domingo, 31 de outubro de 2010

EMOÇÃO


O que é emoção?

Emoção é a capacidade de sentir sensações que todo ser vivo tem; os vegetais, os animais e o homem. Porém, no homem a emoção junta-se ao pensamento e resulta em sentimento. Forma-se uma equação matemática.

EMOÇÃO + PENSAMENTO = SENTIMENTO


A princípio a emoção em si não é boa e nem ruim, apenas uma sensação, o que vai determinar se ela será positiva ou negativa, será o pensamento que você tiver sobre ela. Portanto o sentimento resultante da emoção será bom ou ruim segundo o pensamento. Que bom que é assim, as coisas ficam muito mais fáceis. 

Como numa equação matemática se você altera um dos fatores, altera também o produto, logo se você está com um sentimento ruim, você pode transformá-lo, mudando o seu pensamento. E o seu pensamento só você e Deus tem poder sobre ele. Ninguém, mas ninguém mesmo pode comandar o seu pensamento. Portanto você é o senhor de seus pensamentos, logo você é senhor de suas emoções. 
Que descoberta maravilhosa! Está provado por A + B que quem é responsável pela sua felicidade, não são os outros, não são as situações do lado de fora. É você mesmo.

VOCÊ PODE SER FELIZ!!! NÃO PRECISA MUDAR A SITUAÇÃO É SÓ MUDAR O PENSAMENTO!!!

Uma estória para transformar a sua vida

A interpretação é a alma do negócio.

Numa cidadezinha existia um posto de gasolina, cujo o proprietário era conhecido por saber dar todas as informações a respeito daquele local. Seu único ajudante era seu filho, o qual se orgulhava muito de o pai ser tão solicitado. Certo dia um carro parou no posto para abastecer, e o motorista comentou com o dono do posto.
- Vim conhecer a cidade, pois estou de mudança com toda a minha família. A cidade onde moro atualmente tornou-se um lugar difícil de se viver. Temos enfrentado alguns problemas com as pessoas...Todas são muito egoístas, existe muita fofoca, os vizinhos são pessoas hostis. Minha mulher está muito descontente de morar lá, e eu também. 
O homem, depois de escutar o desabafo do seu cliente, disse-lhe:
- Sabe de uma coisa? Esta cidade é exatamente assim como a sua cidade...O senhor vai encontrar muitos problemas de relacionamento aqui
Ao ouvir aquilo, o cliente ficou decepcionado e pensou: “Será tão difícil encontrar um lugar decente pra se morar?” E assim seguiu seu caminho.
Passadas algumas horas, outro carro encostou no posto. Enquanto o carro era abastecido, o motorista, conversando com o proprietário do posto comentou:
- Estou vindo morar nesta cidade com minha família. A firma onde trabalho inaugurou uma filial aqui e por isso fui transferido para cá. Minha esposa e eu estamos um pouco tristes, pois gostávamos muito do lugar onde morávamos. O povo era acolhedor, tínhamos muitos amigos... e aqui...não sabemos como são as pessoas dessa cidade.
O dono do posto tranqüilizou o seu cliente, dizendo:
- Não se preocupe, esta cidade também é assim, o povo é muito acolhedor e amigo. O senhor e sua esposa vão se sentir muito bem aqui. Sejam bem- vindos!
O homem despediu-se e saiu animado de estar se mudando para um local parecido com sua cidade.
O menino, que trabalhava com o pai, tendo ouvido toda a conversa, perguntou:
- Pai, por que para o primeiro o senhor disse que aqui é uma cidade ruim de se morar e as pessoas são difíceis e para o outro falou que é um lugar muito bom de se viver e as pessoas são amigas?
O pai, olhando nos olhos de seu filho, disse: 
- Filho, seja qual for a cidade onde vamos morar, carregamos conosco as mesmas atitudes, e é isso que torna o lugar bom ou ruim para se viver.


O lugar onde você se encontra se torna bom ou ruim dependendo apenas da maneira como você interpreta as pessoas e as situações ao seu redor.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

VOCÊ DECIDE

Entre a bicharada, cada um vivia a seu modo. Um dia chegaram os caçadores e a matança foi grande. Os sobreviventes reuniram-se todos, pensaram, discutiram e concluíram:

_ Seremos animais extintos se não nos organizarmos.

Assim, foi eleito o Boi que, com boa intenção, logo fez importantes obras:

• Fez um congresso só de aves – elas sobrevoavam toda a região e saberiam decidir por todos.

• Contratou um exército de marimbondos para proteger as entradas da floresta.

• Escolheu o papagaio como porta-voz dos direitos dos animais

A floresta virou uma confusão. As aves, para verem mais longe, sem precisar gastar muito tempo voando, fizeram uma lei que só permitia árvores altas na floresta. Coitadas das borboletas! Os marimbondos impediam os caçadores de entrar, mas também impediam a bicharada de chegar até o rio:

- Questão de segurança florestal – diziam eles.

A solução foi fazer poços de água e cobrar uma “ pequena taxa” da bicharada.

O boi e seus ajudantes acharam justo que as melhores casas e comidas fossem para eles, pois não tinham mais tempo de cuidarem disto.

Aí você me pergunta: Onde está o papagaio para falar em nome do povo?

Minha gente, vocês esqueceram de que o papagaio só repete a voz do dono?

O boi dizia: “Isto é certo”. O papagaio repetia: - “ Isto é certo”.

O boi dizia: “precisamos cobrar mais impostos”. O papagaio repetia imitando até a voz grossa do boi.

O papagaio repetia tantas vezes que o boi passou a acreditar que tudo que ele pensava era vontade do povo, e pior, passou a nem visitar a floresta, pois dizia:

- Sou a voz do povo, eles me elegeram!

Assim, a política – o bem comum – passou a ser o bem de poucos.

Ainda bem, minha gente, que esta história não acaba assim. Chegaram as eleições. O voto era a resposta para aquela situação.

Amigos e amigas, os eleitores tinham se acostumado tanto a não valorizar sua opinião que acharam que seu voto não valia nada também.

Trocavam votos até por cachos de banana.

Alguns ainda diziam:

- O boi deve ser reeleito, ele até fez um pouco para nós!

Pior do que vender voto é acomodar-se com o mal e perder a esperança.

Então, qual a solução?

Reforma ortográfica: guia rápido para você reaprender a escrever

Quais mudanças são importantes?

• O alfabeto fica com 26 letras, incluindo as letras “k“, “w“ e “y“.

• O trema já era. “Frequência” e “sequência”, tranquilo? Se você se orgulhava de usar e se este era seu diferencial de inteligência em relação à grande massa, procure outro ou apenas escreva nomes próprios como o alemão “Müller” e o tibetano “Chödrön”.

• Para palavras compostas com prefixos (como “super”, “hiper” e “sub”) e o segundo elemento começando com “h”, tem hífen (“super-homem“). A única exceção (claro, tem de haver exceção para sabermos escrever exceção): “subumano”. Sem “h”, feio assim mesmo.

• Não se usa hífen quando o prefixo termina com uma vogal diferente daquela com que se inicia o segundo elemento (“autoescola“).

• Não se usa hífen quando o segundo elemento começa com “s” ou “r”, devendo estas consoantes ser duplicadas (“contrarregra“, “antissemita”). Com prefixos que acabam em “r” ou “s”, vale a outra regra e aparece o hífen: “super-regra”. Tricky, uh?

• Não se usa mais acento para diferenciar verbo de substantivo ou preposição: “para” agora é tanto flexão do verbo parar quanto preposição, por exemplo. O mesmo vale para “polo”, “pelo” e “pera”.

• O acento circunflexo desaparece em: “creem”, “deem”, “leem“, “veem”, “enjoo” e “voo”. Bonito, não? “Têm” e “vêm” (para demonstrar plural) e “pôr” (para diferenciar o verbo) continuam valendo.

• O acento agudo some para “assembleia”, “ideia“, “jiboia” e todos os ditongos abertos de paroxítonas. O mesmo vale para “feiura”.

• A título de curiosidade, em Portugal não mais se escreverá “acção” ou “óptimo”. Será como no Brasil: “ação” e “ótimo”.

É só isso que eu preciso saber?

Não, meu caro, se você ainda não sabe a diferença entre os 4 porquês, se usa “onde” em vez de “no qual”, abusa do “através” em casos em que nada atravessa coisa alguma (já ouviu falar de “por meio de”?), erra colocação da crase, escreve “CD’s e DVD’s”, tecla hífen entre afirmações em uma frase – memorize a sequência para teclar o traço: alt+150 –, fala “houveram muitas coisas”, “há anos atrás” e “ir de encontro a” para concordar, se “prefere isso do que aquilo”, vive em casa “germinada”, está “afim” de alguém, fala “ao meu ver”, analisa “a nível de”, conversa “no” telefone…

Entendeu? Então responda rápido:

• “Super interessante”, “super-interessante” ou “superinteressante”?

• “Auto centramento”, “auto-centramento” ou “autocentramento”?


http://papodehomem.com.br/reforma-ortografica-guia-rapido-para-voce-reaprender-a-escrever/

Como está a sua autoestima?


Autoestima é o carinho que temos por nós mesmos. Para resgatar a nossa autoestima devemos descobrir nossos talentos e habilidades. Devemos ser verdadeiros e honestos conosco mesmo. A autoestima não está ligada a aparência exterior e sim ao nosso eu interior. A nossa beleza exterior será reflexo da nossa beleza interior. Para cultivar sua autoestima procure descobrir a pessoa maravilhosa que existe dentro de você.





Cultive sempre a flor da honestidade:

Um príncipe queria se casar. Como se tratava de escolher a futura princesa, era necessário que ele elegesse uma jovem na qual pudesse confiar cegamente. Aconselhado por um sábio, ele resolveu convocar todas as jovens da região para encontrar a que fosse mais digna. Vieram ao palácio as mais belas e ricas moças. Dentre elas havia uma muito simples e humilde: era a filha de uma das servas do palácio e fazia muito tempo que nutria pelo príncipe um amor secreto..

Cercado por sua corte o príncipe anunciou o desafio: “Darei a cada uma de vocês uma semente. Aquela que em seis meses, me trouxer a flor mais linda será a futura princesa”.

A moça humilde pegou sua semente, plantou-a num vaso e, como não tinha muita habilidade na arte da jardinagem, cuidava da terra com muita paciência e ternura, pois pensava que, se a beleza das flores surgisse na mesma extensão de seu amor, ela não precisava se preocupar com o resultado.

Passaram-se os seis meses e nada brotou, mesmo tendo a jovem tentado de tudo. E embora soubesse que nada tinha para mostrar, estava consciente de seu esforço e dedicação e iria comparecer à presença do príncipe, nem que fosse para vê-lo pela última vez.

Chegou o dia da nova audiência. A moça compareceu com seu vaso sem planta e viu que todas as outras pretendentes tinham conseguido ótimos resultados: cada uma trazia uma flor mais bela do que a outra, das mais variadas formas e cores.

Finalmente veio o momento esperado: o príncipe entrou e observou cada uma das pretendentes com muito cuidado e atenção. Após passar por todas, ele anunciou o resultado, indicando a filha de sua serva como sua futura esposa.

Todos os presentes começaram a reclamar, dizendo que ele havia escolhido justamente aquela que não havia conseguido cultivar nenhuma planta.

Foi então que, calmamente, o príncipe esclareceu a razão de seu desafio: “Ela foi à única a cultivar a flor que a fez digna de se tornar uma princesa: a flor da honestidade. Todas as sementes que entreguei eram estéreis e delas nada poderia nascer de jeito nenhum”.

Às vezes para não decepcionarmos os outros, procuramos demonstrar aquilo que não somos e com isso desagradamos aos outros e a nós mesmos. Mas, seja qual for a situação, vale a pena cultivar a flor da honestidade.

Responda SIM ou NÃO as questões abaixo:

1. Você é uma pessoa muito envergonhada?
a) sim b) não


2. Você tem a sensação de que está fazendo algo errado?
a) sim b) não


3. Você sente-se à vontade e em paz consigo mesmo?
a) sim b) não


4. Você sente um vazio na alma como se fosse um buraco que precisa ser preenchido?
a) sim b) não


5. Você vive relembrando os erros que cometeu na vida a ponto de interferirem negativamente naquilo que você faz hoje?
a) sim b) não


6. Você procura preencher o vazio interior ou aliviar a angústia com substâncias ou comportamentos que alteram seu estado de espírito?
a) sim b) não


7. Ao observar uma pessoa bem sucedida, você acredita que pode também ter sucesso como ela?
a) sim b) não


8. Fica incomodado se alguém olha muito para você?
a) sim b) não


9. Por mais que você se empenhe num trabalho, depois que termina acha que poderia ter feito melhor?
a) sim b) não


10. Quando as pessoas o elogiam, fica pensando que elas não estão sendo sinceras?
a) sim b) não

Pontuação:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Até 3 pontos – Sua autoestima está em baixa. Você não consegue se valorizar. Vê muito mais aptidões e Habilidades nos outros do que em você.mesma, alimentando um sentimento de inferioridade e inutilidade. Por isso se sente infeliz. Precisa aumentar a auto segurança e auto confiança. Antes de olhar para os outros, olhe para você mesma.


4 a 6 pontos - Sua autoestima está oscilante. Em algumas situações sente-se segura, e fica contente com você mesma. Outras vezes sente-se dominada por suas fraquezas e aí sua autoestima caí um pouco. Mas, coragem. Trabalhe um pouco mais em desenvolver sua auto imagem que você chega lá!! Coloque os olhos na folha em branco e não no ponto preto.

Acima de 6 pontos - Você reconhece que está neste mundo para fazer diferença. Sabe lidar com seus pontos fracos sem deixar que eles influenciem na sua segurança. Quase sempre você reconhece seu valor independente da opinião dos outros.

Dicas práticas para aumentar a autoestima:

• Procure descobrir e desenvolver seus talentos e habilidades.

• Seja autêntico e viva de acordo com aquilo que você acredita.

• Aceite seus pontos fracos e procure trabalhar em cima deles para melhorá-los. Encare-os como exercícios para seu crescimento interior.

• Reflita sempre que puder sobre aqueles momentos em que se sentiu bem consigo mesmo. Reviva a sensação de força, de auto-aceitação e de serenidade que então preencheu o seu ser.

• Procure você mesmo reconhecer as coisas que você faz bem. Não fique esperando reconhecimento do outro.

• Não critique ninguém, procure somente fazer a sua parte da melhor maneira possível.

• Não alimente sentimentos de culpa procure apenas reconhecer a sua parte de responsabilidade dentro de cada situação.

• Procure inserir na sua rotina tarefas que lhe dão realização pessoal.

• De vez em quando dê presentes a você mesmo.

Alegria

O que está lhe tirando a alegria de viver?

O que é alegria: É aquele bem estar interior que independe das situações exteriores.Ser alegre é estar de bem com a vida, porque nos sentimos bem conosco mesmo. É saber sorrir mesmo nas tempestades.

Uma estória para você: Enfrente as tempestades sem perder a capacidade de sorrir

A garota fazia a pé o percurso até a escola, tanto na ida quanto na volta. Certo dia, de volta para a casa, desabou uma forte tempestade. Como era o horário em que a filha deveria estar saindo da escola, a mãe dirigiu-se de carro para o local, pois imaginava que a filha estaria apavorada com tantos raios e trovões. Quando encontrou a menina andando no meio da tempestade, a mãe reparou, surpresa, que, a cada relâmpago, a criança olhava para cima e sorria. Finalmente, quando a filha entrou no carro, a mãe, curiosa, comentou:

- Você parecia não estar com medo da chuva, pois reparei que estava sorrindo a cada relâmpago...

- - Claro mãe! – respondeu a garota – O céu não pára de tirar fotos minhas! E quero que Deus me veja sempre sorrindo!

Mesmo nas tempestades podemos encontrar motivos para sorrir.

Reflexões: Você se considera uma pessoa alegre ou triste?

Aconteceu algo em sua vida que lhe tirou a alegria de viver?

Você procura compreender o recado das situações difíceis ou tristes?

Você percebe que tudo na vida são lições?

Conclusão: Alegria não é viver em meio a divertimentos, mas sim conservar um coração em paz e alegre. Ver sempre o lado bom e construtivo mesmo nas situações difíceis e procurar compreender o recado de Deus em todas as situações sejam elas alegres ou tristes. A alegria a pode estar no meio das tristezas e do sofrimento, desde que saibamos que tudo concorre para nosso bem.

Exemplo: Se você precisa fazer um exercício físico penoso para o bem da sua saúde, você o faz com alegria, embora ele lhe seja difícil, pois está consciente dos benefícios que ele lhe trás. Portanto quando tomamos consciência que as dificuldades nos fazem crescer podemos enfrentá-las com alegria.

Estória Conclusiva: Utilize os obstáculos para se fortalecer.

Um discípulo viajou com seu mestre para as regiões montanhosas, a fim de aprender mais uma lição. Chegando ao local instalaram-se numa cabana em frente uma grande rocha. O mestre chamou o seu discípulo e apontando para a rocha disse:

- Seu trabalho consiste em todos os dias pela manhã empurrar essa rocha. Agora descanse da viagem e amanhã bem cedo inicie o seu trabalho.

O discípulo obedeceu e no dia seguinte levantou-se bem cedo e pôs-se a empurrar a rocha. E assim sucedeu-se por alguns dias, depois por meses...Quando completou um ano o discípulo procurou o mestre disse-lhe:

- Mestre há um ano que estou aqui nessa região montanhosa e todos os dias eu empurro essa rocha como o senhor mandou, mas hoje vim dizer-lhe que vou desistir. Faz um ano que coloco toda a minha força para empurrá-la e ela não saiu nem um milímetro do lugar.

O mestre escutando atentamente o discípulo respondeu:

- Eu pedi a você que empurrasse essa rocha todos os dias, mas não falei que ela sairia do lugar;

- Mas então qual a razão de me pedir para eu depositar tanto esforço em algo que nunca iria acontecer? perguntou o discípulo.

E o mestre respondeu seriamente:

A rocha não saiu do lugar, mas seu trabalho não foi em vão, pois algo aconteceu em você. Olhe-se no espelho e veja como seus braços se tornaram fortes e musculosos, suas costas enrijecidas e bronzeadas, suas pernas se transformaram em pernas musculosas e firmes, e concluiu dizendo:

- Meu filho sempre persevere em suas metas, pois mesmo que você não perceba, algo de bom estará acontecendo.

Toda vez que enfrentamos as dificuldades nos fortalecemos.

Dicas práticas como proposta da semana:

• Procure encarar as dificuldades com alegria, vendo nelas motivo de crescimento.

• Resgate dentro de você o seu lado criança: sorria mais, cante, assovie, dance, quando tiver vontade.

• Seja otimista: volte seus olhos para o que existe de bom a sua volta, desde as pequenas coisas como: poder andar, enxergar, sorrir,etc.

Frase chave: Alegria não é euforia é paz e serenidade no coração.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

O livro da vida, DA ILUSÃO À VERDADE

Não poderia deixar de comentar aqui sobre um livro que marcou minha vida: O livro da vida, DA ILUSÃO À VERDADE - Testemunho de Gloria Polo.


Gloria Polo tem um testemunho de conversão bastante incomum. Dificilmente quem o conhece fica indiferente. Algumas pessoas duvidam, outras se espantam, mas muitas sentem um profundo desejo de mudar de vida, se dão conta das próprias falhas e da importância da busca pela santidade.

Em maio de 1995, em Bogotá, Gloria foi atingida por um raio. Seu corpo foi queimado por dentro e por fora. Os médicos não acreditavam que ela pudesse sobreviver.

Ela conta, nos eventos dos quais participa, que, nesse estado, inconsciente, teve um encontro com Jesus, no qual viveu uma espécie de julgamento de todos os seus atos aqui na terra. Quando estava para ser condenada à morte eterna, recebeu de Cristo uma segunda chance, acompanhada de uma ordem: teria de mudar radicalmente de vida e testemunhar aos outros a experiência pela qual passara.

Logo após, Glória saiu do coma e teve uma recuperação milagrosa. O fato foi amplamente noticiado pela mídia de seu país. A colombiana, que se considerava uma ateia, hoje, percorre o mundo alertando as pessoas sobre a importância da conversão.

Trata-se de um testemunho que denuncia a gravidade do pecado, mas que também revela a imensa Misericórdia Divina, o poder da intercessão dos humildes e o Senhorio de Jesus sobre todas as situações.

*História com aprovação eclesiástica.


"Isto não irás repetir só mil vezes, mas sim mil vezes mil e ai daqueles que te ouvirem e não se modificarem, porque serão julgados com mais severidade como tu também o serás, quando do teu segundo regresso, assim como os meus ungidos ou qualquer dos teus ouvintes, porque não existe surdo pior do que aquele que não quer ouvir, nem cego pior do que aquele que não quer ver.”



Página de Glória Polo:

sábado, 23 de outubro de 2010

Você gostaria de deixar as preocupações e começar a viver?



Saiba que a preocupação pode tornar-se um vício da mente. Veja que pre – ocupar-se é ocupar-se de algo antes de acontecer. Ocupe-se mas não se pre-ocupe.
Muitas vezes nos preocupamos com algo que talvez nunca acontecerá ou se acontecer não será na proporção que nós imaginamos. Quando chega o dia de passarmos por aquilo que tanto nos preocupou, dizemos: - Puxa! Tanta preocupação em vão, não é assim?



LEIA ESSA ESTÓRIA
Tanta preocupação para nada...

Um casal de camponeses, morava num sítio bastante distante de qualquer povoado.
Para adquirir mantimentos e outros recursos, tinham que de tempos em tempos, fazer uma viagem até o povoado mais próximo, que ficava há alguns quilômetros de distância.
Naquela noite que antecedia a sua viagem, já deitados para dormir, pois tinham uma longa caminhada pela frente, comentavam:
-Aquela ponte pela qual passamos a última vez que fomos ao povoado , estava muito velha e perigosa, na verdade estava quase caindo – dizia o marido.
A mulher já nervosa retrucava: - Já pensou se ela caiu, não temos outro jeito de atravessar o rio e chegar ao povoado mais próximo. Ficaremos sem mantimento, até Deus sabe quando, marido.
- Puxa! Podemos até passar fome nos próximos dias, se não conseguirmos passar por ela – comentava o marido.
- E as crianças como vão ficar sem comida? – desesperada dizia a mulher.
E com essas preocupações os dois perderam o sono e não dormiram a noite toda. O dia amanheceu e chegou o momento de partir...e lá se foram os dois cansados e desanimados, pensando na grande dificuldade que enfrentariam caso a ponte não estivesse em condições de passagem. Mas depois de muito andarem avistaram a ponte e tiveram uma grande surpresa ao se aproximarem dela. Constataram que ela havia sido reformada e estava em ótimas condições para a travessia.
Nessa hora o marido olhou para a esposa e comentou:
- Quanto desgaste e preocupações em vão!

Aquele casal perdeu uma noite de sono por se preocuparem com algo que não aconteceu...


E você já perdeu o sono com preocupações que nem aconteceram?

Dicas para vencer as preocupações
• Quando a preocupação vier, não lute contra o pensamento, pois quando não queremos pensar em algo, aí é que pensamos.
Exemplo: Eu não quero pensar num
elefante branco, pronto! Já pensei e na minha mente veio a imagem do elefante branco. Nessa hora detive minha atenção na imagem do elefante branco e com isso alimentei o pensamento. Para que isso não aconteça você deve fazer o seguinte: Quando vier o pensamento de preocupação, deixe ele vir, porém não lhe dê atenção e substitua por outro imediatamente. Para isso você deve elaborar uma frase curta, significativa e que lhe inspire confiança.

• Exemplo:
Estou em paz e confio em Deus ou Tudo concorre para o bem. Essa frase deve substituir o pensamento de preocupação na hora que ele vier a sua mente.

Dessa forma você não estará alimentando a preocupação, mas sim pensamentos de paz e confiança.
• Exercite-se com paciência e você verá que as preocupações aos poucos irão perdendo a sua força.

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Um convite: Vamos promover a Paz?

Nesta época de eleições, muitas coisas caem na nossa tela do computador, um desrespeito total ao ser humano. Uma postura que me envergonha como cristã. O que chega até nós é o resultado de um processo de ódio. Será preocupação com o nosso Brasil mesmo ou será apenas um jeito de expormos nosso ódio com elegância?
Não faço parte desta corrente, esta teia de ódio que está fazendo com que homens e mulheres de valores se comportem como gente que esparrama o ódio pelo mundo. Somos responsáveis em DIMINUIR o ódio e promover a paz no meio da sociedade em que vivemos.
“Examinai as Escrituras porque cuidais ter nelas a vida eterna...” (João 5:39)

Morre lentamente...

Morre lentamente
Quem não troca de idéias, não troca de discurso, evita as próprias contradições.
Morre lentamente Quem vira escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajeto e as mesmas compras no supermercado. Quem não troca de marca, não arrisca vestir uma cor nova, não dá papo para quem não conhece.

Morre lentamente quem faz da TV o seu guru e seu parceiro diário. (Como pode 14 polegadas ocupar tanto espaço em uma vida?).
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pingos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam brilho nos olhos, sorrisos e soluços, coração aos tropeços, sentimentos.

Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos. Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem não acha graça de si mesmo.

Morre lentamente quem destrói seu amor próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projeto antes de iniciá-lo, não perguntando sobre um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.

Evitemos a morte em suaves prestações, lembrando sempre que estar vivo exige um esforço bem maior do que simplesmente respirar!!!!!!

terça-feira, 19 de outubro de 2010


"O bom humor espalha mais felicidade que todas as riquezas do mundo. Vem do hábito de olhar para as coisas com esperança e de esperar o melhor e não o pior. "( Alfred Montapert )


"Não saio muito bem em fotografias. Porque meu melhor lado a foto não pega. Não me faz bela ou me faz jus. Porque meu melhor lado não é o esquerdo. Não é o direito. É o de dentro."



"A suprema felicidade da vida é a convicção de ser amado por aquilo que você é; ou, mais corretamente, de ser amado apesar daquilo que você é." ( Victor Hugo )


Não há escola que se iguale a um lar decente, nem professores que se igualem a pais honestos e virtuosos. (Mahatma Gandhi)


Não gosto de acreditar em limitação. Acho que as coisas são tão limitadas quanto a mentalidade das pessoas. (Jim Carrey)


Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez.


Não deixe aquilo que é urgente tomar o lugar daquilo que é importante em sua vida. (Charles H. Spurgeon)


A vida é um eco, se você não gosta do que esta recebendo, preste atenção no que está emitindo!


A vida é como um jogo, o destino dá as cartas, mas é você que decide o que fazer com elas.


Há duas formas para viver a sua vida: Uma é acreditar que não existe milagre. A outra é acreditar que todas as coisas são um milagre. (Albert Einstein)


Pra quem não sabe o que quer, qualquer coisa serve...


Aprenda que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não lhe dá o direito de ser cruel. (William Shakespeare)


O navio é seguro quando está no porto. Mas não é pra isso que se fazem navios.


A primeira coisa que um bom cientista faz quando está diante de uma descoberta importante é tentar provar que ela está errada. (Albert Camus)


O silêncio — não a discordância — é a única resposta que os verdadeiros líderes deveriam se recursar a aceitar. (Warren Bennis)


Materialismo é comprar coisas que não precisamos, com dinheiro que não temos, para impressionar pessoas que não se importam.


Uma celebridade é uma pessoa que trabalha duro a vida inteira para se tornar conhecida, em seguida, usa óculos escuros para evitar ser reconhecida. (Fred Allen)


O que acontece uma vez pode nunca mais acontecer, mas tudo o que acontece duas vezes, acontecerá certamente uma terceira. (Proverbio Árabe)


Podemos escolher o que semear, mas somos obrigados a colher aquilo o que plantamos. (Provérbio Chinês)


O maior castigo para o mentiroso é não ser acreditado, nem quando fala a verdade.


Terminando o jogo, o rei e o peão voltam à mesma caixa.


Enquanto não tiveres conhecido o inferno, o paraíso não será bastante bom para ti.


Quem compra o que não pode, vende o que não deve. (Provérbio Português)


A natureza criou os prazeres. Os homens, o excesso deles.


Você não pode impedir que os pássaros da tristeza voem sobre sua cabeça, mas pode, sim, impedir que façam um ninho em seus cabelos. (Provérbio Chinês)


Amanhã é sempre o dia mais ocupado da semana. (Provérbio espanhol)


Somente depois da última árvore derrubada, depois do último animal extinto, e quando perceberem o último rio poluído, sem peixe, o homem irá ver que dinheiro não se come. (Provébio Indígena)



segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EXPERIMENTE SORRIR

                                                                                                    

"Experimente sorrir, e a vida lhe sorrirá em retribuição."



Na China Antiga existiu um homem chamado Wong, que se sentia hostilizado pelas pessoas da pequena aldeia em que morava. Um dia o senhor Wong foi visitar o sábio da região e então desabafou: "Cumpro minhas obrigações para com os deuses, sou um bom cidadão, um exemplar chefe de família e vivo praticando a caridade. Por que as pessoas não gostam de mim?"


E a resposta do mestre foi simples: embora o senhor Wong fosse bom e caridoso, o seu rosto sério levava a todos uma conclusão diferente. Embora ele fosse muito rico, era pobre de "alegria" e "cordialidade" e, por outro lado, nunca sorria, embora ajudasse as pessoas.


O sábio deu ao senhor Wong uma máscara sorridente que se ajustava perfeitamente ao seu rosto. Advertiu-o, entretanto, de que se algum dia a tirasse do rosto, não conseguiria recolocá-la.


No primeiro dia em que Wong saiu à rua, todos começaram a cumprimentá-lo e em pouquíssimo tempo já estava cheio de amigos.


Mas, um dia, chegando à conclusão que as pessoas não gostavam dele, mas da máscara, pensou: "é preferível ser hostilizado, a ser estimado por uma aparência falsa". Foi até o espelho e retirou a máscara sorridente. Mas que surpresa! O seu rosto tornara-se também sorridente, assumira as expressões e o sorriso da máscara.


Você pode até responder assim... "mas eu não tenho motivos pra sorrir... minha vida está assim... assim....". Acontece que você tem TODOS os motivos pra sorrir. Observe as suas duas pernas (muitos dariam tudo pra poder ter duas pernas saudáveis), dois braços (quantos adorariam ter seus dois braços... fazer tanta coisa... abraçar entes queridos... E ELES SORRIEM PRA CARAMBA!..., mesmo assim)... e seus olhos... inúmeros gostariam imensamente de enxergar o mundo pelas janelinhas da alma... essas que você tem...! Sem falar em trabalho, família, cérebro perfeito... então, VOCÊ TEM TODOS OS MOTIVOS DO MUNDO PRA SORRIR... e agradecer ao Nosso Paizão esses tesouros, que muitos, infelizmente, apenas dão-lhe o devido valor, se os perdem.

Viu quantos tesouros POSSUI? Então, que tal usar este "antídoto"... SORRIR!, hein?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Pecado Original

Pergunta: Meus amigos gozaram de mim quando disse que todos os males da humanidade foram causados por Adão e Eva quando comeram do fruto proibido. Devo acreditar nessa história da Bíblia?

Resposta:
Os primeiros capítulos do livro do Gênese têm um estilo muito especial. Quem não sabe ler estas narrações como se deve, acha tudo ridículo. De fato, a cena da serpente tentando Eva a comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal emprega uma linguagem figurada, como a que se usa na poesia ou mesmo nas histórias para crianças. Ninguém deve pensar que uma serpente falou e que o pecado de Adão e Eva consistiu em comer uma fruta. Mas, através dessas imagens, a Bíblia nos oferece um ensinamento religioso muito profundo.

Adão e Eva

Pergunta: Ouvi um padre dizer que a história de Adão e Eva, contada na Bíblia, não é verdadeira. A Bíblia não é a palavra de Deus? Em que devo acreditar?

Resposta:
Você provavelmente não entendeu bem o que o padre disse. A história de Adão e Eva é verdadeira, sem dúvida, mas não deve ser compreendida ao pé da letra. Por exemplo, quando Você canta o hino nacional, diz que o Brasil está "deitado eternamente em berço esplêndido". Ninguém vai pensar que existe um berço enorme onde o Brasil está deitado. Mas, através dessa linguagem poética, o autor do hino exprime uma verdade: os brasileiros vivem dentro de um território magnífico, comparável ao berço onde se põe uma criança.

Assim também a Bíblia usa símbolos concretos para explicar coisas espirituais que não podemos ver. Ela diz que Deus formou o homem do pó da terra e insuflou em suas narinas um sopro de vida (Gen 2,7). Mas não pretende que se acredite que Deus tem mãos como nós para modelar uma imagem e que o sopro de sua boca deu vida a uma estátua de barro. É apenas um modo de dizer, utilizado na Bíblia, para revelar verdades muito profundas sobre a nossa vida.

Quer dizer em primeiro lugar que somos criados por Deus: nossa existência é um presente gratuito dele. Não existimos por acaso, nem somos donos da nossa vida, mas a recebemos de Deus. Ele nos criou à sua imagem e semelhança (Gen 1,27), num gesto de amor, para nos comunicar a sua vida e felicidade. O ser humano será feliz à medida que reconhece Deus como seu criador, i.e. colabora com o plano de Deus para que reine a justiça e a paz em toda a família humana.

A história bíblica da criação do mundo contém ainda muitas verdades importantes para nossa vida. Por exemplo. Tudo o que Deus fez é bom: o mal não vem de Deus. A pessoa humana é o ponto alto da criação: tudo o mais no céu e na terra foi criado para o nosso bem. O ser humano não é um espírito que está provisoriamente aprisionado na matéria: ele faz parte deste mundo e na sua totalidade, corpo e alma, foi criado por Deus, como sua imagem. Homem e mulher foram criados por Deus, para se ajudarem e completarem. O homem não é superior à mulher. Os dois merecem o mesmo respeito.

Este é o verdadeiro sentido da história de Adão e Eva. A Bíblia não é um livro científico nem uma história como qualquer outra. É um livro religioso. Só pode ser entendida quando Você procura nela a mensagem de Deus para sua vida. (João A. Mac Dowell S.J.)

Pergunta: Segundo a Bíblia, o primeiro homem e a primeira mulher foram criados por Deus. Mas a ciência diz que a espécie humana surgiu de outros animais através da evolução. No que devo acreditar?

Resposta:
Não existe contradição entre a verdadeira fé e a verdadeira ciência. Elas tratam da origem do ser humano sob aspectos diversos. Quando a Bíblia diz que o mundo foi criado em seis dias ou que Deus formou Adão do pó da terra e Eva de uma costela de Adão, está usando uma linguagem simbólica, como quando o marido chama sua mulher de "meu coração". O ensinamento da Bíblia não é uma explicação científica da origem da espécie humana, mas uma mensagem religiosa sobre o sentido de nossa vida. Nem por isso deixa de ser verdadeiro, como é verdadeira a declaração de amor do marido à mulher.

Portanto, não há nenhuma oposição entre a narração bíblica e a ciência, quando esta afirma que a evolução do universo desde a sua origem até o aparecimento da vida humana levou bilhões de anos. Nem é contrário à fé cristã admitir que o ser humano surgiu por evolução a partir duma série sempre mais perfeita de animais, chamados pelos cientistas primatas e antropóides. São teorias científicas hoje bastante aceitas. Você como cristão não é obrigado nem a aceitar nem a recusar a teoria da evolução. Também não precisa acreditar que o primeiro homem se chamou Adão e a primeira mulher Eva, porque não é isso que Deus nos quer ensinar através da Bíblia. Adão em hebraico significa simplesmente "homem" e Eva significa "mãe dos viventes".

O cristão pode aceitar a evolução, mas deve acrescentar que todo este universo em transformação, e especialmente o homem, foi criado por Deus. Se o corpo humano tem sua origem na matéria viva já existente, a alma espiritual é criada imediatamente por Deus. Portanto o homem, ao contrário dos outros animais, não deriva simplesmente do universo material: tem uma relação direta com Deus, do qual recebe a sua capacidade de compreender e amar, a sua inteligência e liberdade.

A ciência não pode verificar se as afirmações da fé são verdadeiras ou não. Ela trata apenas do que pode observar através dos seus métodos. Mas a criação do mundo e do homem não são acessíveis à observação científica. Se o cientista nega que o mundo foi criado por Deus ou afirma que o ser humano é pura matéria, ele está saindo do seu campo e entrando no campo religioso. Como cientista, ele não tem competência para decidir esta questão, assim como a fé não pretende decidir se a evolução é uma explicação verdadeira ou falsa dos dados da realidade. (João A. Mac Dowell S.J.)