Os meses se passaram, e Lili e sua sogra viviam discutindo e brigando cada vez mais. Já não suportando a situação, Lili decidiu aconselhar-se com uma amiga. Esta, muito sábia, depois de ouvi-la, deu-lhe um pacote de ervas, dizendo-lhe:
- Estas ervas irão envenenar lentamente a sua sogra. Você não poderá usá-las de uma só vez, porque isso causaria desconfianças. A cada dois dias, ponha um pouco das ervas na comida dela. Para ter certeza de que ninguém suspeitará de você quando ela morrer, procure ter muito cuidado e agir de forma muito amigável. Seja bastante simpática com sua sogra e trate-a muito bem.
Lili ficou muito contente. Agradeceu a sua amiga e voltou apressada para a casa para pôr em prática o projeto de assassinar a sogra.
Semanas se passaram, e a cada dois dias Lee servia para a sogra a comida "especialmente tratada”. Ela sempre se lembrava de que a amiga havia recomendado que evitasse atrair suspeitas; assim, procurou controlar o seu temperamento, obedecendo a sogra e tratando-a como se fosse sua própria mãe.
Depois de seis meses, o seu relacionamento com sua sogra, estava totalmente diferente. Lili, agora com seu temperamento controlado, quase nunca se aborrecia.
Naqueles seis meses, não tivera nenhuma discussão com a sogra. Esta lhe parecia uma pessoa mais simpática, com quem era fácil conviver.
As atitudes da sogra também mudaram, e elas passaram a se tratar como mãe e filha.
Um dia Lili foi novamente procurar a sua amiga para pedir-lhe ajuda e disse:
- Por favor, ajude-me a evitar que o veneno mate minha sogra! Ela se transformou numa mulher agradável, e eu a amo como se fosse minha mãe. Não quero que ela morra por causa do veneno que eu lhe dei.
A amiga, sorrindo, respondeu-lhe:
- Não se preocupe. As ervas que eu lhe dei nada mais eram que vitaminas...Naquele momento Lili compreendeu: fora à mudança da sua atitude que havia transformado o seu relacionamento com a sogra.
Ser simpático é um jeito de ser e de sentir a vida.
Uma pessoa pode ser simpática por tendência natural ou por ter aprendido a ser simpática. Podemos dizer que alguém já nasce simpático quando esta característica faz parte do seu temperamento e não precisa despender esforço algum para desenvolver tal comportamento. Entretanto há aquelas pessoas que, embora sem a tendência à simpatia, aprenderam a desenvolver essa característica no meio em que estão inseridas, pois, através da convivência com as pessoas, acabam por absorver seus comportamentos.
Outro aspecto a ser considerado é o caso de um simpático nato que, sendo criado num ambiente repressor, tem essa característica abafada. Nesse caso a simpatia embora latente, pode não se manifestar. O contrário também pode acontecer, quando a pessoa não nasceu com essa característica, mas aprendeu a desenvolvê-la no ambiente em que viveu.
A pessoa simpática exerce uma espécie de fascínio em torno de si, possui uma inclinação natural para atrair as pessoas ao seu redor.
A simpatia quebra barreiras e inspira confiança entre as pessoas.
Ser simpático é um jeito de ser e de sentir a vida. É adoçar a vida das pessoas com palavras e gestos capazes de torná-las mais felizes.
Ser simpático é ser confortável como um sapato velho.
A pessoa simpática possui algumas características que lhe são bem peculiares, tais como:
• Na maioria das vezes estão sempre de bom humor.
• Não se apegam a idéias sombrias
• Tem pensamentos positivos, estimulando as pessoas com palavras de incentivo. O conteúdo da sua conversa é agradável, leve, descontraído
• Tem facilidade de se adaptar a diferentes ambientes.
• Ser agradável faz parte da sua natureza e se por algum motivo, agride, ofende ou desagrada o outro, sente-se desconfortável após o ocorrido, pois isso significa ter agredido a sua própria natureza..
A simpatia pode ser observada de várias maneiras. A mais simples é através da fala, fisionomia e gestos e dependendo de como a pessoa usa esses recursos transmitirá para o outro a impressão de ser simpático ou não.
Há pessoas que devido a um temperamento mais introvertido, não conseguem usar esses recursos para expressar sua simpatia, o que às vezes causam a impressão de serem antipáticas. Entretanto com um tempo maior de convivência acabam demonstrando serem agradáveis.
Por que a simpatia atrai as pessoas?
Toda pessoa possui necessidades afetivas e vivem em busca de suprir tais carências. Da mesma forma que o corpo humano necessita de alimento para manter-se em equilíbrio, o nosso ego também precisa de afeto como alimento para manter-se equilibrado. Podemos até dizer que a maior fome do mundo, não é a fome orgânica, mas a fome de atenção, de carinho, de respeito, enfim de afeto. Por isso a pessoa simpática torna-se uma espécie de remédio para o outro, dando-lhe por um momento o afeto que lhe falta.
Assim podemos concluir que a pessoa simpática, por ser agradável, acaba naturalmente preenchendo de alguma forma a necessidade de afeto dos outros que ao se aproximarem dela, sentem-se atraídos e compensados em sua afetividade.
Responda o questionário abaixo e descubra se você é uma pessoa agradável:
Responda SIM ou NÃO as questões abaixo:
1. Ao acordar pela manhã, você: encontra-se de bom humor?
a) Sempre
b) Na maioria das vezes
c) Só de vez em quando
d) Nunca
2. Ao entrar num elevador e se deparar com uma pessoa desconhecida você a cumprimenta?
a) Sempre
b) Na maioria das vezes
c) Só de vez em quando
d) Nunca
3. Se alguém lhe telefona tarde da noite para falar de um assunto de pouca importância, você:
a) Atende cordialmente, sem nenhuma restrição
b) Atende cordialmente, mas embora não fale, sente que é um abuso
c) Atende, porém diz que o assunto poderia ser tratado em uma outra hora
d) Não atende ou atende e deixa bem claro que não gostou de ser incomodado àquela hora
4. Numa festa em família alguém lhe dá uma notícia que você já sabe, você:
a) Permanece calado permitindo que a pessoa conclua o assunto sem dizer que já sabia
b) Espera a pessoa terminar de falar para dizer que já sabia
c) Durante o discurso da pessoa, vai interrompendo-a completando com aquilo que já sabia
d) Interrompe a pessoa, deixando claro que não precisa perder tempo em lhe falar, porque já sabe do que se trata
5. Se chega um novo morador na sua rua, você:
a) O Procura apresentando-se e oferecendo seus préstimos
b) No momento em que o vê cumprimenta-o e diz que está as ordens para o que ele precisar
c) Espera que ele venha até você tome a iniciativa de apresentar-se
d) Evita o quanto pode de encontrá-lo, pois você não tem tempo para perder
6. O metrô atrasou. Todo mundo reclama. E você?
a) Diverte-se com a falta de paciência dos outros
b) Não reclama e procura ocupar o tempo com alguma coisa
c) Comenta com a pessoa ao lado da falta de organização do serviço
d) Reclama junto com todo mundo
7. Quando você se irrita fica também mal educado?
a) Nunca
b) Poucas vezes
c) Muitas vezes
d) Sempre
Pontuação:
Para cada resposta A conte 3 pontos
Para cada resposta B conte 2 pontos
Para cada resposta C conte 1 ponto
Para cada resposta D conte 0 pontos
Some seus pontos e confira o resultado.
Resultado
0 a 5 pontos – Você é uma pessoa que não se importa em ser simpática, vive a vida a sua maneira, independente do que os outros pensam ou esperam de você. Cuidado! Você poderá acabar solitária, procure mudar seu jeito de se relacionar com as pessoas.
6 a 10 pontos - Você é uma pessoa que não se preocupa muito em agradar aos outros. Se alguém precisa de sua ajuda, você não nega, porém não faz parte da sua natureza oferecer seus serviços sem ser solicitado. Procure estar mais atento as necessidades das pessoas que o rodeiam e você sentirá que seu círculo de amizades se ampliará.
11 a 15 pontos - Você pode se considerar uma pessoa agradável. Na maioria das vezes colabora para o bem estar das pessoas a sua volta, porém precisa estar atenta às ocasiões em que as pessoas não são como você espera, pois nessa hora você pode perder a simpatia.
16 a 21 pontos - Você é uma pessoa muito agradável. Faz parte de sua natureza ser simpática. Por isso é comum as pessoas se aproximarem de você e se sentirem bem em sua companhia.
Seja agradável: Esbanje simpatia!.
Ser simpático é possível a todos, principalmente quando se deseja ser e se tem consciência dos benefícios que a simpatia traz para os nossos relacionamentos.
Como ser agradável:
• Chame as pessoas pelo nome.
• Sorria sempre que puder
• Não perca a oportunidade de fazer um elogio
• Ofereça-se para ajudar sempre que possível
• Seja para o outro confortável como um sapato velho, fazendo a pessoa se sentir à vontade.
• Procure conversar sobre assuntos agradáveis.