quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

As Virtudes Teologais

As Virtudes Teologais, ou divina, são virtudes que nos fazem agir bem em relação a Deus. Recebemos diretamente de Deus no Batismo e em maior abundância, com a Crisma. Devemos, porém, desenvolvê-las.

VIRTUDE DA FÉ
Essa virtude teologal que nos leva a crer na palavra de Deus, no que o Verbo revelou e a Igreja ensina.
            Deus se revelou no A.T. pelos profetas. Mas principalmente, Deus se revelou por seu Filho, Jesus. Por isso devemos ouvir a palavra de Jesus Cristo, que é o Evangelho.
            Foi a Igreja Católica que recebeu de Deus a autoridade para nos ensinar tudo aquilo que Deus nos revelou. "Quem vos ouve, a mim ouve; e quem vos rejeita, a mim rejeita; e quem me rejeita, rejeita aquele que me enviou". (Lc 10,16) "Àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos" (Jo 20,23).
            Devemos obedecer à Igreja, seguir seus mandamentos, suas regras de vida e acreditar em tudo o que ela nos manda crer.
Pecados contra a Fé
            Ex: Quem raramente ou nunca vai a Missa; quem não estuda o Catecismo; quem lê livros que ensinam coisas erradas sobre Deus e sua Igreja; quem admite dúvidas contra aquilo que aprendemos da Igreja Católica:
            Hoje é comum ouvir: eu sou católico, mas não acredito nesse ponto ou naquele. Há muitos que não acreditam no inferno ou no demônio. Outros não acreditam na Presença Real de Jesus na Hóstia Consagrada. O pecado mais grave contra Fé comete quem a renega, abandonando a Igreja Católica passando para falsas religiões.
A Fé sendo um conhecimento obscuro de Deus nos faz conhecer com um véu impedindo a visão total. No céu, a visão será face a face, não haverá mais véu. A visão substitui a Fé.

VIRTUDE DA ESPERANÇA
É a certeza que temos da ajuda de Deus para possuí-lo, nesta vida; e no céu.
            É difícil mantermos longe do pecado. Por isso, poderia surgir em nós uma dúvida sobre nossas possibilidades de alcançar o céu. Se essa dúvida fosse muito forte, nós desanimaríamos no combate contra nossos pecados. É por isso que Deus nos dá a virtude da Esperança. Com ela sabemos que Deus nunca deixará de nos ajudar e por isso estaremos sempre prontos para lutar contra as tentações e contra nossos pecados. Estaremos sempre prontos a pedir perdão no confessionário, pois temos certeza que Deus nos perdoará e nos trará novas forças para não mais pecar.

Pecados contra a Esperança
             A Presunção - pessoas que levam uma vida longe de Deus, sem corrigir seus pecados, sem confissão e comunhão, e acham que, apesar disso, Deus lhes dará a salvação.
            O Desespero - Consiste em achar que nunca poderemos alcançar a vida eterna, ou que Deus nunca nos perdoará dos nossos pecados.

VIRTUDE DA CARIDADE
Consiste em amar a Deus, a nós mesmos e amar o próximo, trabalhando para a nossa salvação. Vida de oração, freqüência dos Sacramentos nos ajudam a praticar essa virtude.

A ordem no amor:
            1º lugar: Deus, acima de tudo;
            2º lugar, nós mesmos. Sim, antes de nos perguntar pelo que fizemos dos outros ou com os outros, Deus nos perguntará pelo que fizemos dos dons que Ele nos deu, o que fizemos de nós mesmos.
Antes de sermos responsáveis pelos outros, cada um é responsável pela própria alma - e é nesse sentido que o amor a si mesmo vem antes do amor do próximo.
            3º lugar, vem o amor ao próximo. Este deve ser amado por amor a Deus. Amar ao próximo, acima de nacionalidade, posição social, cor da pele, etc.

Pecados contra a Caridade
Todos os pecados mortais - pois eles são ofensas a Deus que ferem seu amor por nós.
Preguiça espiritual - Desânimo na Oração, Distração Na Missa, Fraqueza nas Mortificações, etc...

Ódio contra Deus –é a fuga e o abandono de Deus.


Nenhum comentário:

Postar um comentário