quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ensinando as crianças sobre a Igreja



Na Igreja
Pedir silêncio, respeito.
Fazer o sinal da cruz na entrada.









Explicar:   Igreja lugar (casa)
                Igreja viva (nós) depois de batizados.

Mostrar Sacrário – A luz acesa, significa que o Santíssimo está presente, ou seja, a Hóstia Consagrada...Jesus está vivo ali.
Lembrar a hora em que o padre consagra a Hóstia.

Mostrar inscrição na cruz – INRI quer dizer: JESUS DE NAZARÉ, REI DOS JUDEUS. Quem mandou escrever foi Pôncio Pilatos.  (João: 19,19)

Imagem de Cristo Crucificado – Representa que Cristo deu a sua vida por amor a nós.

Imagem do Sagrado Coração de Jesus – Representa Jesus transpassado de amor e ternura.

Cores litúrgicas – Roxo: penitência (Advento, quaresma)
                           Verde: tempo comum
                           Vermelho: crisma , martírio (Sexta-feira da paixão)
                           Branco: simboliza a Ressurreição, vitória, pureza e alegria (batizados, Páscoa, Natal, festa de N.S. e santos, exceto dos mártires).

Santos na Igreja – São para nos lembrar que alguém já conseguiu chegar à perfeição. Os santos são nossos modelos. Nossos intercessores. Exemplos de vida.
            Os santos não são deuses. Não podemos colocar os santos antes de Deus.

Nossa Senhora – É a Mãe de Jesus. Antes de Jesus morrer Ele nos deu a sua Mãe, para ser também a nossa mãe. Nossa Senhora intercede a seu filho por nós. E qual o filho que nega um pedido da mãe? Nossa Senhora não é deusa, é nossa intercessora, é ela que nos leva a Jesus.

As imagens – Imagem é recordação, lembra alguém, além dela, fora dela. Não adoramos a imagem. Exemplo: Quando você viaja e fica longe da sua mãe. Logo fica com saudade então você pega o retrato dela e beija, acaricia,... mas está lembrando da pessoa . Assim também nós fazemos com as imagens.

Flores na Igreja – As flores que enfeitam a Igreja sempre são naturais, porque tudo que oferecemos na liturgia representam a vida.

Gestos

Ajoelhar-se é um gesto de adoração. Só nos ajoelhamos diante de Deus, ou com o pensamento voltado para Ele. Alguns dão um “sustinho” e pensam que está certo.
Inclinações – a inclinação do corpo ou da cabeça é sinal de respeito e humildade. Faz-se na Igreja quando não há Santíssimo.
Sinal da cruz – É o sinal dos cristãos. O sinal da cruz de muita gente parece mais um espanador. O indivíduo dá uma “espanada”, umas “voltinhas” com a mão direita na frente do peito, depois de ter dado uma apontada com o indicador para cima. Termina com um beijinho nos dedos. Veja: Cristo morreu numa cruz, não num espanador... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário