domingo, 30 de novembro de 2014


Nas ondas da praia
Nas ondas do mar
Quero ser feliz
Quero me afogar.
Manuel Bandeira

sábado, 29 de novembro de 2014

O homem tem duas faces. Não pode amar ninguém, se não amar a si próprio. 
Albert Camus

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Renda-se, como eu me rendi. 
Mergulhe no que você não conhece como eu mergulhei. 
Não se preocupe em entender, 
viver ultrapassa qualquer entendimento. 
Clarice Lispector

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

TODO DIA É DIA DO SENHOR


Dentro do estudo das Cartas de Pedro, trabalhamos aqui o tema: os frutos da vida cristã. Neste mês em que celebramos Finados e Todos os Santos, achamos oportuno tratar de um assunto não diretamente ligado a essas duas celebrações, mas que tem com elas uma certa afinidade: o Dia do Senhor.


Geralmente há um certo temor, quando lemos algo sobre o Dia do Senhor na Bíblia. Por que será? A Segunda Carta de Pedro também o aborda por meio de imagens semelhantes às que encontramos em outros textos. Podemos conferir como a Bíblia descreve a sua chegada e o que há por detrás dessa linguagem. E no contexto cultural e religioso de 2Pd, que sentido ela tem?

Na Bíblia, a chegada do Dia do Senhor é descrita com imagens que assustam: como um ladrão que chega de improviso, como um grande estrondo que vai explodir o céu e a terra, como um fogo que vai devorar tudo (2Pd 3,12-13). Essas imagens já deram margem a muitas interpretações sobre o fim do mundo, o juízo final e o Dia da manifestação do Senhor. Esta linguagem sempre aparece num contexto de conflito e perseguição. Mas, na verdade, ninguém sabe como vai ser. Tais textos tampouco pretendem dar uma descrição de do juízo final. Qual é, então, o objetivo do autor bíblico com esses textos?

O que ele quer fazer é chamar a nossa atenção para o tempo presente. Como nós estamos vivendo a nossa vida cristã? Estamos levando a vida na honestidade, na santidade, na justiça, no respeito, na igualdade, na oração, na fraternidade? Se vivermos assim, criamos já aqui neste mundo um novo céu e uma nova terra, e estaremos preparando bem a chegada do Dia do Senhor. Esse dia não será um dia de medo, de espanto, mas de alegria, de encontro pleno e definitivo com Deus... 

O autor de 2Pd mostra uma preocupação em prevenir os cristãos diante das ameaças que podem constituir aqueles que saíram da comunidade, porque negam a segunda vinda de Jesus. Afirmam que não há nada a esperar para o futuro, pois o mundo é o mesmo desde a sua criação (2Pd 3,3-4). Há uma insistência com os cristãos para manterem firmes a fé que receberam dos apóstolos, mesmo que a vinda do Senhor esteja demorando. O fundamento, pois, da esperança na segunda vinda de Jesus está na palavra profética e na glória do Senhor Jesus, cujo testemunho foi recebido de Deus na transfiguração e transmitido pelos apóstolos. 

Os cristãos daquele tempo e nós, hoje, somos convidados à perseverança ativa no bem e a sermos coerentes com a espera da parusia (2ª vinda de Jesus), que, segundo a tradição, chegará de improviso como um ladrão, mas para aqueles que se prepararam é motivo de alegria e confiança ativa.

Nós cristãos, por iniciativa gratuita de Deus, participamos da sua mesma natureza (2Pd 1,4) e devemos progredir na consciência autêntica de uma fé que chega à prática da caridade (2Pd 1,5.7), vivendo com piedade e integridade, preparando-nos para o Dia do Senhor, com um estilo de vida fundado na fé e comprovado pela caridade fraterna que tem sua expressão concreta na justiça, no reconhecimento da dignidade e do direito do próximo. Só então haverá um novo céu e uma nova terra, porque nela habitará a justiça e não porque esta vai ser destruída pelo fogo.

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

"Nunca a fortuna põe um homem em tal 
altura que não precise de um amigo." 
Sêneca

terça-feira, 25 de novembro de 2014

NOME DE DEUS:


Hebraico: YAHWEH = EU SOU AQUELE QUE SOU, OU SEJA: EU EXISTO, EU ESTOU PRESENTE. 
Também chamavam a Deus de: EDONAY = Senhor; 
ELOHIM = Deus forte e poderoso; 
SHADDAY = Deus da montanha; 

EMMANUEL = Deus conosco. 

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

OS PRINCIPAIS TÍTULOS DE JESUS

JESUS palavra hebraica e significa Deus Salva ou SALVADOR.
CRISTO vem da tradução grega do termo hebraico MESSIAS que quer dizer UNGIDO.  Deus o ungiu com o Espírito Santo e com poder.
FILHO DE DEUS significa a relação única e eterna de Jesus Cristo com Deus seu Pai. Ele é aquele que veio de Deus e está em Deus.
SENHOR O nome que Deus se revelou a Moisés: JAVÉ, mas por medo de usar indevidamente um nome tão sagrado foi traduzido por Senhor. Significa que o poder a honra e a glória devidos ao Deus Pai cabem também a Jesus.



domingo, 23 de novembro de 2014

CRISTO REI


            Chegamos ao final de mais um ano litúrgico. O ano litúrgico começa com o primeiro domingo do advento, quando entramos em atitude de espera alegre do Senhor que vem no Natal, e termina com a festa de Cristo Rei, no final de novembro.
            A Festa de Cristo Rei é uma das festas mais importantes no calendário litúrgico, nela celebramos aquele Cristo que é o Rei do universo.
            O seu Reino é o Reino da verdade e da vida, da santidade e da graça, da justiça, do amor e da paz.

À ESPERA DO REI
            Durante muitos séculos, o povo de Deus esperou a vinda do Salvador. Os profetas falavam em nome de Deus e anunciavam que viria o Salvador para inaugurar uma nova fase na história da humanidade. Os profetas mantiveram viva a espera do Salvador através dos anos. Muitos, porém esperavam um libertador que fosse grande guerreiro e fundasse um reino de domínio, poder e força. Mas este rei nasce como uma criança, num lugar pobre, numa cidadezinha do interior, lugar sem importância, no meio do povo oprimido. Os primeiros, a saber, deste nascimento não são os poderosos, mas os pastores, simples, generosos e disponíveis.

            _ O REINO PROPOSTO POR JESUS era bem diferente daquilo que os judeus conheciam. Era um reino de justiça e de paz. Jesus veio para ensinar a todos como viver o Reino:
            Ele ajudou os necessitados, curou doentes, acolheu os pecadores e ensinou a eles com palavras e atos, que era preciso se arrepender dos pecados e mudar de vida, pois só assim eles poderiam viver o Reino. Ensinou a eles também que Deus Pai é muito bom e perdoa todos que estiverem arrependidos. E que há muita alegria no céu quando um pecador se arrepende. Lc 15,7

            _ A Palavra de Deus é comparada com uma semente: ela tem em si a vida, mas ela precisa de terra boa, cuidados para crescer, desenvolver e dar frutos.
            _ A Mensagem de Deus é uma semente que Deus jogou no chão da nossa mente, do nosso coração. Muitos recebem a semente do Reino de Deus, más será que em todos ela cresce e dá frutos? O que é crescer e dar frutos?
           
            São Francisco nos deixou uma oração que nos ensina como é viver o Reino de Deus:
            Senhor! Fazei-me instrumento de vossa paz! Onde houver ódio que eu leve o amor. Onde houver ofensa que eu leve o perdão. Onde houver discórdia que eu leve a união. Onde houver dúvida que eu leve a fé. Onde houver erro que eu leve a verdade. Onde houver desespero que eu leve a esperança. Onde houver tristeza que eu leve a alegria. Onde houver trevas que eu leve a luz. Ó Mestre! Fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe; é perdoando que se é perdoado e é morrendo que se vive para vida eterna.

            _ Para que Jesus reine em nossa vida, devemos em primeiro lugar conhecê-lo: A leitura e reflexão do Evangelho, a oração pessoal e os sacramentos são os meios para conhecê-lo e as graças recebidas vão abrindo os nossos corações a seu amor.

            _ Os judeus rejeitaram Jesus como seu Rei e o crucificaram:
Ler Lc 23,35-43.  Este é o momento supremo da revelação de Deus: através de ironias, os próprios judeus e o povo admitiram que “Jesus é o Rei dos Judeus”: Escreveram na tabuleta, tem coroa na cabeça, manto...

sábado, 22 de novembro de 2014


Há palavras que nos beijam 
Como se tivessem boca, 
Palavras de amor, de esperança, 
De imenso amor, de esperança louca.
Palavras nuas que beijas 
Quando a noite perde o rosto, 
Palavras que se recusam 
Aos muros do teu desgosto.
De repente coloridas 
Entre palavras sem cor, 
Esperadas, inesperadas 
Como a poesia ou o amor.
(O nome de quem se ama 
Letra a letra revelado 
No mármore distraído, 
No papel abandonado)
Palavras que nos transportam 
Aonde a noite é mais forte, 
Ao silêncio dos amantes 
Abraçados contra a morte.

Alexandre O’Neill

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Se pudéssemos retornar ao 
casulo uterino após tantos anos 
de vitórias e desilusões, 
talvez renasceríamos com outros olhos, 
para sabermos o que realmente 
precisamos valorizar.

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Dinâmica: Pessoas balões.


Material: Um balão cheio e um alfinete. 

Descrição: O coordenador deve explicar aos participantes por que certas pessoas em determinados momentos de sua vida, se parecem com os balões: Alguns estão aparentemente cheios de vida, mas por dentro nada mais têm que ar; Outros parecem ter opinião própria, mas se deixam lavar pela mais suave brisa; Por fim, alguns vivem como se fossem balões cheios, prestes a explodir; vasta que alguém os provoque com alguma ofensa para que (neste momento estoura-se um balão com um alfinete) “estourem”.


Pedir que todos deem sua opinião e falem sobre suas dificuldades em superar críticas e ofensas.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Parabéns

Meu filho
Obrigada por você existir. 
Feliz Aniversário!!!
Deus o abençoe com muita saúde e paz!!!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

domingo, 16 de novembro de 2014

A vida é um grande e completo texto, 
que precisa de muitas vírgulas para ser escrito, 
ainda que essas vírgulas assumam em alguns momentos formatos de lágrimas.
 Augusto Cury

sábado, 15 de novembro de 2014

Maria acompanha nosso peregrinar

Por isso devemos olhar de uma maneira especial a nossa Mãe: Maria é a Lua que reflete os raios do Sol de Justiça e nos mostra o caminho de nosso peregrinar. O Papa João Paulo II ensinava que Maria nos educa « conseguindo-nos abundantes dons do Espírito Santo e oferecendo-nos, ao mesmo tempo, o exemplo daquela “peregrinação de fé”, na qual é mestra incomparável»

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Traição


Você já se sentiu traído?
O meu parceiro me traiu.
Estou com muita raiva dele.

Depois de cinco anos de relacionamento, o telefone toca e alguém do outro lado da linha diz para a mulher:
- Estou ligando para lhe falar de algo não muito agradável. Já que seu marido não tem a coragem de lhe dizer, resolvi ligar. Há dois anos que nos encontramos e estamos tendo um caso, nos amamos e a única coisa que nos impede de ficar juntos é você. Creio que o que o impede de tomar uma decisão é o sentimento de gratidão que ele tem por você, mas isso não é amor. Portanto peço-lhe que converse com ele e ajude-o a tomar uma decisão.
Após desligar o telefone, suas pernas tremiam tanto que era difícil parar em pé. Nesse momento, seus sentimentos misturavam-se entre raiva, tristeza, dúvida...
Esperou o marido chegar para esclarecer a situação e pôde constatar que o fato era verdade. A partir daí, o mundo desabou sobre a sua cabeça.. Passou a desenvolver uma depressão, sua capacidade de concentração diminuiu, não conseguia mais dormir direito. A angústia tomou conta da sua vida...
O que é traição?
Para haver traição, antes é preciso haver compromisso. No momento em que alguém não consegue ser honesto com seus compromissos, não trai o outro, mas a si próprio. Portanto, se você está se sentindo traído, provavelmente é porque se apossou da traição do outro. Para você reverter essa situação, não se culpe e não culpe o outro. Apenas pense que ele é alguém com emoções mal organizadas.

Pense: "Quem trai não trai ao outro, mas a si próprio".
Responda A ou B

Você tem a tendência de sentir-se traído?

1. Você acabou de fazer uma nova amizade e combina de saírem juntos, alguns minutos antes a pessoa desmarca o compromisso. Você?
a) Pensa que não agradou por isso seu amigo desmarcou o compromisso.
b) Embora surpresa pensa que isso pode acontecer com qualquer pessoa.

2. O seu chefe descobre uma falha sua no trabalho. Você acha que?
a) Ele descobriu por conta própria.
b) Alguém foi contar a ele.

3. Se você faz uma viagem e a pessoa que vai dividir o quarto com você resolve mudar de quarto. Você:
a) Acha que o problema é com você.
b) Acha que não tem nada haver com isso.

4. Você é despedida do seu emprego e um amigo assume o seu lugar. Você:
a) Sente que foi desonestidade por parte de seu amigo.
b) Acha que isso não passa de uma coincidência.

5. Você tem uma ideia e comenta com algumas pessoas. Depois de algum tempo percebe que sua ideia está sendo usada por uma outra pessoa. Você:
a) Acha bom que gostaram da sua idéias.
b) Acha que foi desleal terem usado a sua ideia.
6. Você compra o carro de uma pessoa conhecida. E depois de algumas semanas o carro funde o motor. Você:
a) Acha que a pessoa que vendeu o carro agiu de má fé
b) Acha que isso pode acontecer com qualquer um

Pontuação
 

A
B
1
1
0
2
0
1
3
1
0
4
1
0
5
0
1
6
1
0
Some seus pontos e confira o resultado.

Resultado
0 a 3 pontos – Você não se sente traída. Sabe separar a atitude do outro da sua. Não se apossa da deslealdade do outro.
Acima de 3 pontos - Você tem facilidade em sentir-se traído. Se está envolvido na situação em que o outro faltou com a honestidade, você entende que essa deslealdade foi para com você.
Dicas práticas para não se sentir traído:
• Procure detectar quais as emoções que você esta sentindo no momento. Se identificar sentimentos de culpa, raiva, mágoas e ressentimentos, não os alimente, diga: "Eu não quero esses sentimentos para mim, pois são venenos para meu corpo e minha mente e eu não desejo me envenenar".
• Desenvolva sentimentos de compreensão e bondade.
• Cada vez que lembrar da situação repita para si próprio: "Ele não me traiu, traiu a si mesmo e desejo que um dia aprenda a ser honesto consigo mesmo".
• Evite novos relacionamentos amorosos, até conseguir superar a sensação de ter sido traído.


SÓ EXISTE UMA TRAIÇÃO: AQUELA QUE FAZEMOS COM NÓS MESMOS.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Todo tipo de término é um momento de dor ou alívio! Mas será sempre um momento de reflexão! Ao se concluir uma etapa, ou ao interrompê-la de forma inacabada, resta a esperança em se recomeçar!

terça-feira, 11 de novembro de 2014

"Para vencer as desilusões, somente a Sabedoria. E a sabedoria não possui idade! É eterna e tão bela quanto a mais bela jovem, mas para nós mortais, só chega com o passar dos anos!"

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

"O tempo é meu melhor amigo, o que é bom ou ruim, 
só ele faz questão de me dizer." 
Alex Sandro Lopes Luz

domingo, 9 de novembro de 2014

Oração pelas almas.

Oração para o domingo
Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo precioso sangue que vosso Filho derramou no horto, livreis as almas do purgatório e, em especial, as que estão mais esquecidas, conduzindo-as ao descanso eterno para que ali vos louvem e bendigam eternamente. Amém.
Oração para a segunda-feira
Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que pelo precioso sangue que vosso santíssimo Filho derramou na sua flagelação, livreis as almas do purgatório e, em especial, as que estão próximas do Céu, para que comecem a louvar-vos e bendizer-vos eternamente. Amém.
Oração para a terça-feira
Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo precioso sangue que vosso santíssimo Filho derramou na sua coroação de espinhos, livreis as almas do purgatório e, em especial, a que teria de ser a última a sair desse lugar de tormentos, para que desde já comece a louvar-vos e bendizer-vos eternamente no céu. Amém.
Oração para a quarta-feira
Senhor Deus onipotente, suplico-vos que, pelo precioso sangue que vosso santíssimo Filho derramou nas ruas de Jerusalém, quando ia com a cruz às costas, livreis as almas do purgatório e, em especial, as mais ricas em méritos, para que, do excelso trono de glória que as espera, vos louvem e bendigam eternamente. Amém.
Oração para a quinta-feira
Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo santíssimo corpo e preciosíssimo sangue que vosso divino Filho, na noite de sua Paixão, deu em comida e bebida a seus apóstolos e deixou a toda Igreja em sacrifício perpétuo e salutar alimento dos fiéis, livreis as almas do purgatório e, em especial, a mais devota deste mistério de amor, para que, por ele, vos louve com o vosso divino Filho e com o Espírito Santo na eterna glória. Amém.
Oração para a sexta-feira
Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo precioso sangue que vosso santíssimo Filho derramou na cruz, especialmente de seus sacratíssimos pés e mãos, livreis as almas do purgatório e, em particular, aquelas por quem tenho maior obrigação de pedir, para que não estejam sofrendo por minha culpa, nem impedidas de louvar-vos e bendizer-vos eternamente. Amém.
Oração para o sábado

Senhor e Deus onipotente, suplico-vos que, pelo precioso sangue que correu do sagrado lado de vosso santíssimo Filho, em presença e com grande dor de sua Santíssima Mãe, livreis as almas do purgatório e, em especial, a que foi mais devota desta Senhora, para que em breve vos entoe cânticos de louvor pelos séculos dos séculos. Amém.

sábado, 8 de novembro de 2014

Parabéns, mãe!!!


Minha rainha, hoje é o teu dia!
Que Deus te abençoe e atenda cada necessidade do teu coração!
Que todos os seus sonhos se realizem!
Obrigada por ser uma mãe tão presente, tão amiga, tão maravilhosa!
Obrigada Meu Deus, por ter me dado esta mulher como mãe!!!


Te amooooo!!! Feliz aniversário!!!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

As emoções nos levam às ilusões, às falsas expectativas, à distorção da realidade. Desta forma, ficam comprometidos o discernimento e a capacidade de julgamento. Fica faltando a inspiração que nos enche da luz da evolução espiritual.
Conceição Trucom

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

"Cada um tem o seu passado fechado em si, 
tal como um livro que se conhece de cor, 
livro de que os amigos apenas levam o título."
 Virginia Woolf

domingo, 2 de novembro de 2014

INDULGÊNCIAS

Indulgência tem a ver com graça, pecado, perdão, reconciliação e misericórdia. Ser indulgente é ter compaixão, ter misericórdia com alguém que falhou, errou, pecou.

            è Apesar de nossa reconciliação com Deus e a Igreja por meio da confissão sacramental, permanecem os “resíduos do pecado” e que não dependem exclusivamente de Deus. Na verdade, além do perdão de Deus, é preciso realizarmos a reconciliação plena conosco, com a natureza e com os outros. Exemplo: Se alguém rouba 100 reais de outra pessoa, ao pedir perdão, Deus perdoa, sim, mas permanece o “resíduo” do pecado, isto é, é preciso pedir perdão a quem foi lesado e devolver o dinheiro roubado. Quem difama caluniosamente o seu próximo, pode pedir e receber o perdão deste, mas fica obrigado a restaurar a honra da pessoa ofendida.
            A Igreja, como delegada de Deus para comunicar seu perdão, assume sua missão, e estabelece as condições, em casos especiais, para que, com o perdão de Deus, aconteça à eliminação dos resíduos do pecado, ou “penas temporais”.

            Reparamos as penas pelas INDULGÊNCIAS ou no PURGATÓRIO, e sem a reparação das penas não podemos entrar no Céu. São Tomás de Aquino nos ensina que “todos nós morremos com alguma pena e por isso, passamos pelo purgatório”.
            v A Igreja tem o poder de perdoar esta pena através das indulgências.
            v A indulgência é a remissão diante de Deus da pena temporal pelos pecados já perdoados no que se refere à culpa, que o fiel adquire mediante a intervenção da Igreja, a qual, como ministra da redenção, dispensa e aplica com autoridade o tesouro das expiações conquistadas por Cristo e pelos santos.
            v A indulgência é parcial ou plenária, dependendo de se libera somente uma parte ou toda a pena temporal causada pelos pecados.
           
            Ninguém pode oferecer a indulgência que adquire por pessoas que ainda vivem.
            As indulgências parciais ou plenárias podem ser aplicadas aos defuntos como sufrágio.
           
            é A indulgência plenária pode ser adquirida somente uma vez ao dia, com exceção em momento de morte. A indulgência parcial pode ser adquirida muitas vezes durante o dia, a não ser que se expresse o contrário.
           
            Z Para que alguém seja capaz de adquirir as indulgências requer-se que seja batizado, não esteja excomungado, esteja em estado de graça pelo menos no final das obras prescritas e seja súdito do que tem autoridade para concedê-las.
            Z Para que a pessoa, que é capaz de recebê-las, realmente as obtenha, deve ter a intenção, aos menos geral, de recebê-las, bem como a de realizar as obras prescritas, no tempo e do modo determinado pelo teor da concessão.
            Z Para conseguir a indulgência plenária é necessário realizar a obra aplicada com indulgência e cumprir três condições: confissão sacramental, comunhão eucarística e oração pelas intenções do Sumo Pontífice.
            Z Requer-se, além disso, que se elimine qualquer afeto ao pecado, ainda que seja venial.

            As três condições mencionadas (confissão, comunhão e oração) podem cumprir-se muitos dias antes ou depois de realizadas a obra prescrita; não obstante, convém que a comunhão e a oração pelas intenções do Sumo Pontífice, sejam feitas no mesmo dia em que se realiza a obra.
            A condição da oração pelas intenções do Sumo Pontífice se cumpre plenamente recitando um Pai-nosso e uma Ave-Maria por suas intenções; apesar disto, cada um dos fiéis tem a liberdade de recitar outras orações, de acordo com a sua piedade e as sua devoções particulares.

            Y As indulgências são momentos de muitas graças. Ao recebermos uma indulgência plenária estamos iguais ao momento do nosso batismo, ou seja, totalmente repletos da graça santificante de Deus.
            Y As penas temporais também são pagas, neste mundo, mediante os sofrimentos, dificuldades e tristezas desta vida.

OBRAS E ORAÇÕES INDULGENCIADAS

INDULGÊNCIA PARCIAL:
● Inspirai, ó Deus; Ato de fé; Ato de esperança; Ato de caridade; Ato de contrição; Ó Deus verdadeiro; Aqui estamos; A vós, São José; Ação de graças pelos benefícios; Santo Anjo; Anjo do Senhor e Rainha do Céu; Alma de Cristo: (ação de graças depois da missa); Creio; Salve, Rainha; Santa Maria socorrei os pobres; Das profundezas  (Sl 129 [130]); Miserere (Tende piedade)  (Sl 50 [51]); Magnificat; Ouvi-nos; Senhor Deus todo-poderoso; Oração pelas vocações sacerdotais e religiosas; Oração mental; Oremos pelo Pontífice; Ó sagrado banquete; Ladainhas; Maria, ó Mãe da graça; Lembrai-vos; Prece pela unidade dos cristãos; dai-lhes, Senhor; Retribuí, Senhor; Santos Apóstolos Pedro e Paulo; À vossa proteção; Vinde, Espírito Santo; Visitai, Senhor; Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus: diante de uma imagem de crucificado, depois da comunhão em qualquer dia do ano; Dulcíssimo Jesus (Ato de reparação); Dulcíssimo Jesus, Redentor (Ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei); Tão Sublime sacramento; A vós, ó Deus; Ó vinde, Espírito Criador;

Adoração ao Santíssimo Sacramento: menos de meia hora;
Visita ao cemitério: (somente às almas do purgatório), em qualquer dia do ano;
Visita a cemitério de antigos cristãos ou “catacumba”;
Comunhão espiritual;
Ofício dos defuntos;
Recolhimento mensal;
Uso de objetos de piedade: indulgência parcial ao fiel que usa devotamente objetos de piedade, como crucifixo ou cruz, terço, escapulário, medalha, bentos ritualmente por qualquer sacerdote ou diácono.
Renovação das promessas do batismo: ao fiel que renovar as promessas do batismo em qualquer formula de uso;
Reza do Rosário de Nossa Senhora recitado particularmente;
O culto aos Santos;
Sinal da cruz;
Ofícios breves;
● Novenas;
Leitura espiritual da Sagrada Escritura: menos de meia hora;
Doutrina cristã: ao fiel que se dedica a ensinar ou aprender a doutrina cristã.
Participação na sagrada pregação: ao fiel que assistir atenta e devotamente à sagrada pregação da palavra de Deus;
Visita pastoral: ao fiel que visitar piedosamente uma igreja ou oratório, quando aí se faz a visita pastoral;
Visita às igrejas estacionais: ao fiel que visitar com devoção a igreja estacional em seu próprio dia;
Piedosas invocações: alguns exemplos: Deus meu. Pai. Jesus. Louvado seja Jesus Cristo. Creio em vós, Senhor. Espero em vós. Eu vos amo. Eu vos agradeço. Bendito seja Deus. Venha a nós o vosso reino. Seja como Deus quiser. Ajudai-me, Senhor. Confortai-me. Ouvi-me. Atendei à minha oração. Salvai-me. Tende piedade de mim. Perdoai-me, Senhor. Não permitais separar-me de vós. Não me abandoneis. Ave, Maria. Glória a Deus nos céus.

INDULGÊNCIA PLENÁRIA:
Eis-me aqui, ó bom e dulcíssimo Jesus: nas sextas-feiras da Quaresma, ao fiel que recitar piedosamente esta oração, diante de uma imagem de crucificado, depois da comunhão; Dulcíssimo Jesus (Ato de reparação) se recitar publicamente na solenidade do Sagrado Coração de Jesus; Dulcíssimo Jesus, Redentor (Ato de consagração do gênero humano a Jesus Cristo Rei) se recitar publicamente na solenidade de Jesus Cristo Rei; Tão sublime sacramento: na Quinta-feira da semana santa depois da missa da Ceia do Senhor, e na ação litúrgica da solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo; (A vós, ó Deus) recitado em público no último dia do ano; Ó vinde, Espírito Criador: no dia primeiro de janeiro e na solenidade de Pentecostes, se o hino se recitar publicamente;

●.Bênção papal: ainda que a benção se receba por rádio ou televisão;
Adoração ao Santíssimo Sacramento: se o fizer por meia hora ao menos;
Adoração da Cruz: na Sexta-feira da paixão e Morte do Senhor, toma parte piedosamente na adoração da Cruz da solene ação litúrgica;
Visita ao cemitério: (somente às almas do purgatório), cada dia, de 1 a 8 de novembro;
Primeira comunhão: aos fiéis que se aproximarem pela primeira vez da sagrada comunhão ou que assistem a outros que se aproximam;
Primeira missa do neo-sacerdote: ao sacerdote que, em dia marcado, celebra sua primeira missa, diante do povo, e aos fiéis que devotamente a ela assistem;
Jubileus de ordenação sacerdotal: ao sacerdote que, aos 25, 50, 60 anos de sua ordenação sacerdotal, renova diante de Deus o propósito de fidelidade aos deveres de sua vocação. Aos fiéis que assistirem à missa jubilar do sacerdote;
Congresso eucarístico: participar com devoção do solene rito que costuma encerrar o congresso.
Participação na sagrada pregação: ao fiel que, no tempo das santas missões, ouvir algumas pregações e participar, além disso, do solene encerramento das mesmas missões;
Exercícios espirituais: ao fiel que faz os exercícios espirituais ao menos por três dias;
Reza do Rosário de Nossa Senhora recitado na igreja ou oratório ou em família, na comunidade religiosa ou em piedosa associação;
Leitura espiritual da Sagrada Escritura: se o fizer pelo espaço de meia hora pelo menos;
Sínodo diocesano: visitar piedosamente a igreja em que o sínodo se reúne e aí recitar o Pai Nosso e o Creio;
Piedoso exercício da VIA SACRA;
Uso de objetos de piedade: Se o objeto de piedade for bento pelo Sumo Pontífice ou por um Bispo, o fiel que usa com devoção esse objeto pode ganhar a indulgência plenária na solenidade dos Apóstolos São Pedro e São Paulo, acrescentando a profissão de fé com qualquer fórmula aprovada;
Visita às basílicas patriarcais de Roma: aí recitar o Pai Nosso e o Creio: 1) no dia da festa do titular: 2) em qualquer festa de preceito. 3) uma vez no ano, em dia à escolha do fiel;
Visita às igrejas estacionais: ao fiel que visitar com devoção a igreja estacional em seu próprio dia e , além disso, assistir as sagradas funções que pela manhã ou à tarde se celebram;
Visita à igreja paroquial:  - na festa do titular; - a 2 de agosto;
Visita à igreja ou altar no dia da dedicação ao fiel que visitar a igreja ou o altar no próprio dia da dedicação e aí piedosamente rezar o Pai- nosso e o Creio;
Visita à igreja ou oratório na comemoração de todos os fiéis defuntos: indulgência plenária, aplicável somente às almas do purgatório  “se recitam a oração dominical e o símbolo dos apóstolos: Pai nosso e Creio”;
Visita à igreja ou oratório de religiosos na festa do fundador e rezar o Pai Nosso e o Creio.
Visita pastoral: ao fiel que visitar piedosamente uma igreja ou oratório, quando aí se faz a visita pastoral, e nesse mesmo tempo assistir a uma função sagrada e presidida pelo visitador;
Renovação das promessas do batismo: se o fizer na celebração da Vigília Pascal ou no aniversário do seu batismo.
Indulgência na hora da morte: O sacerdote que administra os sacramentos ao fiel em perigo de vida não deixe de lhe comunicar a benção apostólica com a indulgência plenária;

Condições para a Indulgência plenária (uma vez ao dia):
1 - Confessar-se e rejeitar todo pecado (uma Confissão para várias Indulgências)
2 – Participar da Missa e Comungar com o desejo de receber a Indulgência (uma Missa e Comunhão para cada indulgência).
3- Rezar pelo Papa ao menos: um Pai Nosso, Ave Maria e Glória.

4 – Escolher uma das atividades mencionadas acima.