segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Você se decepciona facilmente?


Na vida você já sofreu decepções?

Você deve estar pensando: - Mas é lógico! quem não sofreu?

Pois é todos nós já sofremos decepções.

Você já parou para pensar que a decepção é a nossa expectativa frustrada?

Quando dizemos:

- Fulano me decepcionou ou - Puxa! Eu não esperava isso dele ou dela. Estou decepcionado!

- Pense: não foi o outro que o enganou, foi você que se enganou a respeito dele.

A decepção nada mais é do que a situação sair diferente do que esperávamos ou o outro agir diferente do que esperávamos.

Responda o teste abaixo e veja se você tem a tendência de se decepcionar facilmente.


Teste: VOCÊ SE DECEPCIONA FACILMENTE?

1. No dia do seu aniversário um amigo esquece de lhe dar os parabéns. Você:

a) Não liga, pois esquecimento acontece com todo mundo.

b) Fica muito triste e sua amizade por esta pessoa fica abalada

2. Alguém lhe pede dinheiro emprestado, prometendo pagar assim que receber o salário, porém não paga no prazo que prometeu. Você:

a) Fica pensando se você fez alguma coisa para magoá-lo.

b) Não dá importância ao fato pensando que ele estava distraído e não o viu.

3. Seu parceiro diz para você que o relacionamento acabou. Você:

a) Fica pensando que isso é muita ingratidão.

b) Procura analisar o relacionamento para ver onde você falhou.

4. Você combina um almoço com um amigo, que não vê há muito tempo, mas no dia ele não aparece e não dá satisfação. Você:

a) Fica pensando que foi uma falta de consideração.

b) Entende que previstos acontecem.

5. Você faz uma compra e o vendedor se mostra muito atencioso e amável, mas depois lhe dá o troco errado. Você:

a) Acha que ele foi amável, só para lhe enganar.

b) Pensa que foi distração.

6. Quando você presta um favor a alguém. Você:

a) Espera retribuição

b) Acha que favor é gratuito e não espera nada em troca.



Pontuação

Menos de 3 pontos – Você não se decepciona facilmente. Entende que todo mundo é passível de erros e sabe aceitar as pessoas como elas são.

3 pontos – Você sabe adaptar-se as situações quando elas saem diferente do que você esperava, mas algumas vezes se decepciona.

Mais de 3 pontos – Você coloca muita expectativa nas pessoas e assim acaba por decepcionar-se.

LEIA ESSA HISTÓRIA


Não fique na expectativa. Tome a iniciativa.
Era o dia do aniversário de Bety. Ela acordou radiante. Colocou sua melhor roupa e foi para a mesa tomar seu café da manhã imaginando que quando seu marido e filhos acordassem iam todos lhe dar os parabéns, mas não foi o que aconteceu. Sua família acordou, todos estavam apressados, lhe deram bom dia rapidamente e saíram para seus afazeres. Os meninos para a escola e o marido para o trabalho. Bety ainda acreditou que a surpresa viria na hora do almoço, porém nada aconteceu, pois seu marido ligou avisando que teria um compromisso e não poderia almoçar em casa. Mesmo assim Bety não perdeu a esperança e pensou que a surpresa estaria preparada para a noite. Acreditava que a noite haveria bolo, flores e cartões. O dia terminou e nada disso aconteceu. Bety vai para a cama sentindo-se esquecida.

Nesta hora ao analisar o que aconteceu, Bety percebeu que as coisas poderiam ter sido diferentes, se ela mesma tivesse providenciado seu bolo, flores e convidados. Não esperando que os outros fizessem isso por ela.


Dicas práticas:

• Quando formar uma idéia de alguém, pense que essa é a sua realidade, mas pode não ser a do outro.

• Use a empatia, colocando-se sempre no lugar do outro, assim você entenderá que as coisas não eram bem como você pensava.

• Procure entender que o que ocorre, quando você se decepciona, que não foi o outro que lhe enganou, mas sim você que se enganou a respeito dele.

• Identifique qual é o seu papel e qual é o papel do outro.

• Procure realizar a sua parte da melhor maneira possível, sem se perturbar com que o outro fez ou deixou de fazer.

A decepção acontece não porque alguém o enganou, mas porque você se enganou a respeito desse alguém...

Não fique na expectativa. Tome a iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário