segunda-feira, 2 de março de 2015

CURA DAS CARÊNCIAS

               "UM OBSTÁCULO"
Nesse caminho de vida com Deus e de busca daquilo que somos, daquilo que fomos criados no coração do próprio Deus, temos que tomar cuidados com aquilo que chamamos "Carência".
A carência pode se tornar um grande obstáculo para que essa nossa identidade venha por fora. Pois ela nos faz viver em função do outro. Antes de qualquer coisa é importante deixar bem claro que carência NÃO SE SUPRE, SE CURA.
A carência é provocada em nós, por uma falta de atenção, de apreciação, de olhar, de delicadeza, de amor... que para nós era indispensável que acontecesse, pois diante daquilo que fiz ou deixei de fazer, isso precisaria acontecer, e acontecer de forma natural, o resultado dessa ou daquela atitude que realizei ou deixei de realizar comportava naturalmente com essa atenção que não tive. E, nos faltando o que naturalmente deveria acontecer, vai causando em nós frustrações, e com isso vamos nos tornando pessoas carentes, pessoas que não foram correspondidas em suas necessidades naturais, reais.
Assim sendo, vai formando em nós um buraco, um buraco que o quanto mais buscamos preencher, tanto mais proporcionamos o seu crescimento e acabamos nos machucando mais.

O QUE É TENTAR SUPRIR UMA CARÊNCIA?
Tentar suprir uma carência é nada mais que tentar preencher esse buraco, buscando em outra pessoa aquilo que alguém deixou de me dar, aquilo que alguém consciente ou inconscientemente me negou.
IMPORTANTE: O fato de alguém provocar em mim uma carência, não quer dizer que esse alguém premeditou ou era consciente que isso podia acontecer.
No caminho vamos perceber que o que não percebemos de alguém jamais será suprido por outro, pois cada pessoa que Deus permite que se aproxime de nós tornando-a participante de nossa história, de minha história, tem uma contribuição única a me dar, tem uma participação indispensável no meu crescimento, para me ajudar a ser aquilo que sou.
Pois cada uma, ou seja, com cada uma eu desenvolvo um aspecto importante para mim. Negar o que essa pessoa tema a me oferecer buscando nela apenas aquilo que outro ou outros não me deram, e não aceitar a contribuição própria dela na minha vida é negar a minha própria história que se faz presente; é me privar de receber no momento aquilo que se faz necessário, é abrir margem para que mais uma necessidade se frustre em mim. Aceitar a participação dela em minha vida é ao contrário, assumir toda salvação que me vem a partir desse relacionamento. E, aos poucos ele vai se tornando apoio, sustento, para não mais viver em função, daquilo que não me foi dada no passado.
A carência despersonifica por inteiro a pessoa, a pessoa vive em função daquilo que necessita, ela é capaz de tudo para obter atenção daquele ou daquela que reflete esse algo negado por outro, ou por outros a si no passado. Ela é capaz de ter atitudes agressivas consigo mesma, chegando muitas vezes as agressões físicas para chamar a atenção do outro sobre si. Por outro lado, ela é capaz de realizar coisas prodigiosas, "sem defeitos" ou "falhas", para ser bem vista por este ou por esta de quem ela necessita de atenção.
A carência tanto levada para o negativo de si como para o positivo de si mesmo, a fim de obter aquilo que lhe foi negado no passado. Só que este caminho não leva a nada, ninguém consegue por aí ser aquilo que Deus quer.

É IMPORTANTE SEMPRE VOLTAR A ISSO
Cada pessoa que nos é dada por Deus para fazer parte de nossa história,
tem uma contribuição única a nos dar, a essa contribuição só tem o seu efeito e validade em nós, vivida no momento oportuno, que é o momento de cada um em nossa vida, em nossa história.
Fora disso, esses momentos não vividos tornam necessidades e só avolumam a carência em nós, fazendo com que esse buraco aumente cada vez mais.
O primeiro passo para se curar de uma carência é tomar consciência dela, é saber que me faltou algo no passado e que, trago com isso, certas necessidades gritantes em mim, as quais não adianta compensar e muito menos agir e reagir a partir delas, o que necessito é CURÁ-LAS.
PASSOS:
- Tomar consciência delas é o primeiro passo para a cura.
- Buscar ajuda de alguém que possa me escutar vai ser muito bom, o fato de falar para alguém alivia um pouco e pode fazer surgir novas luzes no campo da consciência.
- Falar para Deus dessas necessidades, rezar pessoalmente pedindo cura a Deus, é um passo imprescindível.
- Pedir que alguém reze sobre mim se faz muito necessário também.
- Utilizar os próprios meios que a igreja de Jesus Cristo nos fornece através dos sacramentos, é lutar com todas as armas para que o homem novo aconteça em nós, é darmos todas as chances a Deus para nos tornarmos aquilo que somos desde toda eternidade.

Todos esses meios nos ajudam na cura dessas carências que trazemos, percebemos a eficácia deles em nós se somos levados a agir diferentes, a não viver mais de compensações e buscas exageradas de atenções, de reconhecimentos, de aprovações.
Não tenho dúvida da eficácia dos meios, mas eles só produzem o seu efeito em nós, se os utilizamos corretamente, se os aplicamos em nossas vidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário