domingo, 25 de julho de 2010

O Que o Povo Pergunta


Fontes: O QUE O POVO PERGUNTA”. .4º EDIÇÃO.Pe. ARTUR BETTI; ED. VOZES e “A IGREJA DO DEUS VIVO - FREI BATTISTINI

IGREJA CATÓLICA
Católica quer dizer Universal. Foi fundada por Jesus Cristo quando disse a Pedro: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja. Pedro foi o 1º Papa. Jesus disse a Pedro: tudo que ligares na terra, será ligado no céu, e tudo o que desligares na terra será desligado no céu. Daí vem a autoridade do Papa.
Todas as outras religiões foram fundadas por pessoas.
A Igreja precisa de um território geográfico?
Uma área geográfica, independente, autônoma, é necessária para que a Igreja possa exercer, livremente, sua missão. Se o Papa não fosse livre, outras nações poderiam até influenciar diretamente sobre a pastoral da Igreja, como já aconteceu no passado, lamentavelmente.

IMAGEM
Imagem é recordação, lembra algo, além dela, fora dela. Imagem sacra recorda uma pessoa santa, alguém que viveu a fé. Nunca a imagem é um ser em si mesmo, aí deixaria de ser imagem, passaria a ser realidade.
Deus manda Moisés fazer 2 querubins de ouro e colocá-los por cima da Arca da Aliança. Manda, também, fazer uma serpente de bronze e colocá-la por cima duma haste, para curar os mordidos pelas serpentes venenosas, e esteve exposta no templo 200 anos 2Rs18,4.
Manda ainda, a Salomão enfeitar o templo de Jerusalém com imagens de querubins, palmas, flores, bois, leões etc. (I Reis 6,23-35 e 7,29)
Gedeão, juiz de Israel, fabricou com ouro, uma figura de Javé a quem os israelitas prestavam culto. Jz18,31
Micas, fez uma efígie de prata de Javé e estabeleceu um santuário para prestar-lhe culto. Jz18,31
O rei Davi, tinha em sua casa imagens divinas. 1Sm19, 11-13
Eram abundantes a quantidade de imagens, pinturas, estátuas e ornamentos que enchiam o grandioso templo de Javé, em Jerusalém.
Não se trata de adorar uma imagem, mas sim de adorar a Deus, através do estímulo que a imagem pode oferecer.

O USO DAS CINZAS NA QUARTA FEIRA DE CINZAS:
O uso das cinzas na liturgia, significa fragilidade do homem atingido pelo pecado. Pelo pecado o ser humano se tornou mais miserável do que o pó. E para expressar essa verdade concretamente a Bíblia nos diz que os penitentes se sentavam nas cinzas e cobriam-se de sacos. Fazia-se isso abertamente como uma penitência ou confissão pública. Tem este sentido também para nós. A Igreja vem, realmente, todos os anos, na abertura da quaresma, na Quarta feira de cinzas, impor as cinzas e fazer o convite: “Arrependei-vos e crede no evangelho”. (Mc. 1,15)

PROCISSÕES
Vemos claramente com a Bíblia nas mãos, que a Arca da Aliança, com seus anjos de ouro, não foi somente colocada num lugar de honra e destaque, onde se celebrava o culto, mas também levada pelos sacerdotes, solenemente, em procissão, dando voltas pela cidade, tocando trombetas. Foram diversas procissões. Ainda hoje realizam-se procissões, cujas imagens são, a exemplo dos querubins na Arca, conduzidas para lembrar os heróis do cristianismo, pedindo também, sua intercessão.

CONFISSÃO
Cristo fez, realmente questão de dar-nos o perdão divino, através da sua Igreja, pelos apóstolos (homens), dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados lhes serão perdoados, e aqueles a quem os retiverdes lhes serão retidos. (Jo 20,22-23)

A CRUZ
Deus não fez o milagre de tirar Cristo da cruz, foi para dizer que a humanidade não pode ser salva a troco de milagres e mais milagres, mas sim pelo amor gratuito na cruz. É assim que a cruz é exaltada por São Paulo e colocada, com destaque, em todos os lugares mais especiais onde os cristãos vivem, se reúnem e celebram.
Cristo abraçando a cruz por amor, converteu, realmente, este símbolo de morte em instrumento de vida e salvação, tirando o pecado de muitos (Hb 9,28). Deu-nos, pelo sofrimento da cruz, a maior prova de amor.
A cruz, lembra-nos o quanto Deus nos amou e ainda nos ama. Não existe outro símbolo mais expressivo que nos recorde, com tanta intensidade, o amor de Cristo por nós todos. Ela é o símbolo do amor, acima do sofrimento e da dor.
Cristo crucificado não representa um pobre coitado, morto sem poder defender-se dos malvados. “O Pai me ama, porque dou a vida para depois retomá-la. Ninguém a tira de mim. Sou eu que a dou”. (Jo 10,17-18)
A glorificação da cruz na Sexta feira santa ou em qualquer outro dia, significa que, pelo símbolo da cruz, estamos nos gloriando de Cristo, o Filho de Deus que, por nós e por nossa salvação, pendeu na cruz, mas está vivo, verdadeiro e ressuscitado.
O beijo da cruz nos lembra, mais profundamente, o quanto Cristo realmente sofreu, cheio de amor por nós, por causa de nossos pecados, e o quanto lhe devemos ser gratos.

PADRINHO E MADRINHA

Padrinho deve ser uma pessoa com base cristã, para servir de exemplo ao recém batizado.
Padrinho e madrinha devem ser como que um segundo pai e uma segunda mãe. São benfeitores, na oração pelos afilhados, animando-os e ajudando-os. Os padrinhos, embora não sejam necessários para a validade do sacramento, são uma força inegável para o afilhado. Padrinho, é também sinônimo de benfeitor, de cooperador. (Fm 1,1)

CRISMA

A Igreja fiel a Bíblia, continua celebrando este sacramento, da vinda do Espírito Santo, chamado de Crisma, por causa do óleo misturado com perfume, usado na cerimônia e que se chama em grego, “Crisma”. Texto Bíblico sobre celebração da Crisma: “E os que ouviram, foram batizados em nome do Senhor Jesus. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo”, ou seja o sacramento da Crisma. (At. 19,5-6)

ANJOS
Depois da Ascensão de Jesus, os apóstolos ensinavam no templo e os sacerdotes tinham inveja da multidão, então prenderam os apóstolos. Mas de noite, um anjo do Senhor, abriu as portas do cárcere e conduziu-lhes para fora. (At. 5,17-20)
Ao rezarmos a oração do Santo Anjo, pedimo-lhe que ele, em nome de Deus, nos proteja e nos guarde de todo mal, principalmente do pecado e da morte eterna.
Os anjos celestiais são, biblicamente, expressão viva e concreta de que Deus nos guia e nos acompanha, em cada instante de nossa caminhada neste mundo.

SANTOS
O povo pedia a Samuel e a Jeremias que rogasse a Deus por eles. Por isso nós também pedimos pela intercessão dos anjos e santos.
Mesmo assim, ninguém poderá negar, como verdade bíblica, que Jesus admitiu intermediários. Pedro, de joelhos, orou e fez Tabita recuperar a vida (At. 9,40). A Mãe de Cristo intercedeu em favor dos noivos, e o Senhor Jesus atendeu-a, transformando a água em vinho (Jo 2,1-12). A Cananéia rogou por sua filha adoentada, que estava longe, e Jesus a curou (Mc.7,29-30). Ele ouviu da mesma forma, a súplica do centurião romano, cuja fé foi elogiada, em favor do empregado adoentado (Lc.7,7-9). O que dizer, ainda, sobre o pedido da irmã de Lázaro? (Jo.11,9-45); sobre a súplica de Jairo, que solicitava a cura da filha? (Mc.5,21-24) ; ou sobre aquele outro pedido insistente: “Senhor, ensina-nos a orar”. E se hoje essas mesmas pessoas: Nossa Senhora, a Cananéia, o centurião, Pedro, etc. e tantas outras, intercedessem por nós, no céu, não seriam atendidas?

IRMÃOS
Na Sagrada Escritura, eram considerados irmãos, todo tipo de parentesco; primos, tios... Jesus chamava de irmãos seus discípulos. Ló e Abraão, se chamavam de irmãos e eram, tio e sobrinho. (Gn. 12,8; Gn.13,8; Gn.14,14).
Maria, mulher de Cléofas, é mãe de Tiago, José, também de Judas, pois este se considerava irmão de Tiago. (Jo 1,1) Igualmente é mãe de Salomé e de outros (Mc. 15,40). Portanto, Tiago, José, Judas, Salomé e Simão, são filhos da irmã de N. Senhora chamada Maria. Segundo o costume dos hebreus chamavam-se de irmãos entre si.
Concluindo: Os irmãos do Senhor, na Bíblia, como acabamos de ver, não tem o sentido de irmãos de sangue, como alguns pretendem interpretar.
A pergunta lançada pelos judeus a respeito dos irmãos de Jesus, na Bíblia, compreende primos, parentes e até discípulos do Senhor. Em nenhum lugar da Bíblia os tais “irmãos” do Senhor se dizem filhos de Maria, Nossa Senhora.
Também a expressão bíblica de Mt. 1,25, dizendo que José não conheceu Maria “até que” deu à luz seu filho primogênito, não é base nenhuma para se concluir que, depois disso tiveram outros filhos. Se assim fosse, dizendo que o corvo que saiu da arca de Noé, não voltou “até que” as águas secassem, estaríamos afirmando que, após o dilúvio, o corvo retornou (Gn.8,7). E o salmo 109 ou 110, 1, que ordena: “Assenta-te à minha direita, “até que” ponha os teus inimigos por escabelo por teus pés”, quererá dizer que depois disso, ele deixou de se assentar à direita de Deus? Se por acaso, alguém, sem suficiente fundamentação, chegar a outras conclusões, a respeito deste assunto, envolvendo a pessoa de Nossa Senhora, saiba que a Igreja, interpretando os textos bíblicos, jamais hesitou em proclamar a virgindade perpétua de Maria, entendendo-a como uma necessária entrega e pertença absoluta a Deus, resumida no “Sim” total de Maria, dado ao projeto divino.

VÍCIOS
Todo exagero prejudica a pessoa. Mesmo os remédios e a comida, em demasia, têm efeitos negativos. Deus nos deu a inteligência, para podermos distinguir o bem do mal, o excesso da moderação. Que cada cristão, portanto, no uso da razão, seja adulto, equilibrado e saiba governar-se com maturidade, sem necessidade de vigilâncias, conforme salientamos, no início.

SORTEIOS
Biblicamente, havia também sorteios de terras, animais, objetos. Havia o jeito bom, limpo e sagrado de sorteios com seriedade como se faz tradicionalmente ainda hoje. Se faz numa forma de colaboração espontânea e fraternal. O sorteio não pode ser condenado, nem considerado, sem mais, anti-bíblico.

ESPORTES
Muitas pessoas cultivam o hábito de praticar, em horas livres, algum esporte. Esse é, em princípio, um hábito sadio. O esporte, quando praticado com respeito, lealdade e amizade, desenvolve a personalidade, leva à disciplina e contribui para a saúde do corpo e da alma. O que se deve evitar, evidentemente, é ser escravo dos jogos. O excesso deve também ser evitado, por ser prejudicial à saúde, à família, ao cumprimento das obrigações, à prática religiosa, etc.. 1Cor 9,24-25

PURGATÓRIO
Conforme a mente da Escritura, é sinônimo de “prisão” passageira, cadeia, (Mt. 5,25-26) ou de travessia de um “fogo” purificador (Icor. 3,15). Não é punição, nem castigo de Deus, mas uma exigência purificadora do próprio amor da criatura imperfeita, diante do amor perfeito de Deus (Is.33,14). É uma questão de justiça: “...esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça”. (2Pe. 3,13)
Purgatório não se confunde, portanto, com um terceiro caminho, como algumas pessoas erroneamente interpretam.
PURGATÓRIO é um estado transitório de purificação. É o estágio em que as almas dos justos completam a purificação de suas penas devidas pelos pecados já perdoados, antes de entrar no céu.
A existência do purgatório se prova pela Bíblia, pela Tradição e pela razão:
Na Bíblia:
a) Os soldados judeus rezavam pelos seus mortos na guerra, para que seus pecados fossem perdoados. “E puseram-se em oração para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido”(2Mc 12,42) (2Mc 12,43-46). Judas Macabeu e seus soldados estavam profundamente convencidos de que podiam libertar dos pecados os seus amigos mortos através das orações e sacrifícios.
Obs: Os protestantes, para negar a existência do purgatório, dizem que os livros dos Macabeus não são inspirados. Este é um sistema por demais simplório, pois nenhum protestante tem condições de dizer quais são os livros inspirados e quais não são.
b) “Todo o que falar contra o Espírito Santo, não alcançará perdão nem neste mundo nem no que há de vir”(Mt 12,31-32). Aqui Jesus admite a possibilidade de que as penas dos pecados podem ser perdoados depois da morte.
c) “Se a obra de alguém se extinguir, sofrerá a perda. Ele mesmo, porém, será salvo, mas passando de qualquer maneira pelo fogo”(1Cor 3,15). Aqui São Paulo admite claramente que aquele cujas obras forem imperfeitas no momento da morte se salvará, mas primeiro deverá passar pelo purgatório para se purificar.
A RAZÃO DEMONSTRA A EXISTÊNCIA DO PURGATÓRIO “Nada de impuro ou manchado pode entrar no céu”(Is 35,8; Sb 7,25; Ap 21,27). Se uma pessoa morre em pecado venial, não pode ir para o inferno mas também não pode ir direto para o céu, pois “nada de impuro pode entrar na Jerusalém Celeste”(Ap 21,27). É claro que deve existir um estado intermediário em que as almas dos mortos possam se purificar e depois subir para a glória de Deus, para gozá-lo eternamente, face a face: é o purgatório.
CONCLUSÃO: Continuemos rezando pelos nossos mortos, pedindo a Deus que lhes dê descanso e paz eterna. É o melhor que podemos fazer por aqueles que nos ensinaram muitas coisas na vida.

VELAS E FLORES NO CEMITÉRIO
Velas acesas, no cemitério, e flores, embelezando as sepulturas, nos querem lembrar, por um lado, a alegria do céu, e por outro lado, o carinho e a saudade sentidos pela pessoa falecida, além da própria realidade passageira de nossa existência terrena.

INFERNO
Inferno é fogo misterioso, mas real e verdadeiro (Ap. 21,8; Jd.1,7; Mt.25,41; Mt.18,9; Mt. 13,40-42). É o tormento de sentir-se rejeitado. É a frustração total da criatura por Ter perdido o seu criador (Lc. 16,23-26). Não é porém, aniquilamento, como alguém pode imaginar ou pretender interpretar.
Deus não poupou nem os anjos que pecaram, precipitando-os no inferno (2Pe.2,4-5). Deus é bom, mas justo (Rm.1,18). Por isso, demônios ou anjos maus, precipitados no inferno, não são um produto da mente humana, da sua fantasia, mas têm sua existência real, manifestada e sentida na maldade do homem, da sociedade e do mundo.

VIDA NO CÉU Mt 22,30 – Lc 20,35-36 – Mc 12,25
“No céu seremos parecidos aos anjos e ninguém mais se dará em casamento. A felicidade de uma mãe no céu, não lhe será diminuída se um filho for parar no inferno, porque os bem aventurados compreenderão e atacarão a justiça de Deus. Não fosse assim, o próprio Deus seria infeliz, ao ver alguém, feito a sua imagem e semelhança, rejeitar a salvação. Ele mesmo porém expulsou os anjos que pecaram, precipitando-os no inferno (2Pe 2,4).

JAVÉ - JEOVÁ
JAVÉ É o nome que Deus deu a si mesmo, quando Moisés lhe perguntou qual o seu nome. Mas não é propriamente um nome. “JAVÉ” (YAHWEH) quer dizer: “Eu sou aquele que sou”.
JEOVÁ É uma tradução errada de “Yahweh” (Javé). Os judeus tinham excesso de respeito com o nome de Deus em vão. Então, por medo de usar indevidamente um nome tão sagrado, os judeus passaram a escrever “Javé”, somente com as 4 consoantes, sem as vogais. Então ficou YHWH. Posteriormente eles colocaram nessas consoantes as vogais da palavra “Adonai”. E nessa transcrição, feita na língua deles, o “a” passou a ser “e” de onde surgiu “Yehowah”(Jeová). Portanto, Jeová é uma tradução errada de Javé, mas tem o mesmo significado. Quer dizer “O Senhor” ou simplesmente “Deus”.
ADONAI quer dizer, Meu Senhor; meu Deus; ou meu Mestre.

SIGNIFICADO DOS NOMES DE ANTIGAMENTE
Entre os Semitas, descendentes de Sem, os nomes próprios significavam a vocação que a pessoa havia recebido de Deus, ou alguma intervenção de Deus na vida da pessoa, como um nascimento providencial ou mudança de profissão por ordem divina.

TRAJES
A vida social, cultural e religiosa tem seus usos e costumes, ligados a um povo, a uma época e a um lugar.
Árabes, japoneses, africanos, indígenas, etc, vestem-se ou se despem conforme os seus usos e suas tradições. Nós, ocidentais, nos adaptamos geralmente aos ambientes, às estações do ano e ao próprio costume.
No Deuteronômio 22,5, lemos que a mulher não deve usar roupas masculinas. Não se tratava, evidentemente, de proibição de uso de calça comprida, para o sexo feminino, como muitos, numa interpretação abusiva, pregam, pois, segundo os costumes daquela época, nem os homens usavam calças, adotando apenas o uso de túnicas, vestes, por sua vez, semelhantes a vestidos.
“E fez o Senhor Deus a Adão e sua mulher túnicas de peles e os vestiu”Gn3,21; “E como óleo precioso sobre a cabeça desce sobre a barba, a barba de Aarão e que desce a orla de seus vestidos” Sl 132,2 ou 133,2; “Que vieram homens de Siquém, de Silo e de Samaria; oitenta homens, com a barba raspada e os vestidos rasgados” Jr 41,5; “Tu os sustentaste durante 40 anos no deserto, e não faltou nada: os seus vestidos não se fizeram velhos e os seus pés não se magoaram” Ne 9,21; “...tirou de si seus vestidos e cobriu-se de sacos...”Jn 3,6.
“Então tomaram a túnica de José e mataram um cabrito, e tingiram a túnica no sangue” Gn 37,31; “E enviaram a túnica, de várias cores, conhece agora se esta será ou não a túnica do teu filho. E reconheceu-a , e disse: é a túnica do meu filho” Gn37,32-33.
“...Trazei depressa o melhor vestido, e vesti-lho...” Lc15,22. Assim vimos que a Bíblia não diz em lugar nenhum que calça comprida é roupa de homens. A calça comprida para homens é um estilo que entrou em uso na sociedade em 1820 d.c. , na França (Enciclopédia Mirador Internacional, livro 18, página 10085, letra E). as mulheres começaram a usá-la no século XX. O mundo Bíblico, não conhecia a calça comprida. É ignorância pensar que roupa masculina proibida para mulheres segundo Deuteronômio 22,5 fosse calça comprida.

ESPIRITISMO
“Não se achará no meio de ti quem pratique a adivinhação, o sortilégio ou agouro, a magia, o espiritismo, a evocação dos mortos, porque todo homem que fizer tais coisas constitui uma abominação para o Senhor” (Dt 18,9-14)
“Se uma pessoa recorrer aos espíritas, adivinhos, para andar atrás deles, voltarei minha face contra essa pessoa e a exterminarei do meio do seu povo. Qualquer mulher ou homem que evocar os espíritos ou fizer adivinhação será punido de morte” (Lv 20,6.27; Is 44,24-25).

ADIVINHAÇÃO E FEITIÇARIA

“O homem não conhece o futuro” (Ecl 10,14).
“O Senhor falou a Moisés: Não praticareis adivinhações nem sortilégios”(Lv 19,26).
“Não deixarás viver nenhuma feiticeira” (Ex 22,18).
Ver também: Jr 29,8 – Os 4,12 – At 8,9-11 ; 16,16-18 – At 13,4-12.
O ser humano, feito à imagem de Deus, livre, espiritual, capaz de realizar grandes coisas, quando se rebaixa a acreditar na superstição, rebaixa também sua capacidade de pensar, refletir, raciocinar e se entrega ao medo e à autodestruição.
Livro para aprofundamento (Albino Aresi, O Homem total, 13º edição, página 254).

REENCARNAÇÃO é completamente contrária à Bíblia e à ciência.
Definição de reencarnação: é a teoria que ensina que as almas dos que morrem deverão voltar e se reencarnar nos outros corpos para se purificarem dos pecados.
Demonstração:
a) “Está estabelecido para os homens que morram uma só vez e depois disso haverá o juízo”(Hb9,27). Nestas palavras não há dúvida. Morre-se uma só vez. É a palavra Divina. Quem acredita na palavra de Deus deve absolutamente recusar a reencarnação.
b) Jesus respondeu ao bom ladrão: “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no paraíso”(Lc23,43). Era um ladrão e assassino. Pela lógica reencarnacionista deveria reencarnar várias vezes para apagar seus pecados. Mas Jesus lhe diz: “Hoje estarás comigo no paraíso”. Não há reencarnação!
c) “Teremos que comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, coforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo”(2Cor 5,10). Esta também é palavra de Deus e nega que haja alguma reencarnação. Admitir reencarnação é negar Cristo porque:1º Jesus veio ao mundo para nos salvar;
2º Salvou-nos pela sua Paixão e morte na cruz;
3º Quem tem fé em Jesus e pratica o bem está salvo.
Se uma pessoa, ao morrer, para se purificar dos seus pecados, deve reencarnar, De Que Valeu A Morte De Jesus? De Que Valeu A Vinda de Jesus ao Mundo?
Quem acredita na reencarnação se torna inimigo de Cristo, pois nega toda a obra de amor e de redenção por Ele realizada a favor de toda a humanidade. Quem acredita na reencarnação não é Cristão, mas pagão.
“O Sangue de Jesus Cristo nos purifica de todo pecado”(1Jo1,7).
Ver também 1Cor 15,12-19 - Jo 5,28-29 - Ap 5,12-13.

Palavras de um espírita brasileiro: Carlos Imbassay de Mello “Nem o sangue de um Deus pode redimir os pecados”.
Estas palavras constituem a negação total de Cristo e de toda a sua obra de redenção. Estas palavras atingem Deus na sua essência.

Todo cristão sabe que Deus é amor total. E por isso é também perdão total. O Deus dos espíritas é um Deus longe, incapaz de perdoar, um Deus que não se interessa por nós. Um Deus calculista, vingador.
Eu prefiro o meu Deus que é amor, perdão, compreensão, bondade e misericórdia. Eu prefiro o Deus dos profetas, dos Apóstolos, dos Santos padres, da Bíblia. Prefiro o meu Deus de minha Igreja Católica. Um Deus que é pai.
Jesus nos ensinou rezar assim: “Pai Nosso...perdoai-nos as nossas ofensas...”.
Temos que fazer uma escolha entre o espiritismo e Cristo. O espiritismo ensina que não há perdão, que Jesus e Deus não têm capacidade de perdoar. Ao mesmo tempo Jesus nos ensina na oração a pedir perdão a Deus. Quem tem razão? Eu fico do lado de Cristo, porque Ele me ama, morreu por mim, ressuscitou e é a Verdade em pessoa.
E também sei por experiência que Deus perdoa os meus erros quando, arrependido, lhe peço perdão.
Hb 9,27: “E como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disto o juízo”

COMO ERA A PALESTINA NO TEMPO DE JESUS Quem dominava a palestina era o império romano. Na palestina moravam:
os herodianos- eram os ricos funcionários do império romano;
os fariseus- eram amigos dos sacerdotes e dos ricos;
os publicanos- eram cobradores de impostos do império;
os sacerdotes- cuidavam da religião;
os soldados do império;
os escravos;
e o povão- que eram pobres e esquecidos.
Alguns desses moradores tinham plantações de: uvas, azeitona, laranja, trigo... outros tinham barco de pesca, outros eram pastores de ovelhas, outros cuidavam de vacas, bois, camelos. Outros faziam jarras, copos e potes de barro. E os escravos trabalhavam sob o chicote, não recebiam dinheiro., só um pouco de comida. Também existiam muitas Igrejas- eram chamadas sinagogas. Era uma região montanhosa, com estradas ruins e perigosas.

ESCRIBAS - eram os professores de religião.
SADUCEUS - era uma seita religiosa de tendência cética e materialista.
SINÉDRIO - era o conselho supremo.
Irmão em hebraico sig: primo ou parente.
Hora terceira—nove da manhã.
Hora sexta—meio dia.
Hora sétima—uma hora.
Hora nona—três horas da tarde.
Hora décima—quatro horas da tarde.
Estádio—igual a km.
Calvário – crânio.
Hebreu – toda pessoa que acreditava no Deus Vivo
Jesus – palavra hebraica e significa: Salvador
Messias - Cristo – significa “Consagrado por Unção”. (veio de Deus)
Herodes – nome de uma família de governadores e reis.

Como eram os judeus do tempo de Jesus:
Os judeus professavam profundo desprezo pelos estrangeiros (de outra região)
Os judeus ignoravam o nascimento do salvador em Belém.
Os judeus do sul desprezavam os galileus.
A lei judaica permitia caminhar apenas uma pequena distância no dia de sábado—1000 m.
No mês de setembro, os judeus habitavam durante uma semana em cabanas de folhagens, em lembrança da permanência dos hebreus no deserto.



Jesus chorou duas vezes:
1º Na morte de Lázaro, depois o ressuscitou. Lázaro está morto. Ele faz lembrar muitas comunidades que se acomodam e não transmitem mais a vida. Jesus chora. Seu amor é compassivo e solidário. Mas seu choro pode ser pela realidade de morte provocada pelo egoísmo de homens que só pensam em seus interesses.

2º Domingo de Ramos, em cima de um burrinho, na entrada de Jerusalém. Quando Jesus viu Jerusalém começou a chorar. Como todo o povo, Jesus gosta profundamente dessa cidade. Todos os anos ele ia com sua família, em romaria, para participar das festas comemorativas das ações de libertação de Deus para com o povo de Israel. Mas o choro de Jesus não é apenas pela emoção de ver a cidade querida. Suas lágrimas são de tristeza porque Jerusalém se tornou uma cidade orgulhosa e exploradora dos pobres. É ali que moram os que articulam o poder político, econômico e religioso.
As conseqüências deste poder ele mesmo sofrera na carne juntamente com sua família e todas as famílias trabalhadoras da Galiléia.
Jesus conhece a vida das crianças, mulheres e homens marginalizados pelo sistema religioso do templo. Jesus sabe o que significa para uma família ter de trabalhar sem descanso para o seu sustento e ter de dar até 70% para o governo e para o templo.
Jesus conhece a vida dos sem terra, dos pescadores, desempregados, doentes, abandonados, caídos à beira do caminho... E ele chora.
Jesus conhece a vida das mulheres encurvadas, dos possessos pelo espírito da ideologia dos poderosos, das viúvas sem futuro, dos pecadores, dos leprosos, dos impuros, dos famintos...E ele chora. Jesus chora porque sabe que a causa destes males está em Jerusalém.

Os Reis Magos
A tradição popular diz que eram reis, mas não sabemos, porém deveriam ser sábios, astrônomos, ou astrólogos. Os presentes:
Ouro – Significa que Jesus é Rei.
Mirra – Significa que desde o seu nascimento Jesus estava destinado a sofrer por nós.
Incenso – Porque Jesus é Deus.

Por que batizar as crianças
Batizar as crianças é conforme a Bíblia
a) O Batismo nos torna filhos de Deus e herdeiros do Céu: “Quem crer e for batizado, será salvo”; “Quem não renasce da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino dos céus” (Jo3,5). As crianças também têm o direito de tornar-se filhos de Deus! Quem pode tirar este direito às crianças?
b) As crianças recém nascidas não têm nenhum pecado atual, por isso não é preciso nenhum arrependimento para serem batizadas. O arrependimento só é necessário para os adultos, capazes de pecar.
c) Jesus disse; “Ide, pois, ensinar todas as gentes, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”(Mt28,19; Mc16,16). Jesus diz: batizai todas as gentes. Será que para os protestantes criança não é gente?
Nos Atos dos Apóstolos se lê que estes batizavam famílias inteiras. Ora, nas famílias há sempre crianças:
a) “Então, naquela mesma hora da noite, ele cuidou deles e lavou-lhes as chagas. Imediatamente foi batizado, ele e toda a sua família”(At 16,32-33). As crianças fazem parte da família.
b) Lídia, vendedora de púrpura, “foi batizada juntamente com toda sua família” (At 16,14-15).
c) “Batizei também a família de Estéfanas” (1Cor 1,16).
Nessas 3 vezes em que os apóstolos batizaram, ewles o fizeram por infusão e não por imersão, pois não havia nem rios nem riachos, estavam em casa ou no cárcere.
Conclusão: numa localidade da roça, um padre estava batizando 40 crianças na frente da Igreja. Um pastor estava olhando do lado oposto da praça, com a Bíblia, e disse a um jovem: “Fala com o padre. Se encontrar na Bíblia onde está escrito de batizaras crianças, vou lhe dar um milhão”. O padre mandou de volta o jovem: “Se o pastor me encontrar na Bíblia onde está escrito que só deve batizar os adultos, dou-lhe 10 milhões”. O pastor sumiu, todo vermelho. Criança é gente como a gente. Tem direito de se tornar filho de Deus.


Graal
Significa vaso, cálice ou taça grande. O Santo Graal, segundo as lendas e livros da cavalaria medieval, era o cálice da última ceia, do qual se serviu Jesus Cristo para instituir a Eucaristia. Neste mesmo cálice José de Arimatéia teria recolhido o sangue que corria das feridas do Cristo crucificado. O fiel amigo de Cristo teria levado depois o vaso sagrado da Palestina para uma região longínqua e misteriosa da Europa. Seria todo ele talhado num bloco único de esmeralda. Acreditava-se que dele fluía um líquido prodigioso e inesgotável, que comunicava força e juventude perene aos que bebiam.


Tau, sinal Bíblico
Tau, última letra do alfabeto hebraico. O Tau é a mais antiga grafia em forma de cruz. Na Bíblia é usado como ato de assimilar. Marcar com um sinal. E muito familiar na Bíblia. Assinalar significa lacrar, fechar dentro de um segredo, uma ação. É confirmar um testemunho e comprometer aquele que possui o segredo. O Tau é o selo de Deus; significa estar sob o domínio do Senhor, é a garantia de ser reconhecido por Ele e ter a sua proteção. É segurança e redenção, voltar-se para o Divino, sopro criador animando nossa vida como aspiração e inspiração.


Os fariseus e as leis
Jesus discute com os fariseus e saduceus sobre o mandamento mais importante da Lei. Os estudiosos da Lei apresentavam 613 preceitos: 248 eram mandamentos positivos e 365, proibições. Uma para cada dia do ano. Todos aceitavam isto.
A briga era, qual deles era o primeiro, o mais importante. Amarás o Senhor teu Deus de todo coração... Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Este é o maior e o mais importante mandamento da Lei que, inclusive, resume toda a Lei e Profetas.

Por que Deus demorou mandar o Salvador?
Depois do pecado de Adão, Deus demorou muitos anos para mandar o Salvador. Ele queria que o homem conhecesse melhor a gravidade e a desgraça do pecado e sentisse também que só Deus tem poder para salvá-lo.
Sacer-dote = Sagrado dote de Deus.