quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Novena de Nossa Senhora das Brotas

OFERECIMENTO(em pé)
T: Gloriosíssima Virgem das Brotas,/ Imaculada Mãe de Deus,/ Mãe da Igreja e Mãe de todos os homens,/ eu vos ofereço esta novena/ para vos glorificar/ e testemunhar minha homenagem filial./  Confiante vos peço, acolhei as minhas súplicas / que a vós dirijo, na intenção dos doentes,/ dos aflitos e atribulados,/ da conversão e união de todos os povos/ e do triunfo do reino de vosso Filho: a Santa Igreja./ Mãe de misericórdia,/ volvei também sobre mim vosso olhar/ e cobri-me com o manto de vossa maternal proteção./ Vós conheceis minhas necessidades particulares,/ minhas penas e sofrimentos./ Sede amparo na minha fraqueza,/ refúgio no pecado,/ consolação na aflição e saúde na enfermidade./ Alcançai-me o perdão de minhas culpas,/ ornai minha alma com graças e virtudes,/ assisti-me durante a vida/ e auxiliai-me, na hora da morte,/ a vos louvar e bendizer eternamente. Amém.

SÚPLICAS A NOSSA SENHORA DAS BROTAS (ajoelhados)
D: Ó Virgem Imaculada, Gloriosa Mãe de Deus, Nossa Senhora das Brotas, eis-nos prostrados aos vossos pés, a fim de
prestar-vos nossa homenagem, nosso respeito e amor.
T: Queremos dizer que vos amamos de todo o coração,/ que vos veneramos e vos proclamamos Rainha do Céu e da Terra./ Humildemente e com grande confiança/ vos pedimos as graças de que necessitamos/ e elevamos a vós
as nossas súplicas.
D: Vós sois dotada de graças extraordinárias e privilégios singulares. Em vós reside a plenitude da graça e de todo o bem. Fostes escolhida por Deus, Pai do Céu, e consagrada com seu Santíssimo Filho, por obra do Espírito Santo, o consolador. O vosso coração
imaculado brilha no esplendor de todas as virtudes.
T: Somos ingratas criaturas,/ miseráveis pecadores,/ enfermos no corpo e na alma./ Ardem em nós as paixões desordenadas/ do orgulho e da ambição,/ da vaidade e da carne./ Por isso, do alto do vosso trono,/ vós que sois toda bela, pura e imaculada,/ movei Vosso bendito Filho,/ que apertais em vossos braços,/ a abençoar os que vos invocam/ e a perdoar os inúmeros pecados cometidos contra Ele e contra Vós,/ Nossa Santa e Carinhosa Mãe.
D: Virgem das Brotas, pedimos pela santa Igreja de Deus, por nosso Santo Padre, o Papa....., por nosso Bispo...., pelos padres, diáconos, religiosos e por todo o povo de Deus. Imploramos também uma graça especial para todas as famílias.
T: Sustentai, Mãe Imaculada,/ cada cristão em sua vocação./ Fazei que todos os fiéis sirvam com generosidade e alegria./ Acompanhai a história de cada uma das famílias./ Ajudai cada jovem a dizer sim ao chamado do Senhor,/ especialmente para o sacerdócio e à vida religiosa.
D: Anima-nos saber que sois mãe carinhosa, que se compraz em chamar os filhos distantes e a repartir com eles vossos tesouros imensos. Aparecestes, pois, nos campos pastoris de Brotas, no meio de ervas medicinais, a um humilde e pobre pastor de gado, para significar que sois o remédio de todos os males.
T: Ó Senhora Soberana,/ Sol que faz brilhar aos cegos as verdades da fé,/ cuidai de todos aqueles que mais sofrem,/ alcançai para todos os mais necessitados,/ os doentes,/ os idosos/ e abandonados/ as graças valiosas que vos imploramos.
D: Ó Rainha das Brotas, como somos felizes em possuir entre nós o vosso bendito santuário! O vosso amor manifestado nesta nossa cidade de Piraí do Sul quebra nossa resistência e nos enche de filial confiança em vós.
T: Mãe Querida,/ abençoai nossa cidade,/ acolhei nossos segredos,/ ajudai-nos em nossas angústias e desventuras,/ amparai-nos em nossas chagas,/ sofrimentos e aflições./ Virgem das Brotas, sede remédio e saúde nas doenças do corpo e da alma,/ sede também nossa protetora na luta./ Ó Maria, sede em tudo e sempre nossa mãe./ Guiai-nos em todos os caminhos de nossa peregrinação terrestre/ e conduzi-nos com segurança ao reino de Vosso Filho e Nosso Salvador,/ a fim de vos ver e amar na eterna glória. Amém!
(1 Ave Maria....)
D: Nossa Senhora, Rainha das Brotas.
T: Rogai por nós!
D: Protetora da lavoura e das criações.
T: Rogai por nós!
D: Padroeira do Caminho das Tropas.
T: Rogai por nós!
D: Saúde dos enfermos, consoladora dos aflitos e refúgio dos pecadores.
T: Rogai por nós!
D: Rainha e mãe das famílias.
T: Rogai por nós!

CONSAGRAÇÃO A NOSSA SENHORA DAS BROTAS  (ajoelhados)
T: Ó Rainha do universo,/ Virgem Gloriosa das Brotas,/ auxílio dos cristãos,/ refúgio do gênero humano,/ vencedora de todas as grandes batalhas de Deus./ Ao vosso trono, suplicantes, nos prostramos,/ seguros de conseguir misericórdia/ e de encontrar
graças e auxílios oportunos/ nas presentes calamidades,/ não pelos nossos méritos,/ mas unicamente pela imensa bondade de vosso coração materno./ A vós, ao vosso coração imaculado,/ nos confiamos e nos consagramos/ em união com a Santa Igreja,/ Corpo Místico do Vosso Filho, Jesus Cristo,/ que sofre em tantos lugares do mundo,/ pelas guerras e perseguições./ Vós, mãe de  misericórdia,/ alcançai-nos de Deus a paz para os vossos filhos,/ estendei a vossa proteção às crianças que passam fome,/ aos doentes, aos desempregados e aos velhos abandonados./ Socorrei as almas que padecem no purgatório/ e dai-lhes a paz,/ fazei que lhes brilhe o sol da verdade,/ e possam, convosco,/ diante do único salvador do mundo, repetir:/ Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade./ Ó Nossa Mãe e Rainha,/ que o vosso amor e patrocínio/ apressem o triunfo do reino de Deus,/ e todos os povos e nações,/ pacificados entre si e com Deus,/ vos proclamem Bem-Aventurada,/ e convosco entoem por toda a terra/ o eterno canto de glória, / amor e reconhecimento/ ao coração amantíssimo de Jesus,/ onde só podem encontrar a verdade, a vida e a paz. Assim seja!
(1 Ave Maria)
ORAÇÃO A SÃO FREI GALVÃO (em pé)
D: Imploremos a intercessão do grande Santo Frei Antônio de Sant’Ana Galvão que, no ano de 1808, ao passar por Piraí do Sul, deixou-nos a estampa de Nossa Senhora das Brotas.
T: Deus de amor,/ fonte de todas as luzes,/ que cumulastes de bênçãos o vosso servo São Frei Galvão,/ nós vos adoramos e glorificamos/ e vos agradecemos/ porque nele fizestes maravilhas./ Por intercessão de São Frei
Galvão,/ pedimos que aumenteis em nós a fé,/ a esperança e a caridade/ e que vos digneis conceder-nos a graça que ardentemente vos pedimos./
 (Em silêncio, fazer o pedido). Ó Frei Galvão,/ junto de Nossa Senhora das Brotas,/ rogai por nós,/ para que obtenhamos do Pai Celeste/ a vida plena no amor do Espírito Santo./ Amém.
(1 Ave Maria...)

ORAÇÃO CONCLUSIVA(em pé)
D: Oremos.
Ó Deus Onipotente e Misericordioso, que nos destes a venerar a Imagem de Vossa Bem Aventurada Mãe, sob o título de Nossa Senhora das Brotas, concedei-nos propício, que em todas as vicissitudes de nossa peregrinação nesta vida, sejamos de tal modo assistidos pela contínua proteção da mesma Imaculada e sempre Virgem Maria, que mereçamos conseguir os prêmios da vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
T: Amém.
Oração à Nossa Senhora das Brotas
   Ó Virgem Santíssima, Nossa Senhora das Brotas, eis-nos prostrados aos vossos pés, humildes e confiantes, pedindo as graças de que necessitamos.
   Queremos dizer que vos amamos de todo o coração, que vos veneramos e vos proclamamos Rainha Soberana do céu e da terra.
   Ó Maria, Rainha do Universo, venerada sob o título de Nossa Senhora das Brotas, alcançai-nos do céu as graças de que necessitamos.
   Movei vosso bendito Filho, que apertais em vossos braços, a abençoar os que vos invocam e a perdoar os inúmeros pecados cometidos contra Ele e contra Vós, Nossa Santa e Carinhosa Mãe.
   Ó Senhora Soberana, Sol que faz brilhar aos cegos as verdades da fé, atraí-nos todos a vós com a esperança firme de sermos atendidos. Vós que tudo podeis, alcançai-nos as graças valiosas que vos imploramos.

   Pai Nosso... Ave Maria... Glória ao Pai...

Nenhum comentário:

Postar um comentário