terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mais esperança nos meus passos do que tristeza nos meus ombros. Cora Coralina

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos. Cora Coralina

domingo, 29 de dezembro de 2013

Eu sou o meu próprio inimigo quando não tenho forças de resolver um problema quando não consigo arrancar o que me faz sofrer. Pe Fábio de Melo

sábado, 28 de dezembro de 2013

A Verdadeira coragem é Ir Atrás De Seus Sonhos Mesmo Quando Todos Dizem Que Ele é Impossível. 
Cora Coralina

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

"Aprendi que vai demorar muito para me transformar na pessoa que quero ser, e devo ter paciência. Mas, aprendi também, que posso ir além dos limites que eu próprio coloquei." Charles Chaplin

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para dentro de um abismo, o abismo olha para dentro de você." F. Nietzsche

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Por mais longa que seja a caminhada o mais importante é dar o primeiro passo. 
Vinícius de Moraes

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

"Tantos amigos. Tantos lugares. Tantas frases e livros e sentidos. Tantas pessoas novas. Indo. Vindo. Tenho só um mundo pela frente. E olhe pra ele. Olhe o mundo." Caio Fernando de Abreu

domingo, 22 de dezembro de 2013

A penitência proposta no fim da confissão não é um castigo; mas antes uma expressão de alegria pelo perdão celebrado.

sábado, 21 de dezembro de 2013

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Quem é valente enfrenta o perigo e contorna as dificuldades. Anilice Schwarzer

quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Se você se sente só, é porque ergueu muros em vez de pontes. William Shakespeare.

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Se você não consegue entender o meu silêncio de nada irá adiantar as palavras, pois é no silêncio das minhas palavras que estão todos os meus maiores sentimentos. Oscar Wilde

domingo, 15 de dezembro de 2013

Se desejares procurar as coisas profundas de Deus, procuras nas profundezas do teu próprio espírito. 
Provérbio Budista

sábado, 14 de dezembro de 2013

O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

A sabedoria não nos é dada. É preciso descobri-la por nós mesmos, depois de uma viagem que ninguém nos pode poupar ou fazer por nós. Marcel Proust

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Frase

"O homem que sabe reconhecer os limites da sua própria inteligência está mais perto da perfeição." 
Johann Goethe

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Frase


Vida!
Quero viver todas as tuas horas
As que prendi na mão...
E as que nunca alcancei.

(Olegário Mariano)

domingo, 8 de dezembro de 2013

Maria

Foi o primeiro sacrário vivo da divindade. Ela trazia em seu seio, sob os véus da humanidade o próprio Filho de Deus.

sábado, 7 de dezembro de 2013

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O advento de Maria – a esperança

A figura de uma mulher grávida é mensageira de esperança.  Que dirá a figura daquela que trazia em seu ventre o Redentor do mundo!  Ao gerar Jesus, Maria encarnou ela própria a verdadeira esperança: do seio de uma virgem, chegava o Messias.  O Deus da vida, desafiava o entendimento humano como que a nos mostrar que para Ele nada é impossível.

Maria é para a humanidade a porta-voz da vida e da esperança.  Através dela Deus se faz homem e vem habitar entre nós.  O conhecimento humano jamais poderá entender este milagre, mas o conhecimento do coração e da fé é capaz de ver esse mesmo milagre acontecer ainda hoje no rompimento de tantas situações de morte transformadas em vida.

Nesses últimos dias do tempo do Advento, podemos imaginá-La a começar a caminhada até Belém.  Caminho difícil, viagem esgotante para quem está perto de dar à luz.  Mas aquela família que caminha junta pelas estradas da Palestina se transforma na primeira romaria da história cristã: fiéis que caminham junto com Seu Deus, para junto Dele dar graças pela maravilha que está prestes a acontecer.

Nesta caminhada, certamente o coração de Maria está cheio de expectativa: como será o parto?  Como será o rosto de seu menino?  Como será a maternidade, o cuidar de uma criança?  Como cuidar do próprio Deus?  Ao mesmo tempo, é um coração cheio de esperança: a esperança própria daqueles que caminham com Deus, prontos para servi-Lo e confiantes em sua fidelidade.

Subamos à Belém com Maria.  Andemos com Ela pelas estradas empoeiradas.  Durmamos com Ela naquela estrebaria.  E, com o coração pleno de esperança, vejamos com Ela o Menino chegar ao mundo e inundá-Lo com sua paz.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Advento

O Tempo do Advento é um tempo de preparação para a Festa do Natal de Jesus. Este foi o maior acontecimento da História: o Verbo se fez carne e habitou entre nós. Dignou-se a assumir a nossa humanidade, sem deixar de ser Deus. Esse acontecimento precisa ser preparado e celebrado a cada ano.

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Frase


"Erre. Todo mundo pode errar.
Mas admita, assuma e corrija.
Errar é humano, ser covarde não."

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Cultivar a alma mais que o corpo

Você já percebeu que o mundo está dominado pelo consumismo, pela vaidade do corpo, pelo amor à vanglória e pela busca do prazer (hedonismo).
O importante hoje é a “cultura do corpo”, não mais a do espírito; e esta inversão pôs o homem de cabeça para baixo. Por isto ele está desnorteado, sem rumo.
As academias de ginástica, os salões de beleza, os consultórios dos cirurgiões plásticos, se multiplicam a cada dia, mas os homens e as mulheres continuam infelizes. Falta-lhes algo invisível…
A indústria de cosméticos é uma das que mais fatura em todo o mundo…
O valor maior da pessoa humana é o espírito, a alma criada à imagem do Criador; depois vem o corpo, a bela morada da alma.
Se o corpo pesa sobre o espírito, este agoniza, e o homem fica aniquilado, frustrado, vazio.
Se você bater num tambor cheio de água, ele não fará barulho; mas se você bater num tambor vazio, vai fazer um barulhão.
Os homens também são assim, fazem muito barulho quando estão vazios…
Se a hierarquia de valores for invertida, a grandeza do homem fica comprometida.
Quando você permite que as paixões do corpo sufoquem o espírito, não há mais homem ou uma mulher em você, mas uma “caricatura” de homem ou de mulher.
O homem do século XX dominou a matéria e a tecnologia, mas lamentavelmente está de cabeça para baixo. É por isso que vimos a matança de dez milhões de irmãos na primeira guerra mundial, cinquenta milhões na Segunda e mais de cem milhões de vítimas do comunismo.
Além disso, saiba de uma realidade muito triste: neste século das maravilhas da tecnologia, não houve um dia sequer sem que houvesse, em algum lugar do planeta, uma guerra.
Em nenhum dia deste século XX que a pouco terminou, a humanidade conheceu cem por cento o gosto da paz!
Não é a toa que a nossa geração é a que mais consome antidepressivos e remédios para dormir, e necessita cada vez mais de psicólogos e psiquiatras.
Não é mais o corpo que está doente; é a alma. E quando o espírito adoece, toda a pessoa fica enferma.
A cultura do corpo, da glória e do prazer deixa um vazio; porque o homem só pode se satisfazer com aquilo que está acima dele, e não com o que está abaixo.
O prazer, sobretudo se é imoral, passa e deixa sabor de morte; a alegria, que é a satisfação do espírito, deixa gosto de vida.
Se você se frustar no nível biológico, porque tem algum defeito físico, pode sublimar esta frustração e ser feliz se realizando num nível mais alto, o da cultura, o do saber.
Se você não pode se realizar no nível racional, pode se realizar no nível espiritual, que é o mais elevado, numa relação íntima com Deus.
Mas se você desprezar o nível espiritual, não poderá se realizar porque acima deste não há outro onde possa buscar a compensação.
Lembre-se: “O essencial é invisível aos olhos”.
A razão é simples: tudo que é visível e material passa e acaba; o invisível, o espiritual, fica para sempre.
Você sabe que todos os seres criados voltam ao seu nada, voltam ao pó da terra. Por quê?
Porque a força que os mantém vivos está em cada um, mas não lhes pertence.
O poder de ser uma rosa está na rosa, mas não é da rosa.
Quando você vê uma bela flor murchar, é como se ela estivesse lhe dizendo: “a beleza estava em mim, mas não me pertencia; Deus a tinha me emprestado”.
Quando uma bela artista envelhece, e surgem as rugas, ela está dizendo que a beleza estava nela, mas não era propriedade sua.
Deus disse a Moisés: “Eu Sou Aquele que Sou! Yahweh!”. Isto quer dizer: Somente EU sou a fonte da vida, e todos os seres dependem de Mim para existir.
Se você ficar cultivando apenas o seu belo corpo e esquecer da sua alma, amanhã estará amargurado, pois, do mesmo jeito que a rosa murchou, o seu corpo também envelhecerá; e isto é para  todos, de maneira inexorável.
Por outro lado, quanto mais você viver, mais a alma pode se tornar bela e jovem, mais o espírito pode se renovar.
São Paulo expressou muito bem esta mensagem cristã: “É por isso que não desfalecemos. Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia… Porque não miramos as coisas que se veem, mas sim as que não se veem . Pois as coisas que se veem são temporais e as que não se veem são eternas”. (2Cor 4,16-17)
Você não foi criado apenas para esta vida transitória e passageira, onde tudo fica velho e se acaba. Você foi feito para a eternidade; para uma vida que nunca acaba.
Santo Agostinho, um dia chegou a esta conclusão: “De que vale viver bem, se não posso viver sempre?”. Para você viver sempre, vai precisar cultivar a sua alma, muito mais do que o seu corpo.
Prof. Felipe Aquino

domingo, 1 de dezembro de 2013

Provérbio

A paciência é árvore de raiz amarga, mas seus frutos muito doces. 
Provérbio Persa