segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Agir ou Reagir?




Um discípulo muito ousado resolveu um dia desafiar seu velho mestre, julgava-se melhor do que ele e dizia que o mestre estava com as idéias velhas e ultrapassadas. Resolveu então convida-lo para ir a rua dar longo passeio.

Durante o passeio surgiu um homem e começou então a insultar o ancião, o ancião prontamente o ouviu e logo que o homem desistiu de irritá-lo seguiu seu caminho. O discípulo criticou a atitude do mestre e disse:
- Mestre, como podes não te ofender diante da atitude deste homem?
O mestre respondeu:
- Que farias tu, em meu lugar?
Respondeu o discípulo:
- Reagiria imediatamente ao insulto.
Indagou o mestre:
- O que você acha mais importante, agir ou reagir?
Respondeu o discípulo:
- Agir. Pois reagir é dar resposta a uma ação sem refletir. O que isso tem haver com o homem? - perguntou o discípulo.
- É bem simples. O homem reagiu diante de uma situação, e quanto a mim agi diante do homem. Você disse que agir é mais importante que reagir. Então lhe pergunto: Que fez o homem a mim?
- Ofendeu-lhe gravemente.
- O que fiz ao homem?
- Perdoou-lhe, creio eu.
- Sim, perdoei-o, pois ao invés de reagir, eu agi. Se todos nós agíssemos diante das situações ao invés de reagirmos, o mundo seria bem melhor.