Você já reparou que no final de ano você encontra algumas lojas fechadas e com uma placa na porta: “FECHADA PARA BALANÇO” . Se você for perguntar para quem administra um comércio o motivo de fechar para balanço, a pessoa vai dizer que é para fazer a avaliação do que deu certo, do que não deu, para no próximo ano fazer as mudanças necessárias. O que deu certo deve continuar e será dado mais atenção aqueles pontos e o que não deu certo deve ser eliminado ou modificado. Pois se não for feito esse balanço o estabelecimento corre o risco de falir. Assim também é na nossa vida; vez em quando devemos fechar para balanço para avaliar as várias áreas de nossa vida: a área familiar, pessoal, profissional, de lazer, de cuidados pessoais, nossa área emocional, espiritual e assim refletir no que está dando certo e no que não está, só assim podemos fazer as mudanças necessárias na nossa vida e o mais importante não correr o risco de ir a falência.
LEIA ESSA ESTÓRIA: FECHADO PARA BALANÇO
Carlos trabalhava numa empresa situada numa cidade vizinha e por isso ele ficava longe de casa, só retornando nos finais de semana. Assim convivia pouco com a família e quase não participava da educação dos filhos. Sua esposa sempre lhe sugeria que arrumasse um emprego na mesma cidade, embora ganhasse menos, pois a convivência com a família deveria ser mais importante que tudo.. Carlos, entretanto, alegava que não podia sacrificar o conforto dos filhos e que sua carreira profissional estava em ascensão.
Os meses foram se passando, a carga horária de Carlos aumentando e já próximo ao final do ano estava com tanto trabalho que só voltava para casa uma vez por mês. Chegara o dia de ir passar o Natal com a família, e ele ainda não havia comprado presentes para os seus filhos. Sabendo que isso seria uma decepção para as crianças, correu ao centro da cidade, mas encontrou o comércio fechado. Lembrou-se então de uma grande loja que na maioria das vezes permanecia aberta até mais tarde. Dirigiu-se apressadamente para lá, na esperança de ainda conseguir alguma coisa, mas ela também já se encontrava fechada e uma grande placa estava afixada na porta com os dizeres: “Fechada para balanço”. Sem se conformar com a situação, ainda bateu à porta na esperança de que alguém a abrisse. Então um senhor que se encontrava no interior da loja falou:- Infelizmente, não vamos poder atendê-lo agora.
- - Mas, por favor, o senhor poderia abrir uma exceção. É muito importante, pois não consegui comprar presentes de Natal para os meus filhos – insistiu Carlos, desesperado.
- Desculpe, mas é um ano inteiro de trabalho sendo avaliado. Quando fechamos para balanço, não podemos abrir nenhuma exceção para não perder o controle da mercadoria.
De cabeça baixa, o rapaz saiu decepcionado. Na sua mente vinham as palavras da esposa sobre ter mais tempo para a família. E Carlos concluiu: “Eu também preciso fechar para balanço e avaliar o que estou fazendo com a minha vida”.
Há momentos em que precisamos “fechar para balanço”e avaliar o que estamos fazendo com nossa vida se não quisermos perder o controle e declarar falência.
Responda SIM ou NÃO as questões abaixo:
a) sim b) não
2. Tem perdido a paciência facilmente?
a) sim b) não
3. Há muito não lhe sobra tempo para visitar parentes e amigos?
a) sim b) não
4. Sente-se insatisfeito com o que faz?
a) sim b) não
5. Seu sono é confortável e reparador?
a) sim b) não
6. Possui hábitos que incomodam as pessoas?
a) sim b) não7. Acumula coisas para fazer?
a) sim b) não
8. Vive perdendo a hora?
a) sim b) não
9. A família insiste que você precisa mudar em algum aspecto do seu comportamento?
a) sim b) não10. Cuida da sua saúde regularmente?
a) sim b) não
11. Há muito tempo não tira férias?
a) sim b) não
12. Pratica esporte ou tem algum tipo de lazer?
a) sim b) nãoSIM NÃO
- 2 1
- 2 1
- 2 1
- 2 1
- 1 2
- 2 1
- 2 1
- 2 1
- 2 1
- 1 2
- 2 1
- 1 2
16 à 19 pontos - A pressão emocional proveniente da sua rotina está lhe causando desconforto interior e se você não fechar para balanço em breve isso poderá causar-lhe danos emocionais e físicos.
20 a 24 pontos - Você está sob efeito das tensões emocionais provenientes das atividades da sua rotina. Precisa urgente parar e avaliar o que precisa ser mudado e o que vale a pena conservar.
• Independente do resultado do seu teste, a prática de vez em quando fechar para balanço deve fazer parte da nossa vida, pois é fazendo essa avaliação que podemos melhorar nossos relacionamento e a nossa qualidade de vida.
DE VEZ EM QUANDO FECHE PARA BALANÇO PARA NÃO CORRER O RISCO DE IR A FALÊNCIA.