A palavra Rosário em latim significa buquê, série de rosas, grinalda (igual a que as noivas colocam na cabeça quando se casam). Para a Igreja e para nós, o Rosário é formado por 200 Ave-Marias, 20 Pais-Nossos e 20 Glórias, em homenagem à Virgem Maria, aquela que participou da vida de Cristo.
Há muitos séculos atrás, conta-se que as pessoas usavam pedrinhas para contar o número de orações que faziam, e nos conventos os religiosos que não sabiam ler as orações em latim, completavam suas orações com a recitação de Pais-Nossos, que eram contados através de vários grãos enfiados em um barbante.
Também conta a história que Maria apareceu a São Domingos e indicou o Rosário como uma forte arma para a conversão (mudança de vida).
Em 1854, em Lourdes, a Virgem Maria aparece a Bernadete, trazendo o Rosário na mão. Em 1917, aos três pastorezinhos portugueses, em Fátima, Nossa Senhora se declara a Rainha do Rosário.
Aos poucos a devoção do Rosário se espalhou pela Igreja do mundo inteiro.
Conta-se que antigamente as famílias católicas sempre rezavam o terço (terça parte do Rosário) antes de dormir. Penso que precisamos recuperar esse costume tão necessário para nós famílias nos dias de hoje.
Aí na sua casa tem alguém que reza o terço? Se não tem, que tal começar?
O Rosário é uma oração bíblica, pois meditamos toda a vida de Jesus desde seu nascimento até a sua ressurreição. Ele é repartido em três terços, onde contemplamos: os Mistérios Gozosos, Mistérios Dolorosos e Mistérios Gloriosos. São Papa João Paulo II, no ano do Rosário (2002-2003) modificou a estrutura do Rosário acrescentando-lhe mais 5 mistérios (os Mistérios da Luz). Então hoje temos o Rosário com quatro terços.
Você sabe rezar um terço? Não! Gostaria de aprender? Peça para sua mãe ou seu pai para te ensinar, é muito fácil. Veja:
Os Mistérios Gozosos são chamados também da Alegria:
1º) A anunciação do anjo Gabriel à Maria
2º) Visita de Maria a sua prima Isabel
3º) Nascimento de Jesus
4º) Apresentação do Menino Jesus no Templo
5º) Encontro de Jesus no Templo
Mistérios Dolorosos ou da Dor:
1º) Agonia de Jesus no Horto das Oliveiras
2º) Flagelação de Jesus
3º) Coroação de espinhos de Jesus
4º) Jesus carregando sua cruz
5º) Crucificação e morte de Jesus
Mistérios Gloriosos:
1º) Ressurreição de Jesus
2º) Ascensão de Jesus aos céus
3º) Descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e Maria
4º) Assunção de Nossa Senhora
5º) Coroação de Nossa Senhora como rainha do céu e da Terra
Mistérios da Luz:
1º) Batismo de Jesus
2º) Primeiro milagre de Jesus: Bodas de Caná
3º) Anúncio do Reino e do convite à conversão
4º) Transfiguração de Jesus
5º) Instituição da Eucaristia
Viu como é gostoso rezar o Rosário? Cada Mistério é um terço, e os quatro terços formam um Rosário.
Você percebeu que rezando o Rosário vai meditando sobre a vida de Jesus desde o seu nascimento até a sua ressurreição e também vai caminhando com Maria? Legal não é! Por isso é uma oração perfeita que pode mudar a sua vida, a de sua família e a de quem você colocar na intenção. É uma promessa de Nossa Senhora atender todos os pedidos de quem rezar o Rosário diariamente.
Maria é nossa grande e maior intercessora no céu, pois Jesus, antes um pouco de sua morte na cruz, nos deu a Maria como filhos e nos deu Maria como nossa mãe. Já imaginou o que ela poderá fazer por aqueles que homenagearem seu Filho Jesus através do terço e do Rosário!
Faça a experiência, comece a rezar o terço todos os dias e verá milagres acontecerem em sua vida, como aconteceu na vida de Bernadete em Lourdes e dos pastorezinhos em Fátima e também na minha vida, por isso acredito que pode acontecer na sua!
Que Nossa Senhora te abençoe e interceda por você. Amém!!
Fonte: Denise Simões Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário