quinta-feira, 29 de abril de 2010

REENCARNAÇÃO

Fonte: Livro Religião Também se Aprende. Editora Santuário

Pergunta: Eu sempre achei muito interessante a doutrina espírita da reencarnação. Por que a Igreja Católica rejeita esta explicação do destino do ser humano?

 Resposta:
Eu compreendo o seu interesse pela reencarnação. Hoje em dia muitos católicos se sentem atraídos por essa doutrina, que, à primeira vista, esclarece bem o mistério da existência humana. Mas este deslumbramento é fruto de uma confusão. Por hoje vou me limitar a explicar por que essa interpretação da vida humana é contrária à nossa fé e não pode ser aceita pelos católicos. O Evangelho fala de ressurreição da carne, coisa muito diferente.

De fato, não sei se Você já reparou que, para quem crê na reencarnaçãao, a pessoa humana se reduz ao seu espírito. O corpo não tem valor. É só um invólucro descartável do espírito. Os espíritos vão assumindo em cada existência um corpo diferente, até que, purificados e libertados do corpo, chegam à perfeição. Mas assim nós perdemos a própria identidade. Eu seria apenas uma fase da trajetória dum espírito, que foi um soldado romano, depois um comerciante árabe, depois uma escrava no Brasil do século passado e será ainda não sei o que, se não acabar de se purificar na existência atual. Quem vai ser feliz afinal depois de todas essas encarnações? Eu? O soldado romano? Alguma das pessoas que viveram realmente? Não. Nenhuma dessas pessoas de carne e osso, apenas o espírito desencarnado!

Para o cristão, ao contrário, a pessoa humana não é só o corpo, como pensam os materialistas, mas também não é só a alma. Deus cria cada um como uma unidade de corpo e alma, com sua identidade própria de homem ou mulher, de brasileiro ou chinês. Sou eu mesmo, com meu nome, meu corpo, minha história, que Deus ama e chama para participar da vida eterna em sua companhia. A pessoa inteira, depois desta vida, é destinada a ressuscitar com Cristo para uma existência nova e definitiva, onde o corpo, transfigurado, goza também da felicidade completa que ele prometeu aos que seguem o seu caminho.

Como Você vê, o ensinamento de Jesus sobre o nosso destino, sobre a ressurreição para a vida eterna, é muito mais rico de verdade e esperanças que a doutrina da reencarnação.(João A. Mac Dowell S.J.)