quinta-feira, 10 de junho de 2010

Corpus Christi

No Antigo Testamento Deus fez uma Aliança com o povo: Eu sou o Teu Deus e vocês são o meu povo. Aliança é o compromisso de Deus com o seu povo. Compromisso de amor.
Naquela noite de Quinta-feira, depois de Jesus lavar os pés dos discípulos, estavam no cenáculo para a Última Ceia.
Jesus disse: desejo muito celebrar esta Páscoa com vocês.
Nessa ocasião realizou-se o maior e mais profundo gesto de fraternidade de todos os tempos. Gesto de amor de Jesus pelos discípulos.
Jesus veio renovar a Aliança. O amor de Deus  é tão grande que Ele enviou o próprio Filho para morrer por nós.
Jesus tomou o pão e, agradeceu a Deus, o partiu, distribuiu aos discípulos, e disse: “Comam, isto é o meu corpo, que será entregue por vós”. Em seguida, tomou um cálice com vinho, agradeceu, e deu a eles dizendo: “Bebam, pois isto é o meu sangue”, o sangue da nova aliança, que é derramado em favor de muitos, para remissão dos pecados. Façam isto em minha  memória.
Jesus recomendou que sempre repetissem aquele gesto pensando nele e em tudo o que havia ensinado. (Mt 26, 26-28)
            ( Aqui não há dúvida: “isto é o meu corpo...isto é o meu sangue”. Jesus não fala: isto parece ou simboliza o meu corpo, mas “isto é o meu corpo”. Aqui precisamos acreditar que Jesus está presente na hóstia consagrada ou pegar a Bíblia e rasgá-la, pois não há outra alternativa. Ou Jesus está presente na Hóstia consagrada, ou Ele enganou todos, pois não há na Bíblia uma verdade ou doutrina tão clara, tão certa, que não admita dúvidas, como esta ).
ler: João 6,48-56     1 Cor 10,16   e  1 Cor 11,23-24

Naquela Quinta-feira, na Última Ceia, foi criada a Eucaristia.
No dia seguinte Jesus morreu e havia terminado a sua missão terrestre, mas havia criado a missa (ato solene, com que a Igreja comemora o sacrifício de Cristo pela humanidade).
Participando da Santa Missa, os cristãos se alimentam com o Corpo de Cristo. Jesus se torna alimento para ficar sempre conosco.
Nós Cristãos nunca entendemos direito a Eucaristia. E nunca a entenderemos enquanto não compreendermos o ato de repartir nosso prato (repartir o alimento com quem tem fome). Agasalho (com quem tem frio). Nossa palavra de consolo, amizade, confiança, conselho.

A EUCARISTIA É O SACRAMENTO DO VERDADEIRO CORPO E DO VERDADEIRO SANGUE DE JESUS CRISTO SOB AS APARÊNCIAS DE PÃO E VINHO PARA ALIMENTO ESPIRITUAL DOS FIÉIS. E COMO SACRIFÍCIO DA IGREJA
Na hora em que nos ajoelhamos, o padre consagra a hóstia, e Jesus Cristo se torna a Hóstia a nós enviada por Deus. E nos dá força, coragem, confiança... antes da hóstia ser consagrada, era somente pão. (Hóstia: vítima oferecida em sacrifício à divindade)

Antigamente em todas as religiões, oferecia-se sacrifícios  a Deus para mostrar assim a ele o seu amor. Ofereciam animais, aves, que eram sacrificados e oferecidos a Deus.
Mas Jesus Cristo oferecendo-se em sacrifício a Deus Pai, morrendo na cruz, destruiu a lei antiga (de sacrifícios de animais) e apresentou-se com o sacrifício da nova lei (sacrifício da Santa Missa)
Jesus não queria mais sangue de cordeiros para pagar pelos pecados do ser humano. Deus não gosta de sangue. Vinho e pão bastam para o milagre da paz.

A Eucaristia sempre foi e será o centro da fé e da vida cristã.

Mas no século XI onde muita gente negava a Eucaristia e negava a presença real de Cristo na Eucaristia desenvolveu-se, primeiramente na Europa Central e mais tarde em toda a Igreja Latina, uma forte piedade da Eucaristia.
Então tomou lugar especial a solenidade de CORPUS CHRISTI, festa estendida a toda a Igreja pelo Papa Urbano IV, em 1264, que mais tarde foi chamada de SOLENIDADE DO CORPO E SANGUE DE CRISTO.
O Santíssimo Sacramento(Hóstia consagrada) era levado, com a maior solenidade possível, inclusive com a participação das autoridades civis, pelas ruas das cidades.
Durante a procissão, acompanhada de hinos e orações, realizavam-se quatro bênçãos, no sentido de que Norte, Sul, Leste e Oeste, enfim todos recebessem as bênçãos do Santíssimo Sacramento. (muitos falam também que as quatro bênçãos que o padre faz com o Santíssimo é para as nossas casas, significando os quatro cantos da casa).
Esta tradição continua até hoje, (o Santíssimo Sacramento é levado no ostensório) com ruas enfeitadas, procissão, bênçãos e celebração da Missa.
Neste ano vamos celebrar no dia .........., Quinta-feira, com procissão, bênçãos e celebração da Missa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário