sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Alegria

O que está lhe tirando a alegria de viver?

O que é alegria: É aquele bem estar interior que independe das situações exteriores.Ser alegre é estar de bem com a vida, porque nos sentimos bem conosco mesmo. É saber sorrir mesmo nas tempestades.

Uma estória para você: Enfrente as tempestades sem perder a capacidade de sorrir

A garota fazia a pé o percurso até a escola, tanto na ida quanto na volta. Certo dia, de volta para a casa, desabou uma forte tempestade. Como era o horário em que a filha deveria estar saindo da escola, a mãe dirigiu-se de carro para o local, pois imaginava que a filha estaria apavorada com tantos raios e trovões. Quando encontrou a menina andando no meio da tempestade, a mãe reparou, surpresa, que, a cada relâmpago, a criança olhava para cima e sorria. Finalmente, quando a filha entrou no carro, a mãe, curiosa, comentou:

- Você parecia não estar com medo da chuva, pois reparei que estava sorrindo a cada relâmpago...

- - Claro mãe! – respondeu a garota – O céu não pára de tirar fotos minhas! E quero que Deus me veja sempre sorrindo!

Mesmo nas tempestades podemos encontrar motivos para sorrir.

Reflexões: Você se considera uma pessoa alegre ou triste?

Aconteceu algo em sua vida que lhe tirou a alegria de viver?

Você procura compreender o recado das situações difíceis ou tristes?

Você percebe que tudo na vida são lições?

Conclusão: Alegria não é viver em meio a divertimentos, mas sim conservar um coração em paz e alegre. Ver sempre o lado bom e construtivo mesmo nas situações difíceis e procurar compreender o recado de Deus em todas as situações sejam elas alegres ou tristes. A alegria a pode estar no meio das tristezas e do sofrimento, desde que saibamos que tudo concorre para nosso bem.

Exemplo: Se você precisa fazer um exercício físico penoso para o bem da sua saúde, você o faz com alegria, embora ele lhe seja difícil, pois está consciente dos benefícios que ele lhe trás. Portanto quando tomamos consciência que as dificuldades nos fazem crescer podemos enfrentá-las com alegria.

Estória Conclusiva: Utilize os obstáculos para se fortalecer.

Um discípulo viajou com seu mestre para as regiões montanhosas, a fim de aprender mais uma lição. Chegando ao local instalaram-se numa cabana em frente uma grande rocha. O mestre chamou o seu discípulo e apontando para a rocha disse:

- Seu trabalho consiste em todos os dias pela manhã empurrar essa rocha. Agora descanse da viagem e amanhã bem cedo inicie o seu trabalho.

O discípulo obedeceu e no dia seguinte levantou-se bem cedo e pôs-se a empurrar a rocha. E assim sucedeu-se por alguns dias, depois por meses...Quando completou um ano o discípulo procurou o mestre disse-lhe:

- Mestre há um ano que estou aqui nessa região montanhosa e todos os dias eu empurro essa rocha como o senhor mandou, mas hoje vim dizer-lhe que vou desistir. Faz um ano que coloco toda a minha força para empurrá-la e ela não saiu nem um milímetro do lugar.

O mestre escutando atentamente o discípulo respondeu:

- Eu pedi a você que empurrasse essa rocha todos os dias, mas não falei que ela sairia do lugar;

- Mas então qual a razão de me pedir para eu depositar tanto esforço em algo que nunca iria acontecer? perguntou o discípulo.

E o mestre respondeu seriamente:

A rocha não saiu do lugar, mas seu trabalho não foi em vão, pois algo aconteceu em você. Olhe-se no espelho e veja como seus braços se tornaram fortes e musculosos, suas costas enrijecidas e bronzeadas, suas pernas se transformaram em pernas musculosas e firmes, e concluiu dizendo:

- Meu filho sempre persevere em suas metas, pois mesmo que você não perceba, algo de bom estará acontecendo.

Toda vez que enfrentamos as dificuldades nos fortalecemos.

Dicas práticas como proposta da semana:

• Procure encarar as dificuldades com alegria, vendo nelas motivo de crescimento.

• Resgate dentro de você o seu lado criança: sorria mais, cante, assovie, dance, quando tiver vontade.

• Seja otimista: volte seus olhos para o que existe de bom a sua volta, desde as pequenas coisas como: poder andar, enxergar, sorrir,etc.

Frase chave: Alegria não é euforia é paz e serenidade no coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário