, depois do batismo de João, envolveu-se no ministério da libertação dos oprimidos, comunicando sua vida divina e eterna a todos que nele crêem e a todos que amam, respeitam e promovem a vida. Estar vigilantes, despertos do sono (segunda leitura), é estar atentos e zelosos pela promoção da vida onde ela é ameaçada, fiéis à vontade do Pai que quer vida plena para todos. O Jesus humano não é um rei poderoso e guerreiro violento da estirpe davídica. Ele é o homem manso e humilde de coração, que inaugura um mundo novo, no qual se deve "fundir suas espadas, para fazer bicos de arado, fundir as lanças, para delas fazer foices" (primeira leitura).

Símbolos do Advento:
O povo cristão costuma manifestar em símbolos e gestos a sua grande esperança. Esses símbolos nos ajudam a reviver os acontecimentos da história da salvação:
· A coroa do Advento
· As velas

*Mt 24,36 (Jesus recebeu do Pai o conhecimento de tudo o que interessava a sua missão, mas podia ignorar certos pontos do plano divino).

Nenhum comentário:

Postar um comentário