sábado, 24 de julho de 2010

PERGUNTAS QUE AS CRIANÇAS FAZEM SOBRE DEUS - Primeira Parte


Fonte: EDITORA UNITED PRESS LTDA

Deus
Houve uma época, bilhões ou trilhões de anos atrás, em que não existia nada de tudo aquilo que nós vemos e admiramos hoje, como o sol, a lua, as estrelas, o mar os montes, as árvores, os animais, os homens. O espaço do universo estava vazio. A escuridão era completa, o silêncio absoluto.
Nessa época apenas um ser existia e ocupava todo o espaço.
Este ser era uma força viva, criadora, inteligente e todo-poderosa, que sempre existiu e sempre existirá e por isto nós dizemos que é eterna. A esta força criadora nós chamamos Deus.
Deus é uma pessoa; só que não tem corpo e por isto ele é invisível. Deus é espírito.
Aliás, em Deus há três pessoas: PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO; mas estas três pessoas formam um único Deus.
A nossa fraca inteligência não é capaz de compreender a realidade de um Deus em três pessoas; por isto dizemos que é um mistério; o mistério da Santíssima Trindade.

Por que Deus criou o mundo?
Deus criou o mundo e tudo o que nele existe porque Ele gosta de criar coisas, e Ele queria estar conosco. Deus criou as pessoas porque Ele queria ter amigos, homens e mulheres, meninos e meninas, a quem pudesse mostrar seu grande amor. Ele criou o mundo para que todos nós morássemos felizes nele.

Havia dinossauros na Arca?
Os dinossauros são muito populares hoje. Eles estão na televisão e nas revistinhas. Há até dinossauros de pelúcia. Os cientistas dizem que esses animais viveram e foram extintos há mais de 100 milhões de anos, por isso é natural ficar imaginando onde eles se encaixam na Bíblia. A maioria dos estudiosos da Bíblia dizem que os dinossauros morreram muitos anos antes do dilúvio, que está descrito em Gênesis. Então não havia, naquela época, dinossauros para entrar na Arca. Outra razão porque não lemos sobre dinossauros na Bíblia é porque a Bíblia não foi escrita para nos contar todas as coisas, Ela não é um livro de ciências. A Bíblia nos fala das pessoas e do plano de Deus para a nossa vida.
* A Bíblia não menciona os dinossauros, mas ela diz que Deus criou todas as coisas (Jo 1-3).

Por que Deus criou os mosquitos?
Quando estamos sendo picados por insetos, é fácil ficar imaginando por que Deus criou as pragas e outros insetos que podem nos machucar. Quando Deus criou o mundo, o fez perfeito. Somente depois que o pecado teve lugar no cenário da Criação foi que os animais e os seres humanos se tornaram inimigos, fazendo com que o homem tivesse de se defender de todos. Agora os mosquitos tentam se alimentar do nosso sangue. Eles, por outro lado, tornam-se alimento para aves e morcegos. No futuro, no novo céu e na nova terra, os animais não machucarão as pessoas nem uns aos outros. (Isaías 11,6-9)

Por que os tubarões comem gente? Por Deus criou animais que nos machucam?
Os tubarões atacam as pessoas porque são animais carnívoros. Quando estão com fome, eles atacam qualquer coisa que pareça apetitosa. Eles não procuram gente para atacar – simplesmente reagem a tudo o que chega perto deles. A melhor coisa a fazer é ser bem esperto e ficar longe dos tubarões. Quando fazemos o que não devemos, sempre causamos problemas. Como andar perto da urtiga ou brincar na rua na hora da tempestade.

Por que Deus criou as pessoas de pele vermelha, amarela, preta ou branca?
Você consegue imaginar um mundo no qual todos fossem parecidos – mesma altura, peso, cor de cabelo, comprimento do nariz, cor dos olhos, tamanho das orelhas, e cor da pele? Seria muito monótono – e como as pessoas se reconheceriam? Em vez disso, Deus criou todos os tipos de cores de pessoas. Algumas são altas; outras baixas; algumas de cor marrom; outras rosadas; algumas têm cabelos pretos e lisos; outras têm cabelos ruivos e anelados. Todas são especiais para Deus. Você não ama as diferenças e o que faz você tão especial? Deus ama.

Deus criou gente em outro planeta? Existem seres diferentes no espaço?
Embora muita gente fale em criaturas espaciais, ninguém sabe ao certo se há vida em outros planetas. A maior parte das conversas sobre outras formas de vida vem dos filmes de ficção e do que as pessoas imaginam que poderia ser verdade. Mas se há vida em outras partes do universo, Deus está no controle porque Deus está no controle de todo o universo. Deus criou tudo, e Ele é o Deus de todas as vidas em todos os lugares, não importa onde. (Colossenses 1,16)

Como Deus fez Adão e Eva? Por que Deus formou Eva da costela de Adão? Por que Deus nos fez do pó?
Deus fez Adão e Eva, os primeiros seres humanos, usando material que Ele já havia criado. Deus formou Adão com a aparência que desejou e depois o trouxe a vida. Deus fez Eva de uma parte de Adão, para que ela combinasse com ele perfeitamente. (Gênesis 2.7,21-22) versículos relacionados (Gênesis 1. 26- 2. 25; 3. 19; 1Timóteo13)

Por que existe a morte?
Quando Adão e Eva desobedeceram a Deus e comeram o fruto, o pecado entrou no mundo. Aquele foi o primeiro pecado. E quando o pecado entrou no mundo, a morte veio com ele.
Existem 2 tipos de morte, e ambos vieram sobre Adão e Eva e sobre o mundo.
Primeiro: existe a morte física. Daquele momento em diante, todas as plantas, animais e seres humanos morreriam. Adão e Eva não morreram naquela hora, mas posteriormente, morreriam.
Segundo: existe a morte espiritual. Isso significa estar separado de Deus, sendo seu inimigo em vez de amigo. Essa morte veio para Adão e Eva, e para todos nós, no momento em que desobedeceram a Deus.
A única maneira de evitar a morte para sempre é confiar em Cristo. Por isso Jesus veio à terra. Para morrer em nosso lugar, por nossos pecados, para que tivéssemos a vida eterna.
Não seria certo ou justo para Deus simplesmente perdoar a todos. Há um preço a ser pago pelo erro cometido. O salário do pecado contra Deus é a morte, morte eterna. Mas Deus nos amou tanto que enviou Jesus, seu único Filho, para pagar o alto preço. Jesus fez isso ao morrer na cruz em nosso lugar. Agora todos podemos ser perdoados se confiarmos em Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário