segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo

EVANGELHO Mt 12, 46-50
Naquele tempo, enquanto Jesus estava a falar à multidão, chegaram sua Mãe e seus irmãos. Ficaram do lado de fora e queriam falar-Lhe. Alguém Lhe disse: «Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora e querem falar contigo». Mas Jesus respondeu a quem O avisou: «Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?». E apontando para os discípulos, disse: «Estes são a minha mãe e os meus irmãos: todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe».

Compreender a Palavra
Mateus conta-nos um episódio muito interessante nos detalhes. Jesus está a falar à multidão quando chega sua mãe. À sua chegada criaram-se dois grupos, uns estão do lado de fora e outros do lado de dentro. Perante a notícia Jesus aproveita para marcar terreno perguntando: “Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?” Ou seja, Jesus quer saber quem está do lado de fora da sua vida e quem permanece com ele do lado de dentro. E conclui: “Todo aquele que fizer a vontade de meu Pai que está nos Céus…” esse está do lado de dentro e permanece com ele.
Meditar a Palavra
“Quem é…?” Esta pergunta chocou-me interiormente porque me fez sentir que o olhar e a voz de Jesus se dirigiam a mim a questionar: “És dos que estão fora ou dos que estão dentro?” Às vezes sinto-me como aquele que está à porta de casa a olhar para os que chegam e para os que passam para dizer a Jesus “olha passou aqui fulano” “olha está aqui sicrano”. Nesta função nem estou dentro nem fora. Doeu esta pergunta. Onde estás? Estás dentro ou fora? Escutas o ruído da praça ou escutas a minha voz? Fazes o que te apetece e agrada ao mundo ou 
Rezar a Palavra
Eu quero ser daqueles que fazem a vontade do Pai. Eu quero, Senhor, mas sabes como me distraio facilmente e desvio o olhar do teu olhar e deixo de escutar a tua voz. Tudo se torna demasiado vazio quando isso acontece e perco-me de mim, de ti, do Pai e acabo no meio da confusão da multidão que não sabe a quem pertence. Prende o meu olhar ao teu, Senhor. Levanta a tua voz sobre mim que estou surdo. Pega-me na mão e puxa-me para dentro, para ti, para que te pertença.fazes a vontade do meu Pai?
Compromisso
Hoje vou rezar o terço, se possível em família, mas com a certeza de querer ir a Jesus pela mão de Maria.
http://www.aliturgia.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário