quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Frase


Não há espelho melhor que reflita o ser humano do que as suas próprias atitudes!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O incenso no altar



O incenso significa que da mesma maneira que a fumaça do incenso sobe para o alto, para o céu, assim as nossas orações vão também para o céu, para Deus.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Amor de Mãe


Se você quiser pensar no que há de mais belo na natureza, por certo irá concluir que é o amor materno.  Se voltar o seu pensamento para alguém de quem você se e esquece, mas não se esquece de você, pensará em sua mãe.  Se imaginar alguém que só se alimenta depois que você se  alimenta, que só dorme depois que você chega, será sua mãe. Se descobrir que uma mulher se ajoelha diante da imagem da Virgem Maria e reza, chorando por sua felicidade, saberá que ela é sua mãe.
Eu vi minha mãe rezando aos pés da Virgem Maria.
Era uma santa escutando o que outra Santa dizia.



domingo, 27 de janeiro de 2013

Mínimas e Máximas: Homilia - Faltar à missa no domingo.

Mínimas e Máximas: Homilia - Faltar à missa no domingo.:

É falta de consideração para com Deus e para com a Comunidade que se reúne.
É ausência que precisa ser justificada, e é só um motivo de fôrça maior que pode justificar, e esses motivos de força maior são esporádicos e todos entendem essas ausências esporádicas, também Deus. Mas as ausências permanentes são uma falta de consideração para com Deus e aí não valem desculpas: missa longa demais, liturgia mal preparada, cantos desafinados, sermão cansativo, muitos avisos, som que não satisfaz, pouca iluminação, etc, etc... Nesses casos, é hora de você entrar em ação para ajudar a sanar essas lacunas, e não simplesmente ausentar-se. É uma falta de consideração para com Deus a sua ausência injustificada, para com Deus que manda, e você simplesmente não obedece; mais do que manda, Deus pede, e este pedido de Deus está incluído no terceiro mandamento da sua Santa Lei.É também uma falta de consideração para com a Comunidade que se reúne e direta ou indiretamente sente a sua falta. Toda missa dominical é uma reunião de família; é a família dos filhos de Deus que se reúne na casa do Pai. É ali que nós mostramos para nós e para os outros que somos filhos de Deus e aceitamos os outros, com suas qualidades e defeitos, como nossos irmãos. Como é que eu posso sentir que sou membro desta família, se não compareço, se vivo isolado dela. Não adiantam as desculpas de que não me sinto bem entre estes irmãos, porque alguns me ofenderam, e até o padre me maltratou. As falhas nos outros e até na própria Igreja que é santa mas também pecadora nos dão oportunidade maravilhosa para praticarmos as mais variadas virtudes e também para entrarmos em ação para combater o que está errado, corrigir, e para aperfeiçoar o que está imperfeito. Numa família bem organizada como é a Igreja, todas as tarefas, e não são poucas, são distribuídas entre os irmãos de acordo com a sua capacidade. Se um irmão ou irmã falha ou se ausenta de maneira sistemática, o seu pequeno fardo de responsabilidade vai ser distribuído entre os outros que são fiéis aos compromissos assumidos. Quanto mais ausência ou omissões, tanto mais aumenta o peso para os outros. Infelizmente a ausência dos católicos em suas Comunidades-famílias por má fé ou por ignorância sobretudo, ultrapassa os noventa por cento, recaindo o peso muito grande dessas ausências sobre o pequeno grupo fiel de menos de dez por cento. Nessas alturas, todas as críticas, censuras ou reclamações contra a Igreja, perdem sua fôrça e o seu valor. Sua fundamentação torna-se falsa, insustentável. Como é que poucos que além de cumprirem a sua tarefa se veem obrigados a assumir a tarefa dos ausentes e omissos, que são muitos, como é que eles poderão fazer bem as coisas, com ânimo sereno e acolhedor, quando sofrem uma enorme sobrecarga de irmãos que abandonam o seu fardo para que outros o carreguem?
Assim é a Igreja de Jesus. Apesar de Jesus ter dito que o seu jugo é suave e o seu peso leve, mesmo assim muitos, quais potros encilhados para o transporte de uma carga recalatram, corcoveiam, pinoteiam, escoiceiam.
O que fazer diante disso? É necessário instruir e deixar-se instruir e aceitar o jugo dos ensinamentos de Jesus para sentir quão doce é a liberdade que a verdade nos traz.

sábado, 26 de janeiro de 2013

Mínimas e Máximas: Se ouvirmos alguém falar mal de alguém...

Mínimas e Máximas: Se ouvirmos alguém falar mal de alguém...:
Nós apenas ouvimos e o outro apenas falou. Deus nos deu cinco sentidos além da razão para não errarmos, para que tomemos decisões acertadas, para que tenhamos a verdade, verdade que liberta e dá alegria. Se alguém nos falou, pode ter sido impreciso em suas expressões, apressado em seu julgamento e, pode não ter passado a notícia pelos seus cinco sentidos antes de emiti-la e torná-la em certo sentido pública. Quem ouviu, pode também não ter entendido bem. E, se entendeu mal, deve ir correndo depressa ao irmão ou irmã dos quais ouviu falar mal e auscultá-los pelos cinco sentidos: Pelos olhos de sorriso, amizade e desejo de compreender; pelo tacto do cumprimento e aperto de mãos, pelo beijo, pelo abraço; pelo olfato através do qual a pessoa transpira o que lhe vai na mente e no coração; só então deve usar da palavra para perguntar e confirmar o que já está sentindo, e depois, quedar-se em silêncio para ouvir. Para termos conhecimento da verdade total, pura e limpa, é preciso fazer uso dos cinco sentidos e não só de um deles, que pode estar equivocado. Mas os cinco, é quase impossível que estejam todos errados. E, se um deles porventura estiver, será pelos outros colocado no caminho certo.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Reflexão sobre o Ano da Fé

O Ano da Fé tem como objetivo alcançar uma profunda renovação da fé cristã, em cada batizado e também na Igreja toda. Essa renovação se faz necessária diante do “grande deserto no coração de multidões” que mesmo batizados, se dizem ateus, ou dizem crer, mas na verdade vivem como se Deus não existisse, ou como se Ele fosse desnecessário, diante de todos os progressos na humanidade. 

O propósito de renovação da fé é de levar de volta para Deus, para uma comunhão com Deus em Jesus Cristo, para uma vida de fé que ilumina e consolida uma vigorosa vida cristã, todos os batizados na Igreja Católica. 

A Igreja, povo de Deus, é formada por santos e pecadores. Os batizados “santos”, pelo seu testemunho devem ajudar os pecadores a se converterem, a voltarem para a comunhão com Deus e a viver uma vida cristã santa. Os batizados “pecadores” são chamados a renovar a sua fé, a voltarem para Jesus Cristo, para serem perdoados, libertados, curados e santificados. Também essa realidade é desejada pelo Ano da Fé.

O Papa Bento XVI escreveu, a esse respeito: “ A renovação da Igreja realiza-se também através do testemunho prestado pela vida dos crentes: de fato, os cristãos são chamados a fazer brilhar, com a sua própria vida no mundo, a Palavra de verdade que o Senhor Jesus nos deixou. O próprio Concílio, afirma: "Enquanto Cristo “santo, inocente, imaculado” (Heb 7, 26), não conheceu o pecado (cf. 2 Cor 5, 21), mas veio apenas expiar os pecados do povo (Heb 2, 17), a Igreja, contendo pecadores no seu próprio seio, simultaneamente santa e sempre necessitada de purificação, exercita continuamente a penitência e a renovação. 

A Igreja “prossegue a sua peregrinação no meio das perseguições do mundo e das consolações de Deus”, anunciando a cruz e a morte do Senhor até que Ele venha (1 Cor 11, 26). Mas é robustecida pela força do Senhor ressuscitado, de modo a vencer, pela paciência e pela caridade, as suas aflições e dificuldades tanto internas como externas, e a revelar, velada mas fielmente, o seu mistério, até que por fim se manifeste em plena luz".

Vale a pena reler estas afirmações do Papa. Para criar uma ideia sadia da realidade da Igreja santa e pecadora.

Padre Alírio Pedrini, scj

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

DINÂMICA: DE QUEM SERÁ O PRESENTE?



Adaptado para 22 catequizandos:
Material:Um presente (pode ser bombons com mensagens, ou outra lembrancinha, mas que tenha uma para cada pessoa. Deve estar em uma caixa bonita de presente, que desperte a curiosidade de todos.).
 Como Fazer: coloque todos os bilhetes numerados, em cima da caixa de presente. Comece fazendo o sorteio entre todos os participantes, sorteando uma pessoa.

A pessoa recebe o presente e pega o primeiro bilhete de cima:
1. Parabéns!! Você tem muita sorte, foi sorteado com este presente. Ele simboliza a compreensão, a confraternização e a amizade que temos e ampliaremos. Mas o presente não será seu. Jesus quis formar comunidades.  Ele escolheu os doze apóstolos para continuar sua missão.  Observe os amigos e aquele que considera um líder, será o ganhador dele.
A pessoa recebe o presente, e lê o segundo bilhete, e assim por diante:
2- "LIDERANÇA é a capacidade e desejo de unir homens e mulheres num propósito comum, e o caráter que inspira confiança. Com sua liderança conseguiremos superar muitos desafios. Mas o presente não será seu. Depois do dia de Pentecostes, os discípulos pregaram a mensagem de Jesus, primeiramente na Judéia e em seguida em todo o Império Romano. Eles tiveram a preocupação de formar comunidades de oração, onde existia fraternidade. Agora passe o presente para quem você acha muito fraterno (a).

3- O amor fraternal não é fingido; ama de coração uns aos outros. Só os que amam, assim como você, entrarão pelos portais eternos. Agora passe o presente para quem você acha uma pessoa verdadeira.

4- Viver na verdade é um elemento importante para o sucesso. Parabéns por essa virtude. Esse é o Caminho que nos leva à conquista da evolução moral. Mas o presente não será seu, passe-o para quem você considera caridosa.

5- A caridade é paciente, é bondosa, Não tem inveja, não é orgulhosa. Você foi agraciado (a) com essa virtude. Muitas pessoas lembrarão-se de ti. Agora passe o presente para quem você acha tolerante.

6- Se a tolerância fosse uma virtude universal, onde todos fossem plenamente respeitados e respeitadores das diferenças humanas, provavelmente o mundo seria melhor de se viver. Você está de parabéns por possuir essa virtude. Mas passe o presente a quem você acha calmo (a).

7- Precisamos ser calmos e pacientes para alcançarmos o fim desejado. A calma nos leva para perto de Deus. Aproveite Sua companhia. Ele te ama. Mas o presente não será seu, passe-o para quem você acha que é uma pessoa participativa.

8- Uma pessoa participativa não é apenas alguém que fica assistindo, enquanto outro faz a história por ele. É aquela pessoa que faz acontecer, que está sempre presente. Você é especial.  Parabéns, mas passe o presente a quem você acha uma pessoa obediente.

9- "Se fordes dóceis e obedientes, provareis os melhores frutos da terra;" (Is 1,19) Essa é a recompensa do nosso Deus. Você é merecedor dela. Mas o presente não será seu. Aquele que você considera organizado será o ganhador dele.

10. A organização é algo de grande valor e você é possuidor desta virtude, irá levantar-se para entregar este presente ao amigo que você achar mais feliz.

11. Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, mas de todos nós mesmos, mas o presente ainda não será seu. Entregue-o para uma pessoa que na sua opinião é muito meiga.

12. A meiguice é algo muito raro, e você a possui, parabéns. Mas o presente ainda não será seu. E você, com seu jeito amigo, vai fazer questão de entregá-lo a quem você acha mais extrovertido.
13. Por ter este jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhido para receber este presente, mas infelizmente ele não é seu, passe-o para quem você considera muito corajoso.

14. Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual você foi escolhida para recebê-lo, entregue-o para quem você acha muito inteligente.

15. A inteligência nos foi dada por Deus, parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade muitas vezes os impede que desenvolvam sua inteligência. Agora passe o presente para quem você acha simpático.

16. Para comemorar a escolha distribua largos sorrisos aos amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco necessitamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia. Não fique triste, o presente não será seu. Passe-o a quem você acha mais dinâmico (a).

17. Dinamismo são a fortaleza, coragem, compromisso e energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Precisamos de pessoas como você. Parabéns, mas passe o presente a quem você acha mais solidário.

18. Solidariedade é a coisa rara no mundo em que vivemos. De pessoas egocêntricas. Você está de parabéns por ser solidário com seus colegas, mas o presente não será seu, passe-o a quem você acha alegre.

19. Alegria!!! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver, pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria passe o presente a quem você acha elegante.

20. Parabéns. A elegância completa a citação humana e sua presença se torna mais marcante. Mas o presente não será seu. Passe-o para aquele amigo que você acha mais bonito (a).

21. Que bom!!! Você foi escolhido o amigo mais bonito entre o grupo, por isso mostre desfilando para todos observarem o quanto você é bonito. Mas o presente não será seu. Passe-o para quem lhe transmite paz.

22- O mundo inteiro clama por paz e você gratuitamente transmite esta tão riqueza, parabéns!!! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. O presente é seu!!! Pode abri-lo.

Dentro da caixa
Com muita paz, passe-o a todos os seus amigos e deseje-lhes em nome de todos nós, muita paz neste ano de preparação para a Crisma. Que o Espírito Santo, de modo novo e especial, com seus sete dons nos faça verdadeiros profetas e soldados de Cristo.

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Pesquisas Bíblicas


Quem estava sepultado há 4 dias quando Jesus o ressuscitou? João 11, 43-44

Quais pessoas sepultaram Jesus? João 19, 38-40

Quantos anos viveu Moisés? Deuteronômio 34,7

Onde devemos ajuntar tesouros? Mateus 6,20

O que Deus olha no homem? 1Samuel 16,7

Quem ama a Deus, deve amar também a quem? 1João 4,21

Como eram chamadas as estórias que Jesus contava ao povo e aos discípulos? Marcos 4, 33-34

Sobre a morte, o que está escrito para os homens? Hebreus 9,27

Qual é o novo Mandamento de Cristo? João 13,34

Como se chamava o guarda de quem Pedro cortou a orelha? João 18,10

sábado, 19 de janeiro de 2013

Frase


'' Mais sábios que os homens são os pássaros. Enfrentam as tempestades noturnas, tombam de seus ninhos, sofrem perdas, dilaceram suas histórias. Pela manhã, tem todos os motivos para se entristecer e reclamar, mas cantam agradecendo a Deus por mais um dia. '' Augusto Cury.


sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

O comer da fruta proibida

O comer da fruta proibida significa que o homem e a mulher, tentados, desobedeceram a Deus, não aceitaram o modelo de vida que Deus os havia dado. Quiseram “ser como Deus”, sem Deus. A raiz do pecado foi à soberba. Notemos o que disse a serpente: “ No dia em que comerdes... os vossos olhos se abrirão e sereis como Deus, versados no bem e no mal” (Gn 3,5)
O homem quis ser como Deus, capaz de definir o que é bem e o que é mal, sem se submeter a Deus, sem ter que pedir normas a Deus. Note que a soberba é o pecado do espírito, o único que os anjos e os primeiro homens podiam cometer, já que não estavam sujeitos aos desregramentos das paixões.
Trecho retirado do Livro: http://goo.gl/f2Dff

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013



Cores Litúrgicas - Significado
Tudo é simbolicamente falante na liturgia. Assim também as cores que são usadas nos arranjos, nas toalhas e paramentos, não são mera coincidência, mas querem expressar sentimentos e atitudes referentes à celebração do dia.

Normalmente estão relacionadas aos tempos (momentos) fortes da vida cristã ao longo de todo ano litúrgico (no qual celebramos a presença de Cristo).

As cores litúrgicas que estão em uso na Igreja são:
ROXO, ROSA, BRANCO, VERDE, VERMELHO e DOURADO.

Vejamos em qual tempo litúrgico é usado e qual o seu sentido:

■ Branco ou Dourado -
São usados no Natal, na Páscoa, nas Festas de Nossa Senhora e dos Santos que não foram mártires.

São as cores da pureza, da alegria.
Usados nos grandes momentos de festa celebrados pela Igreja.
É usado nas grandes solenidades do Ano Litúrgico como Páscoa, Natal, Ordenações...
São as cores das grandes solenidades e grandes festas litúrgicas.

■ Roxo -
É usado no Tempo do Advento e no Tempo Quaresmal.
O Roxo no Advento : O roxo no advento não significa penitência, mas um recolhimento, uma purificação da vida pela justiça e pela verdade, preparando os caminhos do Senhor.
O roxo vem acompanhado do sentido de um recolhimento que alimenta uma esperança.
O Roxo na Quaresma: Aqui o roxo se refere a uma profunda interiorização num tempo forte de penitência e conversão, de jejum e oração.
É também uma espera por um grande acontecimento, que nos convoca a uma preparação adequada.
Usado no Advento e na Quaresma. É símbolo da penitência e da serenidade. Também pode ser usado nas missas dos defuntos e na confissão.

■ Verde -
É usado no Tempo Comum.
Cerca de 34 semanas formam o Tempo Comum do Ano Litúrgico, sempre começando com o Domingo.
Ele é interrompido pelo Ciclo do Natal e pelo Ciclo da Páscoa, ficando assim dividido em duas partes.
É tempo de ouvir, de acolher, de conhecer e de seguir Jesus. O verde simboliza o crescimento e a esperança.

■ Vermelho -
É usado nas festas de Pentecostes, do Sagrado Coração de Jesus e dos Santos Mártires (mortos por causa da fé).
É a cor que lembra o fogo do Espírito santo por isso é a cor de pentecostes e o sangue dos mártires.
É a cor que recorda um amor tão profundo que conduz à doação da própria vida.
É a cor da sexta-feira da Paixão.

■ Rosa -
O rosa pode ser usado no 3º domingo do Advento (Domingo Gaudete ou Domingo da Alegria) e 4º domingo da Quaresma (Domingo Laetare ou Domingo da Alegria). O ROSA é uma cor intermediária entre o ROXO do Advento ou da Quaresma e o BRANCO do Natal ou da Páscoa, para simboizar as alegrias que já se aproximam.

► As diferentes cores das vestes litúrgicas têm o objetivo de manifestar exteriormente os mistérios que estão sendo celebrados pela Igreja naquele determinado dia. Além do mais, visa alertar o povo de Deus para a consciência de que a vida cristã não é algo imóvel e que ela progride com o desenrolar do ano litúrgico.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


O beijo ao altar tem um endereço: não é propriamente para o mármore ou a madeira do altar, mas para o Cristo, que é o centro de nossa piedade.

Que sentido tem beijar a mesa na liturgia cristã? Antes de tudo, trata-se de um sinal de veneração pela mesa comum, na qual se celebra a ceia do Senhor. Com o tempo, quando já não se via perigo de confusão com os chamados cultos ‘pagãos’, a mesa foi sendo chamada de ‘altar’ e considerado representação simbólica de Cristo que é pedra angular, rocha espiritual, único templo, altar, sacerdote e vítima da nova aliança.

Esse beijo tem um sentido muito profundo. O altar é a Cruz onde se realizará o sacrifício de Cristo, pois nele, assim como na cruz, estará o Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Nosso Senhor.

O sacerdote beija o altar como um gesto de adesão ao sacrifício de Cristo. Beijando o altar, é como se o sacerdote dissesse: “Estou aqui para me unir ao teu sacrifício, Senhor!” Esse é um beijo de consolo ao coração de Jesus que recebeu de Judas um beijo traidor.

E, como o sacerdote sobe ao altar como ungido pela Igreja para oferecer em nome Dela o sacrifício pelos pecados do homem, o beijo no altar é o beijo dado pela Igreja, Esposa de Cristo, ao seu Esposo e Senhor.

Na foto: Santo Padre beija o altar depois da bênção final da Santa Missa

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Anjo amigo: O tempo pode apagar lembranças de um rosto, mas jamais apagará lembranças de pessoas que souberam fazer de pequenos instantes, grandes momentos... ETERNAS SAUDADES DE TI.

domingo, 13 de janeiro de 2013

Aquela casa, aquele sótão, quantas lembranças. A vida me sorria, de braços abertos. Estava à minha espera, cheia de alegrias, emoções, dúvidas, dores... Aquele frescor da brisa, aquele sol penetrante de verão. Muitas lutas, muitas provações. Mas viver, esse era o lema. A amoreira com suas frutas negras que brilhavam aos meus olhos, os galhos das árvores balançavam à minha espera. Altura... meu maior desafio. Desafio esse que sempre superei, enfim, venci. Árvore dos meus sonhos... Continua a me chamar, não sei se hoje consigo te vencer. Óh altura, por que continua a me desafiar? Acaso não se lembra que sempre te venci? Não sei, talvez nossos sonhos fossem equivalentes, talvez queira me dizer que hoje você seria a grande vencedora... Não importa, continuo a te exaltar. 

sábado, 12 de janeiro de 2013

Também houve decepções:
Era uma vez um Pluto de brinquedo...
A moral desta história é que: Não importa o que tiraram de vocês, sejam elas coisas materiais ou sentimentais. O que importa é o que vocês irão fazer com o resto que sobrou.

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Tinha amigos, irmãos, brincava, corria, pulava cercas, caía, levantava e começava tudo de novo. É...bons tempos que realmente não voltam mais.

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Nossas noites escuras, naquela casa onde só se ouvia o som dos sapos e das cigarras. De vez em quando se quebrava o silêncio com as gargalhadas de uma nova estória de mula sem cabeça.

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Toda menina tinha um elástico na mochila, era uma febre. A gente brincava, usando os pés para segurar. Havia uma seqüência determinada para pular e segurar os elásticos. Selminha...minha companheira predileta no esporte.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Minha primeira bicicleta... deu tantas voltas pelas estradas de chão. Subia e descia sem cessar. Ana dizia: agora é minha vez...nunca a esquecerei...a Ana e a bicicleta.

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Oxalá pudéssemos voltar a ser criança... comer fruta no pé da árvore... sem problemas, sem decepções, sem desilusões...

domingo, 6 de janeiro de 2013

Lembro-me com alegria de Correr no campo, 
Passar o rio, Assar pinhão na brasa... 
não tinha hora para nada, nem responsabilidades.

sábado, 5 de janeiro de 2013

Doces saudades... cavalgar... cabelos ao vento, ar puro, doce vovô esperando em sua tapera com carne de porco nas cinzas...

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Abria a porteira para mais uma viagem de carroça com vovô. Sacudia...sacudia...

quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pesquisas Bíblicas


Quem foi o primeiro Diácono que morreu apedrejado? Atos 7, 59-60.

Que povo foi derrotado na batalha por causa dos trovões? 1 Samuel 7,10.

Nabucodonosor era rei de qual nação? 2Reis 24,1.

Quem substitui a Judas Iscariotes como Discípulo? Atos 1,26

Qual o nome do tanque, em que Jesus mandou o cego se lavar? João 9,7

Onde Abraão foi sacrificar Isaque?   Gênese 22,2

Qual o nome do monte em que Moisés recebeu os Dez Mandamentos? Êxodo 19,20

Debaixo de que arvore Elias se assentou pedindo para morrer? 1Reis 19,4

De quem procede o amor? 1João 4,7

Quantas mulheres entraram na arca de Noé? Gênese 7,13

quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Há lembranças que nos deixam viajar pelo tempo, permitem-nos alcançar lugares deixados há muito tempo lá atrás. Viajei até à minha infância, onde subia às árvores e como malabarista fugia dos insetos. As árvores por sua vez, me pareciam bailarinas a fugir de tantas sacudidas pelo embalo da minha corda de balanço.