sábado, 23 de outubro de 2010

Você gostaria de deixar as preocupações e começar a viver?



Saiba que a preocupação pode tornar-se um vício da mente. Veja que pre – ocupar-se é ocupar-se de algo antes de acontecer. Ocupe-se mas não se pre-ocupe.
Muitas vezes nos preocupamos com algo que talvez nunca acontecerá ou se acontecer não será na proporção que nós imaginamos. Quando chega o dia de passarmos por aquilo que tanto nos preocupou, dizemos: - Puxa! Tanta preocupação em vão, não é assim?



LEIA ESSA ESTÓRIA
Tanta preocupação para nada...

Um casal de camponeses, morava num sítio bastante distante de qualquer povoado.
Para adquirir mantimentos e outros recursos, tinham que de tempos em tempos, fazer uma viagem até o povoado mais próximo, que ficava há alguns quilômetros de distância.
Naquela noite que antecedia a sua viagem, já deitados para dormir, pois tinham uma longa caminhada pela frente, comentavam:
-Aquela ponte pela qual passamos a última vez que fomos ao povoado , estava muito velha e perigosa, na verdade estava quase caindo – dizia o marido.
A mulher já nervosa retrucava: - Já pensou se ela caiu, não temos outro jeito de atravessar o rio e chegar ao povoado mais próximo. Ficaremos sem mantimento, até Deus sabe quando, marido.
- Puxa! Podemos até passar fome nos próximos dias, se não conseguirmos passar por ela – comentava o marido.
- E as crianças como vão ficar sem comida? – desesperada dizia a mulher.
E com essas preocupações os dois perderam o sono e não dormiram a noite toda. O dia amanheceu e chegou o momento de partir...e lá se foram os dois cansados e desanimados, pensando na grande dificuldade que enfrentariam caso a ponte não estivesse em condições de passagem. Mas depois de muito andarem avistaram a ponte e tiveram uma grande surpresa ao se aproximarem dela. Constataram que ela havia sido reformada e estava em ótimas condições para a travessia.
Nessa hora o marido olhou para a esposa e comentou:
- Quanto desgaste e preocupações em vão!

Aquele casal perdeu uma noite de sono por se preocuparem com algo que não aconteceu...


E você já perdeu o sono com preocupações que nem aconteceram?

Dicas para vencer as preocupações
• Quando a preocupação vier, não lute contra o pensamento, pois quando não queremos pensar em algo, aí é que pensamos.
Exemplo: Eu não quero pensar num
elefante branco, pronto! Já pensei e na minha mente veio a imagem do elefante branco. Nessa hora detive minha atenção na imagem do elefante branco e com isso alimentei o pensamento. Para que isso não aconteça você deve fazer o seguinte: Quando vier o pensamento de preocupação, deixe ele vir, porém não lhe dê atenção e substitua por outro imediatamente. Para isso você deve elaborar uma frase curta, significativa e que lhe inspire confiança.

• Exemplo:
Estou em paz e confio em Deus ou Tudo concorre para o bem. Essa frase deve substituir o pensamento de preocupação na hora que ele vier a sua mente.

Dessa forma você não estará alimentando a preocupação, mas sim pensamentos de paz e confiança.
• Exercite-se com paciência e você verá que as preocupações aos poucos irão perdendo a sua força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário