quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Por que se visitam sete Igrejas na Quinta-feira Santa?

 Fonte: Ariel Álvarez Valdés - Editora Santuário


Em memória daqueles sete interrogatórios e apresentações de Jesus diante das autoridades da época, os cristãos, segundo uma tradição antiga, quiseram recordar a solidão do Mestre, precisamente na noite de Quinta-feira, na qual foi submetido a todos estes ultrajes. E para acompanhá-lo e segui-lo neste trajeto que terminou levando-o à morte, peregrinam, visitando 7 Igrejas para evocar os sete tribunais pelos quais passou o Senhor.
O Evangelho conta também que um dos apóstolos de Jesus, Pedro, seguia-o à distancia, com receio de ser reconhecido como partidário de Jesus e por este motivo ser preso. Por isso a adoração nas Igrejas se faz à distancia, sem que nos seja permitido achegar-nos ao Sacrário, para que sintamos o sofrimento da distancia em que tantas vezes nos colocamos quando temos medo de comprometer-nos com seus ensinamentos.
Daí a simplicidade com que nesta noite se apresenta o Sacrário, uma vez que aqueles tribunais perante os quais arrastaram Jesus não foram lugares de honra, senão de humilhação e vergonha.
Oxalá, todos os cristãos, que nesta noite seguem de longe o Senhor durante sua paixão, possam segui-lo de perto em sua doutrina durante todo o ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário