domingo, 23 de novembro de 2014

CRISTO REI


            Chegamos ao final de mais um ano litúrgico. O ano litúrgico começa com o primeiro domingo do advento, quando entramos em atitude de espera alegre do Senhor que vem no Natal, e termina com a festa de Cristo Rei, no final de novembro.
            A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do universo.
            O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

À ESPERA DO REI
            Durante muitos séculos, o povo de Deus esperou a vinda do Salvador. Os profetas falavam em nome de Deus e anunciavam que viria o Salvador para inaugurar uma nova fase na história da humanidade. Os profetas mantiveram viva a espera do Salvador através dos anos. Muitos, porém esperavam um libertador que fosse grande guerreiro e fundasse um reino de domínio, poder e força. Mas este rei nasce como uma criança, num lugar pobre, numa cidadezinha do interior, lugar sem importância, no meio do povo oprimido. Os primeiros, a saber, deste nascimento não são os poderosos, mas os pastores, simples, generosos e disponíveis.

            _ O REINO PROPOSTO POR JESUS era bem diferente daquilo que os judeus conheciam. Era um reino de justiça e de paz. Jesus veio para ensinar a todos como viver o Reino:
            Ele ajudou os necessitados, curou doentes, acolheu os pecadores e ensinou a eles com palavras e atos, que era preciso se arrepender dos pecados e mudar de vida, pois só assim eles poderiam viver o Reino. Ensinou a eles também que Deus Pai é muito bom e perdoa todos que estiverem arrependidos. E que há muita alegria no céu quando um pecador se arrepende. Lc 15,7

            _ A Palavra de Deus é comparada com uma semente: ela tem em si a vida, mas ela precisa de terra boa, cuidados para crescer, desenvolver e dar frutos.
            _ A Mensagem de Deus é uma semente que Deus jogou no chão da nossa mente, do nosso coração. Muitos recebem a semente do Reino de Deus, más será que em todos ela cresce e dá frutos? O que é crescer e dar frutos?
           
            São Francisco nos deixou uma oração que nos ensina como é viver o Reino de Deus:
            Senhor! Fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio que eu leve o amor. Onde houver ofensa que eu leve o perdão. Onde houver discórdia que eu leve a união. Onde houver dúvida que eu leve a fé. Onde houver erro que eu leve a verdade. Onde houver desespero que eu leve a esperança. Onde houver tristeza que eu leve a alegria. Onde houver trevas que eu leve a luz. Ó Mestre! Fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para vida eterna.

            _ Para que Jesus reine em nossa vida, devemos em primeiro lugar conhecê-lo: A leitura e reflexão do Evangelho, a oração pessoal e os sacramentos são os meios para conhecê-lo e as graças recebidas vão abrindo os nossos corações a seu amor.

            _ Os judeus rejeitaram Jesus como seu Rei e o crucificaram:
Ler Lc 23,35-43.  Este é o momento supremo da revelação de Deus: através de ironias, os próprios judeus e o povo admitiram que “Jesus é o Rei dos Judeus”: Escreveram na tabuleta, tem coroa na cabeça, manto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário