segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Frase

Cada nota deixa em cada um de nós uma lembrança, mas é a melodia inteira que conta uma história. 
Paulo Coelho

domingo, 29 de setembro de 2013

Frase

Se quiser me reconquistar não tente descobrir a razão que te levou a me perder e sim a razão que me levou a te amar. (Diego Marchi)

sábado, 28 de setembro de 2013

VOCÊ SE COMUNICA COM CLAREZA?


  1. Quando alguém fala com você. Qual a sua atitude:
a)      Aguarda-a terminar para depois dizer alguma coisa.
b)     Interrompe-a constantemente.

  1. Se no decorrer de uma conversa, a pessoa com quem você está falando, diz uma palavra a qual você nunca ouviu, você:
a)      Pede explicações sem constrangimento.
b)     Simplesmente continua a conversa.

  1. Quando você encontra uma pessoa pela primeira vez, como é seu comportamento:
a)      Deixa que o outro fale.
b)     Você fala o tempo todo.

  1. Alguém esta lhe contando um caso e você percebe que a pessoa fala, fala...mas não consegue concluir o pensamento, você:
a)      Procura manter a paciência até que ela conclua o seu discurso.
b)     Procura ajuda-la a concluir a história.

  1. A pessoa com quem você está conversando não entendeu muito bem a idéia que você acabou de expor, você:
a)      Reformula a sua idéia, explicando-a de uma outra maneira.
b)     Procura falar mais devagar repetindo exatamente o que falou da primeira vez.

  1. Você não entendeu direito uma pergunta que lhe foi feita, você:
a)      Responde de forma genérica.
b)     Diz claramente que não entendeu a pergunta e pede para repeti-la.

   Pontuação:


A
B
1
2
1
2
2
1
3
2
1
4
1
2
5
2
1
6
1
2
  

  








RESULTADO

6 e 7 pontos: Você não se comunica com clareza, por isso algumas vezes sente-se mal entendido. Procure  escutar mais os outros e ser objetivo nas suas idéias.

8 e 9 pontos: Você pode melhorar a sua comunicação sendo mais paciente e atento ao momento presente.

10 em diante: A palavra é um instrumento que você sabe manejar. Você domina a arte de comunicar-se.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O pacote de biscoitos

Certo dia uma moça estava à espera de seu voo na sala de embarque. Enquanto esperava comprou um livro e um pacote de biscoito. Sentou-se numa poltrona para descansar e ler em paz. Ao lado dela sentou-se um homem.
Quando ela pegou o primeiro biscoito o homem também pegou um. Ela se sentiu indignada, mas não disse nada. Pensou consigo mesma: - Mas que cara de pau. Se eu estivesse mais disposta, lhe daria um soco no olho para que ele nunca mais esquecesse...
A cada biscoito que ela pegava, o homem também pegava um. Aquilo a deixava tão indignada que não conseguia reagir. Restava apenas um biscoito e ela pensou:
“O que será que o abusado vai fazer agora? Então, o homem dividiu o biscoito ao meio, deixando a outra metade para ela. Aquilo a deixou irada e com muita raiva. Ela pegou o seu livro e as suas coisas e dirigiu-se ao embarque”.
Quando se sentou confortavelmente em seu assento, para surpresa dela, o seu pacote de biscoito estava intacto dentro de sua bolsa.
Sentiu muita vergonha, pois quem estava errada era ela, e já não havia mais tempo para pedir desculpas. O homem dividiu os seus biscoitos sem se sentir indignado, ao passo que isto lhe deixara muito transtornada.
Você respeita o limite do outro ou invade seu espaço sem se dar conta disso?
Observe se o biscoito que você está comendo atualmente é do seu próprio pacote. Cuidado você pode estar comendo um biscoito que não seja do seu pacote. Muitas vezes na nossa família, no trabalho, na nossa comunidade invadimos o espaço do outro, achando que é nosso espaço e nem nos damos conta disso. Neste momento dê uma olhadinha no pacote de seu biscoito e certifique-se se ele é seu
.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Frase

São mil faces que possuo. Cada face contém o meu todo. Meu todo fracionado em cada face. Susie Sun

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Frase

"Podem podar meu caule, minhas folhas, meus frutos e flores; mas não podem arrancar minhas raízes." 
Carolina Salcides

domingo, 22 de setembro de 2013

A Igreja

Catequese do Papa: “A Igreja não está formada somente pelos padres, a Igreja somos todos! “

“Às vezes ouço: ‘Eu creio em Deus, mas não na Igreja… Ouvi que a Igreja diz… os padres dizem…’. Mas uma coisa são os padres, mas a Igreja não é formada somente de padres, a Igreja somos todos! E se você diz que crê em Deus e não crê na Igreja, está dizendo que não acredita em si mesmo; e isto é uma contradição”.
O Papa Francisco disse que “a Igreja somos todos: da criança recentemente batizada aos Bispos, ao Papa; todos somos Igreja e todos somos iguais aos olhos de Deus! Todos somos chamados a colaborar ao nascimento à fé de novos cristãos, todos somos chamados a ser educadores na fé, a anunciar o Evangelho… Todos participamos da maternidade da Igreja, todos somos Igreja, a fim de que a luz de Cristo alcance os extremos confins da terra. E viva à santa mãe Igreja!”.
Também refletiu em torno da maternidade da Igreja, recordando que “entre as imagens que o Concílio Vaticano II escolheu para fazer-nos entender melhor a natureza da Igreja, há aquela da ‘mãe’: a Igreja é nossa mãe na fé, na vida sobrenatural”.
“Para mim, é uma das imagens mais belas da Igreja: a Igreja mãe! Em que sentido e de que modo a Igreja é mãe? Partamos da realidade humana da maternidade: o que faz uma mãe?”.
“Antes de tudo, uma mãe gera a vida, leva no seu ventre por nove meses o próprio filho e depois o abre à vida, gerando-o. Assim é a Igreja: nos gera na fé, por obra do Espírito Santo que a torna fecunda, como a Virgem Maria”.
E assim acrescentou, “a fé é um ato pessoal… mas eu recebo a fé dos outros, em uma família, em uma comunidade que me ensina a dizer “eu creio”, “nós cremos”. Um cristão não é uma ilha! Nós nãos nos tornamos cristãos em laboratório, não nos tornamos cristãos sozinhos e com as nossas forças, mas a fé é um presente, é um dom de Deus que nos vem dado na Igreja e através da Igreja”.
“E a Igreja nos doa a vida de fé no Batismo: aquele é o momento no qual nos faz nascer como filhos de Deus, o momento no qual nos dá a vida de Deus, nos gera como mãe… Isto nos faz entender uma coisa importante: o nosso fazer parte da Igreja não é um fato exterior e formal, não é preencher um cartão que nos deram, mas é um ato interior e vital; não se pertence? à Igreja como se pertence a uma sociedade, a um partido ou a qualquer outra organização. O vínculo é vital, como aquele que se tem com a própria mãe, porque, como afirma Santo Agostinho, a ‘Igreja é realmente mãe dos cristãos’”.
O Papa ressaltou que “uma mãe não se limita a gerar a vida, mas com grande cuidado ajuda os seus filhos a crescer, dá a eles o leite, alimenta-os, ensina-lhes o caminho da vida, acompanha-os sempre com a sua atenção, com o seu afeto, com o seu amor, mesmo quando são grandes. E nisto sabe também corrigir, perdoar, compreender, sabe ser próxima na doença, no sofrimento. Em uma palavra, uma boa mãe ajuda os filhos a sair de si mesmos, a não permanecer comodamente debaixo das asas maternas”.
“A Igreja, como boa mãe, faz a mesma coisa: acompanha o nosso crescimento transmitindo a Palavra de Deus, que é uma luz que nos indica o caminho da vida cristã; administrando os Sacramentos. Alimenta-nos com a Eucaristia, traz a nós o perdão de Deus através do Sacramento da Penitência, sustenta-nos no momento da doença com a Unção dos enfermos. A Igreja nos acompanha em toda a nossa vida de fé, em toda a nossa vida cristã”.
“A Igreja, enquanto é mãe dos cristãos, enquanto ‘forma’ os cristãos, é também ‘formada’ por eles. A Igreja não é algo diferente de nós mesmos, mas é vista como a totalidade dos crentes, como o “nós” dos cristãos: eu, você, todos nós somos parte da Igreja”, conclui o Papa Francisco indicando que nos primeiros séculos havia uma realidade muito clara.

sábado, 21 de setembro de 2013

Frase

Trate a Terra e tudo o que nela habita com respeito, amor e consideração, pensando em seus filhos que nela viverão.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Frase

A música expressa o que não pode ser dito em palavras mas não pode permanecer em silêncio. Victor Hugo

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

O Purgatório

Bento XVI dedicou a Catequese de quarta-feira, 12, ao exemplo de vida de Santa Catarina de Gênova, italiana que viveu no século XV.

A santa é amplamente conhecida por sua visão do purgatório,
 que foi uma guinada na concepção tradicional de sua época. A partir dos escritos que recolhem as narrativas de Catarina sobre o assunto, o Pontífice falou sobre essa realidade espiritual.

"O primeiro traço original diz respeito ao 'lugar' da purificação das almas. Em Catarina, ao contrário [de sua época], o purgatório não é apresentado como um elemento de paisagem das vísceras da terra: é um fogo não exterior, mas interior. Esse é o purgatório, um fogo interior. [...] Sentimos no momento da conversão, onde Catarina sente de repente a bondade de Deus, a distância infinita da sua vida dessa bondade e um fogo queimando dentro de si mesma. E esse é o fogo que purifica, é o fogo interior do purgatório", ensinou.

O Papa acrescentou que, ali, "a alma é consciente do imenso amor e da perfeita justiça de Deus e, por consequência, sofre por não ter respondido de modo correto e perfeito a tal amor, e exatamente o próprio amor a Deus torna-se chama, o amor mesmo a purifica das suas escórias do pecado".

Apesar da clareza do ensinamento de Catarina, Bento XVI recordou que a santa, na sua experiência mística, nunca teve revelações específicas sobre o purgatório ou sobre almas que ali estão se purificando, mas escritos inspirados.

"Santa Catarina ensina-nos que quanto mais amamos a Deus e entramos em intimidade com Ele na oração, tanto mais Ele se faz conhecer e acende o nosso coração com o seu amor. Escrevendo sobre o purgatório, a Santa recorda-nos uma verdade fundamental da fé que se torna, para nós, convite a rezar pelos defuntos, a fim de que possam chegar à visão beatífica de Deus na comunhão dos santos".

Ele também salientou que as mulheres "dão uma contribuição fundamental à sociedade e à Igreja com a sua obra preciosa, enriquecida pela sua sensibilidade e atenção com os mais pobres e mais necessitados".

Da mesma forma, disse que os santos, "na sua experiência de união com Deus, alcançam um 'saber' tão profundo dos mistérios divinos, no qual amor e conhecimento se compenetram, que são auxílio aos próprios teólogos no seu empenho de estudo".

"Não devemos nunca esquecer que, quanto mais amamos a Deus e somos constantes na oração, tanto mais conseguiremos amar verdadeiramente quem está ao nosso redor, quem nos é próximo, porque seremos capazes de ver em toda a pessoa o rosto do Senhor, que ama sem limites e distinções. A mística não cria distância com o outro, não cria uma vida abstrata, mas, mais que tudo, aproxima do outro, porque se começa a ver e agir com os olhos, com o coração de Deus",
 explicou.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Poema


Enfeita nosso sonho,
Perfuma nossa ilusão,
Flor divina eu suponho,
Faz milagres em oração,
Neste dia de carinho,
Quero senti-la no peito,
iluminando minha alma,
Flor mamãe.
Amor perfeito.
Agnaldo Timóteo

domingo, 15 de setembro de 2013

Treinando a Emoção para ser Feliz

Como em todos os livros do psiquiatra, cientista e escritor Augusto Cury que tenho lido, “Treinando a Emoção para ser Feliz” nos leva a refletir na ciranda de insatisfação que estamos vivendo graças à paranoia do consumismo e da estética que inconscientemente geram uma contração da energia do prazer. O mundo moderno tornou-se uma fábrica de stress. O autor faz um apanhado de informações sobre os males emocionais mais comuns: A SPA e a Síndrome do Pânico.
O único lugar que deveria ser conservado jovem é a emoção. No entanto, a maioria de nós diminui a intensidade de prazer ao longo da vida. Há jovens de 20 anos biológicos com 100 de idade emocional. Envelhecemos emocionalmente quando plantamos menos flores e edificamos mais favelas na memória consciente e inconsciente. Não deveríamos poluir nossa emoção. O autor disserta com base num treinamento para rejuvenescer a emoção:
1- Contemple o belo nos pequenos eventos da vida
2- Irrigue o palco da sua mente com pensamentos agradáveis
3- Pense como adulto e sinta como criança
4- Não sofra por antecipação
5- Proteja sua emoção nos focos de tensão
6- Não seja carrasco de si mesmo
Enriquecido com experiências reais vividas por seus pacientes, o livro nos leva a repensar o estilo de vida que levamos e maneiras práticas de melhorar a qualidade de vida por proteger as nossas emoções.

Emoção é o oxigênio de quem escreve. Esse livro é algo que vale a pena ler.

sábado, 14 de setembro de 2013

Exaltação da Santa Cruz

A festa de hoje parece contraditória. Como podemos “exaltar” o instrumento da morte de um inocente? Paulo, no início da era cristã já dizia que a cruz é uma loucura para os pagãos, mas para nós é o sinal da vitória.Jesus venceu a cruz. Por isso ela se tornou bandeira de salvação. Agora é ponte. Era cruz… agora é luz. No antigo testamento o povo foi infiel e sofreu as conseqüências de sua infidelidade. Eram picados por serpentes e morriam. Moisés pediu uma solução para Deus e Ele ordenou que fosse feita uma serpente de bronze e elevada em uma aste. Quem olhasse para aquele objeto seria curado.
O apóstolo João certamente lembrou deste episódio quando viu Jesus elevado da terra na cruz. Lembrou que o próprio mestre dissera um dia: “quando eu for elevado da terra entendereis que Eu Sou”. Contemplemos hoje com fé a cruz de Cristo. Trazemos em nossa carne as marcas desta paixão. Hoje vamos repensar nossas dores e sofrimentos e sofrer unidos ao Senhor Jesus. Assim nosso sofrimento receberá uma dimensão salvífica. Estamos pregados na cruz que Cristo. Ontem, instrumento horrível de dor; hoje, sinal vivo e eterno de amor!
Temos duas origens para o início das Festas da Santa Cruz. Uma delas é a festa de Exaltação de Santa Cruz, realizada em Roma (dia 14 de setembro) e na Gália (03 de maio – chamada Invenção de Santa Cruz), por ocasião da descoberta da Santa Cruz por Santa Helena (fato este que se deu, segundo a historia, no dia 03 de setembro do ano de 320), mãe de Constantino.
Outra interpretação seria a recuperação e reconstituição da Santa Cruz por Heráclito, que conduziu o Santo Lenho pelo Calvário, após tê-lo reconquistado das mãos dos persas, fato esse que se deu no dia 03 de maio.
“Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, 
assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, 
para que todos os que nEle crerem tenham a vida eterna” 
(Jo 3,14-15)

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Frase

Hoje o que se semeia é o medo, a paz foi esquecida, o amor abandonado e a manipulação defendida. Anderson Menger

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

SUPERAÇÃO

Há momentos na vida onde o nosso desejo seria o de dizer para o tempo: volte!... E dizer ao pensamento pare! E dizer as recordações apaguem-se!... Há momentos na vida, que é como se o melhor fosse que a vida terminasse exatamente naquele momento. Mas... Será que é só isso, e nada mais que apenas isso? Não creio!... Não podemos crer que este fantástico ser que somos nós, como todo ser é estrutural e potencialmente fantástico, não consiga praticar a superação. A superação de superar a si mesmo, a superação de deixar o momento em seu espaço sem expandi-lo a toda uma vida tornando-o epidêmico. A superação que nos faz sorrir chorando e chorar sorrindo. Que nos leva a empunhar a espada com a mão esquerda por que a direita já foi decepada nas preliminares do combate. A superação de ir...De ir...E de ir e então chegar!... Apesar de tudo chegar!...

terça-feira, 10 de setembro de 2013

O sentido da Santa Missa

É na Santa Missa que participamos da Sagrada Eucaristia, corpo, sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, é importante participar bem dela, com ardor, vontade e devoção. E para isso é preciso conhecer bem o que é a Santa Missa.
A Missa não é simplesmente uma oração devocional, ou uma celebração a mais da Igreja; é o ato supremo da nossa fé.
A Missa, ou celebração da Eucaristia, é a presentificação do imenso Sacrifício do Calvário, onde este se torna presente no altar; não é mera representação ou apenas lembrança do Sacrifício do Senhor; é muito mais, é sua atualização, isto é, o mesmo e único sacrifício de Jesus na cruz se torna presente, vivo e verdadeiro. Não é uma multiplicação do sacrifício do Calvário e nem mesmo uma repetição. É o mesmo e único Calvário.
Mas como isso é possível se aconteceu há dois mil anos atrás?
Para nós isso seria impossível, mas não para Deus. A teologia nos ensina que as ações de Cristo não se perdem no tempo e no espaço, como nossas ações meramente humanas. As ações do nosso Redentor além de humanas são também divinas, são teândricas; por isso não se acabam no tempo.
Quando o sacerdote, pelo poder de Cristo que lhe foi dado pelo sacramento da Ordem, realiza a Consagração do pão e do vinho, estes se transformam, respectivamente, no corpo e sangue de Jesus Cristo; e, neste momento a Vítima do Calvário se faz presente em seu único e irrepetível sacrifício para atualizar a nossa redenção. É o que a Igreja chama de transubstanciação.
Após a Consagração, Cristo está presente no altar totalmente, tanto no Vinho consagrado, como no Pão divino. O que vemos é pão e vinho, o que cheiramos é pão e vinho, as cores são de pão e vinho, as essências (o mesmo que substância ou natureza) não são mais do pão e do vinho, mas Corpo e Sangue de Cristo.
A partir da Consagração a Hóstia é Jesus mesmo; e só deixará de ser Jesus se ficar estragada ou se for dissolvida em água ou em nosso corpo. Por isso, todo respeito e adoração são necessários diante de Jesus eucarístico, seja no altar da Missa ou no Sacrário; e, de modo especial quando está exposto no ostensório para adoração.
Quando passamos diante do sacrário ou do ostensório devemos fazer a genuflexão com o joelho direito até tocá-lo no chão se a saúde permitir; e fazer um breve ato de adoração ao Rei dos Reis.
A Santa Missa é também o banquete do Cordeiro Pascal que foi imolado, e que agora se dá em alimento para fortalecer a nossa fraqueza. Ao participarmos do banquete eucarístico, não só somos alimentados pela Presença real de Cristo, mas também nos unimos a seu Sacrifício e oferta de sua Vida ao Pai.
Comungar o Corpo de Cristo tem também o sentido profundo de se identificar com a grande Vítima que se oferece ao Pai pelo perdão de nossos pecados. É o que os antigos chamavam de manducação; ato sagrado de comer, mastigar, não um alimento qualquer, mas a vítima oferecida em sacrifício para se conformar com ela. São Paulo pedia aos romanos:
“Eu vos exorto, pois, irmãos, pelas misericórdias de Deus, a oferecerdes vossos corpos em sacrifício vivo, santo, agradável a Deus: é este o vosso culto espiritual”. (Rm 12,1)
Participar bem da Eucaristia e comungar adequadamente o Corpo de Cristo tem esse profundo significado: oferecer a vida em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, como o melhor culto espiritual. Quem comunga o Corpo de Cristo deve viver em Cristo, por Cristo, com Cristo e para Cristo.
Santo Inácio de Antioquia(†102), bispo e mártir, disse sobre a Eucaristia:
“Esforçai-vos, portanto, por vos reunir mais frequentemente, para celebrar a eucaristia de Deus e o seu louvor. Pois quando realizais frequentes reuniões, são aniquiladas as forças de Satanás e se desfaz seu malefício por vossa união na fé. Nada há melhor do que a paz, pela qual cessa a guerra das potências celestes e terrestres.” (Carta aos Efésios)
São Cipriano de Cartago (†258) dizia, em tempo de perseguição dos cristãos:
“Os fiéis bebem diariamente do cálice do Senhor, para que possam também eles derramar o seu sangue por Cristo” (Epístola 56, n. 1).
Na encíclica “Caritas in Veritate” o Papa Bento XVI nos recorda que no início do século IV, quando o culto cristão era ainda proibido pelas autoridades romanas, alguns cristãos do norte de África, em Abitinas, desafiaram a proibição de celebrar o dia do Senhor. Foram martirizados enquanto declaravam que não lhes era possível viver sem a Eucaristia, alimento do Senhor: “Sine dominico non possumus” – “sem o domingo, não podemos viver.” Estes mártires de Abitinas nos ensinam que também nós não podemos viver sem participar no sacramento da nossa salvação.

 Prof. Felipe Aquino

segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Frase

Dou valor às coisas, não por aquilo que valem, mas por aquilo que significam. 
Gabriel Garcia Marques.

domingo, 8 de setembro de 2013

Pesquisas Bíblicas


Quem escreveu a carta de Paulo aos Romanos? Romanos 16-22.

Qual o nome dos filhos de Noé? (Genese 5,32)

Cite o nome de 3 amigos de Daniel. (Daniel 1,6)

Cite um dos pecados capitais que se encontra em Ester 13,12.

O Senhor castiga com rigor aos que procedem com ...............(Salmo 30,24)

Cite um dos pecados capitais que se encontra em (Eclesiástico 7,39)

Cite um dos pecados capitais que se encontra em (Tobias 4,14)

O orgulho só causa ....................(Provérbios 13,10)

Cite 3 dons do Espírito Santo que se encontram em (Isaías 11,2)

Jesus nasceu em Belém de Judá, no tempo do rei ..............(Mt 2,1)

sábado, 7 de setembro de 2013

A Cadeira Vazia

Era uma singela igreja, frequentada por moradores da região daquele distante bairro de Londres. Os anos se passavam e o pequeno grupo se mantinha constante nas reuniões, ocupando sempre os mesmos lugares. 
Foi por isso mesmo muito fácil ao pastor descobrir certo dia, uma cadeira vazia. Estranhou, mas logo esqueceu. Na semana seguinte, a mesma cadeira vazia lá estava e ninguém soube informar o que estava acontecendo. Na terceira ausência, o pastor resolveu visitar o faltoso. No dia frio, foi encontrá-lo sentado, muito confortável, ao lado da lareira de sua casa, a ler e perguntou:
- Você está doente, meu filho? 
A resposta foi negativa. Ele estava bem. Talvez estivesse atravessando algum problema, ousou falar o pastor, preocupado. Mas estava tudo em ordem. E o homem foi explicando que simplesmente deixara de comparecer. Afinal, ele frequentava o culto há mais de vinte anos. 
Sentava na mesma cadeira, pronunciava as mesmas orações, cantava os mesmos hinos, ouvia os mesmos sermões. Não precisava mais comparecer. Ele já sabia tudo de cor. 
O pastor refletiu por alguns momentos. Depois, se dirigiu até à lareira, atiçou o fogo e de lá retirou uma brasa. 

Ante o olhar surpreso do dono da casa, colocou a brasa sobre a soleira de mármore, na janela. Longe do braseiro, ela perdeu o brilho e se apagou. Logo, era somente um carvão coberto de cinza. 

Então o homem entendeu. Levantou-se de sua cadeira, caminhou até o pastor e falou:
- Tudo bem, pastor, entendi a mensagem. 
E voltou para a igreja. 
Todos nós somos brasas no braseiro da fé. Se mantemos regular freqüência ao templo religioso, estudando e trabalhando, nos conservamos acesos e quentes, muita gente acha repetitivo o que se vê e se afasta dizendo já saber de tudo e no entanto, esquecem de que nada nunca é igual e que um dia é sempre diferente do outro.Mas, exatamente como fazem as brasas, é preciso estender o calor. 
Assim, acostumemos a não somente orar, pedir e esperar graças. Iluminados pelo evangelho de Jesus, nos disponhamos a agir em favor dos nossos irmãos. 
Como as brasas unidas se transformam em um imenso fogaréu, clareando a escuridão e aquecendo as noites frias, unidos aos nossos irmãos de ideal, poderemos estabelecer o calor da esperança em muitas vidas. 
Abrasados pelo amor a Jesus, poderemos transformar horas monótonas em trabalho no bem. A simples presença passiva na assembléia da nossa fé em um dinâmico trabalho de promoção social, beneficiando a comunidade. 
Pensemos nisso e coloquemos mãos à obra. 

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

O católico e a Igreja

Não se pode ser “mais ou menos católico”, isto é, aceitar uma ou outra verdade religiosa ensinada pela Igreja, deixando algumas de lado. Isso é orgulho espiritual de alguém que pensa saber mais do que a Igreja, assistida e guiada pelo Espírito Santo desde Pentecostes (cf. João 14,15.25; 16,12-13; Lucas 10,16).

O bom católico não discute o que a Igreja ensina, ele ama e vive com ação de graças o que ela lhe diz. É grato a Deus por lhe mostrar pela Igreja o caminho reto que leva à felicidade neste mundo e ao céu na eternidade. Uma oração que nunca esqueci e que fiz dela minha norma de vida. É o ATO DE FÉ:

“Eu creio firmemente que há um só Deus, em três Pessoas realmente distintas: Pai, Filho e Espírito Santo. Creio que o Filho de Deus se fez homem, padeceu e morreu na cruz para nos salvar e ao terceiro dia ressuscitou. Creio em tudo o mais que crê e ensina a Santa Igreja Católica, porque Deus, Verdade infalível, o revelou. Nesta crença quero viver e morrer”.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Frase

Elegância é usar de sutileza para criar um estilo próprio onde sua aparência é destacada pelos pequenos detalhes que todos conseguem perceber, mas que não precisam ser ditos. Anilice Schwarzer

terça-feira, 3 de setembro de 2013

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Feridas da Alma

TRATA DAS ANGÚSTIAS HUMANAS


A sociedade está em alerta. A cada ano aumenta o número de pessoas com alguma doença do grupo dos Transtornos do Humor. A depressão, por exemplo, é uma das doenças que mais incapacita pessoas no mundo. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o país com a maior prevalência da doença no último ano, com 10,8% da população apresentando o distúrbio mental.  Já o transtorno Bipolar atinge cerca de seis milhões de pessoas no planeta.  

Diante dessas enfermidades que afetam drasticamente a sociedade, o Padre Reginaldo Manzotti, após ouvir relatos das angustias de milhares de pessoas, pesquisou muito sobre o tema. Apesar do aumento de casos no século XXI, ele descobriu que essas doenças não são males da modernidade. Elas vêm desde muito antes de Jesus Cristo, apenas não eram conhecidas com os nomes atuais.

Para alentar aqueles que sofrem desse mal, o padre, que reúne multidões, decidiu escrever o livro “Feridas da Alma”. A obra, que propõe uma reflexão sobre nossas angústias e afirma que para todos esses problemas há uma solução, foi lançado neste mês, em Curitiba (PR). No mais recente livro, Padre Reginaldo procura responder aos diversos questionamentos sempre com uma linguagem simples e otimista. “Quem já não sentiu os medos e dores da angustia, depressão e muitos males que afligem a nossa alma? O que nos mantém encurvados? O que tem sido um peso em nossos ombros e nos impede de termos uma posição de esperança e confiança? Qual é o impedimento para vivermos melhor? Essas são algumas das perguntas que tento desvendar”, explica. 

Ele acredita que não há inimigos para a fé. “A Palavra de Nosso Senhor Jesus Cristo é atual e serve para todos nós. Ele nos diz: ‘mulher, homem, estás livre da tua doença. Eu te liberto da depressão. Eu te liberto da angustia. Eu te liberto desse jugo’”, completa o padre. 

Sobre Padre Reginaldo Manzotti


Uma figura religiosa de destaque no Brasil atualmente, o Padre Reginaldo Manzotti é natural de Paraíso do Norte, no interior paranaense. Nascido em 1969, foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Atualmente, é pároco da Igreja Nossa Senhora de Guadalupe, em Curitiba, e coordena a Associação Evangelizar é Preciso, que possui milhares de membros em todo o país. Já são 15 anos de sacerdócio em que, colocando-se como instrumento de Deus, o padre por suas palavras inspiradoras e seu carisma, atrai muitas pessoas. 

domingo, 1 de setembro de 2013

Jesus Pastor

Uma senhora muito devota a Deus, em sonho viu três mulheres orando de joelhos. E no sonho Jesus se aproxima lentamente da primeira mulher, acaricia e lhe dá um sorriso.
Depois passa pela segunda e lhe dá um olhar de aprovação.
Quando passa pela terceira mulher, Ele nem olha para ela.
Então a senhora pensa:
“Como Ele deve amar a primeira mulher, pois até acariciou-a. A segunda também merece o seu amor, mas a terceira não deve merecer nem mesmo o seu olhar”.
Ainda em sonho Jesus aparece à senhora do sonho e lhe diz:

“Como você está errada na sua interpretação. A primeira mulher que estava de joelhos precisa sentir o meu amor e cuidado, pois sem isso falharia na sua missão. A segunda tem a fé mais forte, mais profunda, posso esperar dela, porque ela confia em mim. Mas a terceira tem muita fé e amor para comigo. Estou treinando-a para a missão. Ela me conhece tão de perto, não depende de palavra, não desanima em nenhuma circunstância. Ela sabe que estou operando nela para toda a eternidade”.