domingo, 4 de dezembro de 2011

Dar para receber


Embora o título deste artigo possua um duplo sentido, ele não possui nenhum apelo sexual. Bem pelo contrário. Em todo tipo de relacionamento se estabelece uma troca. Damos a alguém o que essa pessoa precisa e recebemos aquilo que precisamos. Isso é o que ocorre na maioria dos relacionamentos.
Por relacionamento, entenda-se todo e qualquer tipo de interação entre duas ou mais pessoas. Não somente entre um homem e uma mulher, por exemplo. Mas sim entre amigos, colegas, familiares ou mesmo pessoas estranhas.
A nossa tendência é sempre a de receber para dar. Se recebermos algo com pouco ou nenhum esforço, é uma situação muito cômoda. Receber sem retribuir é muito bom e muito fácil. Mas será justo com a outra pessoa? E se a pessoa que só se doa formos nós? É justo conosco?
Quando só recebemos passamos um sinal para a outra pessoa, mesmo que inconsciente, que ela não tem valor para nós. Ou melhor ainda, que somos superiores a ela, que as necessidades dela não são importantes e que as nossas, sim, é que são importantes. E ela vai acabar se afastando, sentindo-se desprezada.
Por outro lado, cada vez que colocamos alguém à nossa frente, estamos mostrando-lhe o quão importante ela é, o que significativas são suas necessidades. A consequência disso não vai ser outra senão o esmero dessa pessoa em nos ajudar e nos agradar. Toda vez que ajudamos alguém, com humildade e sinceridade, estamos plantando a semente da amizade e da gratidão. E sem sombra de dúvida, sempre que precisarmos, esta pessoa estará ao nosso lado, pronta para nos ajudar.
Ao nos doarmos sem pedir nada em troca estamos mostrando a uma pessoa o quando a estimamos e o quanto nos preocupamos com ela, e como seus problemas e dificuldades são importantes para nós. Fazendo isso estamos fortalecendo os laços de amizade e plantando sentimentos que iremos colher mais tarde, quando nos encontrarmos em alguma situação difícil.
Nem sempre é fácil colocar os outros em primeiro plano. Pode ser que nos falte um pouco de humildade para dar valor a alguém em detrimento de nós mesmos. Logo nós, que temos um ego inflado. Mas se conseguirmos deixar isso de lado e nos importar um pouco mais com as outras pessoas, estaremos, sim, espalhando sementes invisíveis que irão germinar e crescer. E os resultados virão quando menos esperarmos.
Dar para receber em dobro: esse é o segredo.

(Fabio Centenaro)

Nenhum comentário:

Postar um comentário