sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

AS PENEIRAS DA SABEDORIA

Terminada a missa, o velho padre recostou-se numa cadeira para descansar. Eis que seu ministro predileto aproximou-se e lhe disse:

- Padre, vou lhe contar o que disseram do outro ministro.

O padre, com sua grande sabedoria, respondeu:

- Calma, meu ministro amado. Antes de me contar quero saber se o senhor já passou a informação pelas três peneiras da sabedoria.

- Peneiras da sabedoria? Não me foram mostradas!

- Sim, meu amado ministro. Ainda não lhe ensinei porque não era chegada a hora, mas agora escute com atenção: tudo o que for dizer aos outros, passe antes pelas peneiras da sabedoria.

- A primeira peneira - continuou o padre - é a peneira da verdade. Nela eu lhe pergunto: Tem certeza de que o que vai me contar é verdade?

Meio sem jeito, o ministro respondeu:

- Bem..... certeza realmente eu não tenho, só sei que me contaram.

O padre então continuou:

- Então, se não tem certeza, a informação vazou pelos furos da primeira peneira e repousa na Segunda, que é a peneira da bondade.

- Eu lhe pergunto: O que vai me contar é alguma coisa que gostaria que dissessem de você ou é alguma coisa que vai trazer algo de bom para alguém?

- De maneira alguma. Claro que não!, exclamou o ministro.

- Então a sua história acaba de passar pelos furos da Segunda peneira e está na terceira peneira, que é a peneira da razão. Eu lhe pergunto: Acha mesmo necessário passar adiante essa história sobre seu irmão e companheiro?

- Pensando melhor - disse o ministro -, não há necessidade.....

- Sendo assim, o assunto acaba de passar pelos furos da peneira, perdendo-se na imensa terra.

E não sobrou nada para contar.



• Você já pensou como as pessoas seriam felizes se todos usassem as três peneiras para filtrar as historias maldosas, passadas adiante?

Da próxima vez que você for tentado a falar dos ausentes, lembre-se das três peneiras.

Tenho certeza de que você não vai ter coragem de falar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário