quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Arca de Noé

Fonte: Ariel Álvarez Valdés - Editora Santuário



A ARCA DE NOÉ
As medidas da Arca são medidas de um transatlântico moderno, nunca conseguido pela eng. Naval até o século XIX. E o relato está localizado na pré história, quando ainda não se conhecia o uso dos metais. Como se podia fazer um navio tão grande sem instrumentos metálicos? Precisaria ainda da ajuda de centenas de pessoas. Quanto aos animais seria impossível colocar um casal de cada espécie na arca e ainda percorrer o continente em busca deles. Sem contar na comida que teriam que levar para os animais.
Existem também pinturas primitivas como as de Catal Hiiuk, na Turquia, que datam de 7.000 a.C., que não poderiam estar conservadas com o dilúvio.
E as plantas como se salvariam das águas? E os peixes? Como não morreram ao se misturarem as águas doces com as salgadas?
Somente uma cadeia de milagres tornaria possível esses fatos. Improvável, porque na Bíblia os milagres servem para aumentar a fé das pessoas, não para exterminá-las.
Este monte de objeções dá-nos a resposta ao problema. Nunca existiu dilúvio universal. Não se pode negar a existência de algum dilúvio ou de uma inundação antiga, mas nunca poderia ser universal a ponto de destruir todo tipo de vida, como descreve a Bíblia.
O autor encontrou na tradição a lembrança desta história e a tradição deixa-lhe a responsabilidade que seja certa. Ele só pretende apropriar-se dela porque era um precioso material apto para transmitir um ensinamento religioso.
Que mensagem nos deixa o episódio do Dilúvio universal? Em primeiro lugar, mostra como ele acontece por culpa dos pecados dos homens. Eles se acumulam em toda a Terra a tal ponto que a corrompem, a pervertem e provocam a catástrofe. E assim se volta ao caos anterior à Criação. Toda a ordem que Deus havia estabelecido ao criar o mundo pode ver-se destruída e voltada à estaca zero por causa da irresponsabilidade dos homens. A mensagem é claríssima. Deus dá uma ordem. Se o homem desobedece, se autodestrói. Se obedece, como faz Noé, se salva.
No mais é Deus que indica as medidas da arca, o material que se deve empregar e até o modo de construí-la. Ou seja, aquele que constrói sua vida com as medidas de Deus sempre sobreviverá a qualquer tempestade. Aquele que deixa de ouvir sua voz afogar-se-á.



Nenhum comentário:

Postar um comentário