quarta-feira, 31 de julho de 2013

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Frase

Senhor me achego a ti.Toque minhas mãos. Eu sou pecador, mas tu és o Salvador. Aceita este meu humilde louvor.

domingo, 28 de julho de 2013

Uma História que não é Contada

A Igreja Católica é a Instituição que mais caridade fez e faz no mundo, em todos os tempos. Se ela saísse hoje da África, 60% das escolas e hospitais seriam fechados. Quando a epidemia de Aids estourou nos EUA e as autoridades não sabiam o que fazer eles chamaram as freiras da Igreja para cuidar dos doentes porque ninguém mais queria fazê-lo.
No Brasil, até 1950, quando não existia nenhuma política de saúde pública eram as Casas de caridade da Igreja que cuidavam das pessoas que não tinham condições de pagar um hospital. Quem fundou as Santas Casas de Misericórdia?
A Igreja Católica mantém na Ásia 1.076 hospitais; 3.400 dispensários; 330 leprosários; 1.685 asilos;3.900 orfanatos; 2.960 jardins de infância. Na África: 964 hospitais; 5.000 dispensários; 260 leprosários; 650 asilos, 800 orfanatos; 2.000 jardins de infância. Na América: 1.900 hospitais; 5.400 dispensários; 50 leprosários; 3.700 asilos, 2.500 orfanatos; 4.200 jardins de infância. Na Oceania: 170 hospitais; 180 dispensários; 1 leprosário; 360 asilos; 60 orfanatos; 90 jardins de infância. Na Europa: 1.230 hospitais; 2.450 dispensários; 4 Leprosários; 7.970 asilos; 2.370 jardins de infância.

Frase

Amar a leitura é trocar horas de fastio por horas de inefável e deliciosa companhia. John F. Kennedy

sábado, 27 de julho de 2013

Frase

A melhor forma de conhecer o mundo é através dos degraus do conhecimento. Anilice Schwarzer

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Frase

Não façamos ao outro o que não queremos que façam conosco ou com nossos entes queridos.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Frase

O silêncio é a melhor resposta quando se ouve uma bobagem.

Frase

Crescer custa, demora, esfola, mas compensa. É uma vitória secreta, sem testemunhas. O adversário somos nós mesmos. Martha Medeiros

terça-feira, 23 de julho de 2013

A Cadeira

A filha de um homem pediu ao sacerdote que fosse a sua casa para fazer uma oração com seu pai que estava enfermo.
Quando o sacerdote chegou à residência do enfermo, encontrou um homem bastante doente, numa cama, com a cabeça levantada por um par de almofadas. Ao lado da cama havia uma cadeira, e o padre entendeu que o homem sabia que viria visitá-lo.
- Suponho que estava me esperando, lhe disse.
- Não, quem é o senhor? Disse o homem.
- Sou o sacerdote que sua família pediu que viesse para rezar consigo. E quando enxerguei a cadeira vazia ao lado da cama, entendi que o amigo sabia que eu viria vê-lo.
- Oh sim, a cadeira, disse o homem na cama. Por favor, poderia fechar a porta?
O sacerdote, surpreso, fechou-a.
- Nunca contei a ninguém o que agora vou lhe dizer, mas... Toda a minha vida se passou sem saber como rezar. Quando costumava ir à igreja, sempre escutava a respeito da oração, que se deve rezar regularmente, os benefícios que a oração traz, etc, mas sempre isso entrou por um ouvido e saiu pelo outro, pois não tinha idéia de como fazê-lo. Desta forma, fazia muito tempo que abandonara totalmente qualquer tentativa quanto à oração. Isto foi assim até quatro anos atrás, quando então, conversando com meu melhor amigo, ele me disse:
- José, isso de rezar é simplesmente ter uma conversa com Deus. Assim, eu te sugiro que o faças... Senta-te numa cadeira e coloca outra bem na tua frente. Em seguida, com fé, imagina Jesus sentado diante de ti. Não é nada louco fazê-lo, pois Ele nos disse: "Eu estarei sempre com vocês" ... Portanto, fala com Jesus e escuta-o da mesma maneira como estás fazendo comigo neste momento!
E José continuou falando:
- É assim que fiz uma vez, e gostei tanto que continuei fazendo umas duas horas por dia desde então. Mas sempre tenho muito cuidado que minha filha não se dê conta ou que me enxergue, pois certamente que me internaria imediatamente num sanatório.
O sacerdote sentiu uma grande emoção ao escutar essa narrativa toda, e disse a José que aquilo tudo que estava fazendo era muito bom e não deveria absolutamente parar.
Em seguida tomou sua mão, orou com ele, deu-lhe a bênção da saúde, e retirou-se.
Dois dias depois, a filha de José tornou a chamar o sacerdote e disse-lhe que seu pai havia falecido.
O sacerdote perguntou se havia falecido em paz, tranqüilamente, sem dor.
- Sim, respondeu a filha. Quando saí de casa, mais ou menos às duas horas da tarde, ele me chamou e fui vê-lo junto à cama. Disse-me, então, que me amava muito, e deu-me um beijo na face. Quando voltei das compras, uma hora mais tarde, encontrei-o morto. Mas há algo estranho a respeito de sua morte, pois, aparentemente, pouco antes de falecer, ele se aproximou da cadeira que estava ao lado da cama e recostou sua cabeça sobre ela, pois foi assim que o encontrei. O que o senhor acha que isso significa?
O sacerdote engoliu em seco, conteve algumas lágrimas que teimavam em rolar de seus olhos, e respondeu com voz rouca:

- Oxalá todos nós pudéssemos falecer da mesma maneira.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

domingo, 21 de julho de 2013

Concentre-se nas soluções

Você se concentra mais no problema ou na solução?
Diante das dificuldades, não lamente o problema. Busque a solução.
LEIA ESSA HISTÓRIA.
Tire os olhos do ponto preto

Um senhor, falando a um grupo de pessoas, pegou uma enorme folha de papel em branco e bem desenhou um ponto preto. Erguendo a folha de papel ao grupo, perguntou o que estavam vendo. A resposta foi unânime: - Estamos vendo uma marca preta. O senhor prosseguiu perguntando: - O que mais estão vendo além da marca preta? Todos responderam que não viam mais nada. Neste momento o senhor, admirado retrucou: - Vocês não estão conseguindo ver o mais importante: a folha de papel em branco.


Reflexões:
• Nas dificuldades onde você coloca sua atenção: o problema ou na solução?
• Você tem procurado a solução para as situações da sua vida, ou fica só se lamentando?
Conclusão: Às vezes de tanto nos concentrarmos num problema, deixamos de enxergar as soluções que estão bem diante de nossos olhos. Quando lamentamos um problema, damos mais peso a ele e nos tornamos cegos as possíveis soluções. Vamos de agora em diante tirar os olhos das dificuldades e coloca-los na nossa meta.
História conclusiva:

Olhe para as suas metas.


Era uma vez um cocheiro que dirigia uma carroça cheia de abóboras, a cada solavanco da carroça, ele olhava para trás e via que as abóboras estavam todas desarrumadas, então ele parava, descia e colocava-as novamente no lugar, mal reiniciava sua viagem, lá vinha outro solavanco e tudo se desarrumava de novo. Então ele começou a ficar desanimado e pensou:
- Jamais vou conseguir terminar minha viagem, é impossível dirigir nesta estrada de terra, conservando as abóboras arrumadas Quando estava assim pensando, passou a sua frente outra carroça cheia de abóboras e ele observou que o cocheiro seguia em frente e nem olhava para trás, as abóboras que estavam desarrumadas se organizavam sozinhas no próximo solavanco. Foi quando ele compreendeu que se colocasse a carroça em movimento na direção da onde ele queria chegar, os próprios solavancos da carroça fariam com que as abóboras se acomodassem nos seus devidos lugares.
Assim também é a nossa vida, quando paramos para olhar os problemas, perdemos tempo e nos distanciamos das nossas metas.

Dicas práticas como proposta para a semana:
• Procure olhar uma mesma situação por vários ângulos
• Observe as opções que você tem para resolvê-la.
• Se não puder resolve-la veja qual a melhor maneira de se adaptar a ela.
• Procure ver o lado positivo da situação.
Tire os olhos do problema. Coloque na solução.


sábado, 20 de julho de 2013

Frase

A mais nobre paixão humana é aquela que ama a imagem da beleza em vez da realidade material. O maior prazer está na contemplação. Leonardo da Vinci.

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Frase

Se a gente cresce com os golpes duros da vida, também podemos crescer com os toques suaves na alma. Cora Coralina.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Quando se quebra a confiança

Cada vez que prometo algo e não cumpro,  meu crédito com a pessoa para a qual fiz a promessa caiSe o outro sabe que não honramos a palavra, logo, a fama se espalha: "Naquela pessoa não se deve confiar". E "o jeito é gravar o que se conversa e combina", sugere alguém. Assim, devagarinho, nossa ficha vai sendo feita. De grão em grão nós passamos ser pessoas que não merecem mais confiança. Que não têm mais crédito.
Isso é terrível, mas pode ser o que vamos construindo pelas vezes que não honramos a palavra dada. Posso até me impor sobre o outro, mas meu crédito vai diminuindo. Como aquele menino, da fábula, que um dia gritou que estava sendo atacado pelo lobo. Muitos correram para socorrê-lo. Chegando lá, era mentira. Uma segunda vez ele gritou e alguns foram ajudá-lo novamente. Era mentira mais uma vez. Uma terceira vez ele gritou... Ninguém foi socorrê-lo. Acabou sendo morto. Dessa vez era verdade. Porém, o "filme estava queimado". Ele havia perdido o crédito.
Portanto, devemos ter cuidado com o que dizemos e com o que dizemos que não dissemos. Terrível será ser conhecido como uma pessoa em quem não se acredita e confia mais!
Padre Alir

terça-feira, 16 de julho de 2013

Mãe

No aconchego do seu colo nas horas de angústia, nos momentos mais difíceis, na hora do desespero, nos erros, nas decisões e em tantas situações... Assim é quando bebê, durante toda infância e também muitas vezes, na velhice. Amor de mãe é incondicional...
PENA QUE NEM TODOS OS FILHOS RETRIBUEM A ESTE AMOR.
Já que constituíram uma família, não precisam mais preocupar-se com quem ficou.
Às vezes o cônjuge não incentiva ou não quer mesmo que o outro faça nada.
É cada vez mais comum o relato de filhos que se sentem sobrecarregados, pois os irmãos ou outros familiares se retiram, e sobra para apenas um dele a árdua tarefa de cuidar de um idoso dependente.

E assim vai... Oxalá tenhamos a sorte de ter nossos filhos ao nosso lado quando chegarmos à velhice. 

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Frase

"Pessoas importantes marcam as nossas vidas, assim como as pegadas marcam a areia da praia, umas marcas profundas outras superficiais. Até que vem uma onda e a apaga, enquanto as lembranças das pessoas que amamos e tudo o que nos foi ensinado ficará sempre marcado em nossos corações." (Dom Cavalcante)

domingo, 14 de julho de 2013

Poema

Deus criou o universo em harmonia
Fez a árvore, o fruto e a flor
Fez o homem, a mulher e fez o amor


Criação divina que recebemos do criador

sábado, 13 de julho de 2013

A boca fala do que o coração está cheio

Então encha teu coração de amor... Esteja no lugar e na presença de pessoas que te amam: tua família; teus amigos/irmãos; nos hospitais; creches; orfanatos; asilos... Estejas onde Deus sofre, pois ali vais perceber e receber de imediato o sorriso de Deus... Participa dos projetos e dos movimentos para os quais Ele te chamou e te capacitou pessoalmente... sim... caso contrário, teu coração vai começar a falar de coisas ruins, vais ter sentimentos ruins, ódio, rancor, ira... e o TEU CORAÇÃO IRÁ COMEÇAR A SENTIR E FALAR DISSO.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Frase

Meu Deus afasta de mim os venenos diários de quem não acrescenta, só diminui.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Missa

Não ir à Missa aos domingos é pecado grave?
Veja o que diz o Catecismo da Igreja Católica:
2180 – O mandamento da Igreja determina e especifica a lei do Senhor: “Nos domingos e nos outros dias de festa de preceito aos fiéis têm a obrigação de participar da missa”. “Satisfaz ao preceito de participar da missa quem assiste à missa celebrada segundo o rito católico no próprio dia de festa ou à tarde do dia anterior”.
2181 – A eucaristia do domingo fundamenta e sanciona toda a prática cristã. Por isso os fiéis são obrigados a participar da Eucaristia nos dias de preceito, a não ser por motivos muito sérios (por exemplo, uma doença, cuidado com bebês) ou dispensados pelo próprio pastor.
Aqueles que deliberadamente faltam a esta obrigação cometem pecado grave [também chamado pecado mortal, e devem procurar a confissão].
2182 – A participação na celebração comunitária da Eucaristia dominical é um testemunho de pertença e de fidelidade a Cristo e à sua Igreja. Assim os fiéis atestam sua comunhão na fé e na caridade. Dão simultaneamente testemunho de santidade de Deus e da própria esperança da salvação, reconfortando-se mutuamente sob a moção do Espírito Santo.
2183 – “Por falta de ministro sagrado ou por outra grave causa, se a participação na celebração eucarística se tornar impossível, recomenda-se vivamente que os fiéis participem da liturgia da Palavra, se houver, na Igreja paroquial ou em outro lugar sagrado, celebrada de acordo com as prescrições do bispo diocesano, ou então se dediquem à oração por tempo conveniente pessoalmente ou em família, ou em grupos de famílias de acordo com a oportunidade”.

Prof. Felipe Aquino

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Maria


Eu preciso no colo da Mãe estar, Pois lá o pecado não vai me alcançar. Dunga

terça-feira, 9 de julho de 2013

Frase

O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. Luis Fernando Veríssimo

segunda-feira, 8 de julho de 2013

Dinâmica: Doce



Objetivo: Mostrar a importância de ter valores e planos para a nossa vida, que é única.
Material: doces, na mesma quantidade do número de integrantes.

O coordenador deve pedir que os integrantes fechem os olhos. Em seguida deve começar a contar a estória de um pássaro azul muito belo e capaz de vôos muito altos, por lugares muito bonitos, que está trazendo uma surpresa para os integrantes do grupo. O relato deve começar por lugares distantes, com uma descrição detalhada da beleza destes lugares e de como eles fazem parte do plano de Deus. Aos poucos o pássaro azul deve se aproximar do local da reunião, sempre se destacando a perfeição e a beleza de todos os lugares. Por fim, o pássaro chega ao local da reunião com uma surpresa para cada integrante. Estes podem então abrir os olhos e cada um verá a sua frente um doce. O relato deve ser bem trabalhado e dar tempo para que todos os doces sejam devidamente colocados próximo aos integrantes. Para isso, o coordenador deve se locomover durante o relato. E para garantir os resultados da dinâmica, os doces não podem ser vistos pelos integrantes antes do final do relato. Após abrirem os olhos, os integrantes pegam a surpresa trazida pelo pássaro azul. Então devem ser colocados os seguintes questionamentos ao grupo: 
· O que você esperava que fosse trazido pelo pássaro azul para você?
            · De que forma você pensa que está inserido no plano de Deus? O que te espera no futuro? 

(2ª opção) Fazer um cartaz com as maravilhas que Deus criou.

(3ª opção) Desenhe no caderno, uma flor e uma pessoa, e escreva qual a diferença entre elas.

domingo, 7 de julho de 2013

Frase

As mais belas qualidades tornam-se inúteis, quando a força do caráter as não sustenta. Théophile Gautier

sábado, 6 de julho de 2013

Pesquisas Bíblicas


Quem deveria tomar o sangue do touro por ter feito pecado?. Levítico 4,4-5.

Nome do anjo do Senhor que foi enviado para curar Tobit e Sara. Tobias 3,25.

Onde o anjo Rafael tomou o demônio e prendeu-o? Tobias 8,3

 Nome do profeta que os rapazes zombaram dizendo: Sobe careca; sobe careca! 2Rs 2,23-24.

Qual o nome que deram à serpente de bronze levantada por Moisés no deserto? 2Reis 18-4.

Quantas vezes será punido quem matar Caim?  (Gn 4,15)

Quais os alimentos que o povo de Israel não comeu durante os 40 anos de peregrinação pelo deserto? Deuteronômio 29-5,6.

Qual o nome das 3 mulheres, mencionadas pelo apóstolo Paulo, que muito o ajudaram na causa do Senhor? Romanos 16-12.

Qual o sobrinho que se casou com a sua tia? Êxodo 6-20.

Qual dom Deus deu a Salomão? (1Reis 4,29)

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Poema


Um dia eu precisei amar a minha dor.
Era o único jeito que tinha de continuar vivendo.
Ou aprendia, ou morreria com ela.
Resolvi aprender.
Desde então, minha dor é minha companheira,
minha mestra. Minha parceira.
Deixou de ser minha inimiga no momento em que 
eu a olhei nos olhos e aceitei conhecê-la
com mais propriedade. Quis entrar nos mistérios
de seus mecanismos como intuito de poder
administrar melhor as suas conseqüências.
* Pe. Fábio de Melo *

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Reflexão

Jesus não queria ser diferente, nem mesmo no manejo dos instrumentos de trabalho. Era perfeito como operário, da mesma maneira que o era no caráter.
Nós, como Ele, precisamos ir além do que simplesmente cumprir nossas obrigações.
Então, nosso serviço representará verdadeiramente Aquele que nos dá forças para fazermos tudo da melhor maneira possível, e seremos exemplo às crianças sob nosso cuidado.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Pensamento

"Ninguém é tão feio como na identidade, tão bonito como no orkut, tão feliz quanto no facebook, tão simpático como no twitter, tão ausente como no skype, tão ocupado como no MSN e nem tão romântico como no tumblr, e nem tão bom quanto no Curriculum Vitae”.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Frase

Sinto saudades do que nunca fui, do que deixei de ser, do que sonhei e se escondeu de mim.