sexta-feira, 1 de julho de 2011

SOLIDÃO


Estar só é diferente de sentir-se só.
Você pode estar sozinho mas não sentir-se só. Agora você pode estar na companhia de muitas pessoas e mesmo assim sentir-se só.
O estar sozinho é passageiro, são aqueles momentos em que você está sem a companhia de alguém e vai depender de você se nesse momento você vai sentir-se só. Se você souber aproveitar essas horas de solidão para crescimento interior, você não se sentirá só e vai até mesmo sentir prazer nessa solidão. Agora se você evita esse contato consigo mesmo, buscando sempre do lado de fora preencher esses momentos de solidão, você corre o risco de sentir-se só e poderá até mesmo tornar crônica a sua solidão.
Aproveite seus momentos de solidão para entrar em contato consigo mesmo e com Deus. Nessa hora em que você está só, sem a companhia de outras pessoas experimente fechar todos os seus sentidos para o mundo exterior e abri-los para o seu mundo interior. Nesse momento você vai perceber quanta riqueza existe dentro de você e que apesar da solidão do momento, você nunca se sentirá só.

LEIA ESTA ESTÓRIA 
Recolha-se num rochedo para se renovar
Uma velha águia estava nas montanhas e com tristeza admirava o vôo leve e harmonioso das outras águias. Notando a tristeza da sua colega, uma delas pousou ao lado dela e perguntou-lhe qual era o motivo de tanta tristeza. 
Ela respondeu: - Estou aqui observando e pensando a facilidade que as águias tem de voar e como seus vôos são harmoniosos e bonitos. Eu também já fui assim: ágil e esperta como vocês. Porém hoje, já aos quarenta anos me sinto velha e cansada. Meu bico está torto e já não serve mais como presa para pegar o meu alimento. Minhas unha estão fracas e quebradiças e minhas penas grossas e pesadas, fazendo com que eu voe com dificuldade e canse rapidamente. 
A outra águia falou: - Você pode não acreditar, mas eu já passei dos quarenta. 
- Como assim?! Perguntou com espanto a velha águia.
 - Bem, eu vou lhe explicar: - Nós, águias temos a chance de viver até os 70 anos de idade. Mas para chegar a essa idade precisamos aos quarenta anos passar por um doloroso processo de renovação. Pois as águias nessa idade ficam assim como você está agora com as unhas compridas e flexíveis e já não consegue mais agarrar suas presas, tendo assim dificuldade para se alimentar. Seu bico alongado e pontiagudo torna-se curvado e suas asas envelhecidas e pesadas dificultam o seu vôo. Nesse momento de nossa existência só temos duas alternativas. Morrer ou enfrentar o processo de renovação.  
- Por favor continue – falou a velha águia – quero saber como posso fazer essa renovação.
 E a águia prosseguiu: - Vá para um rochedo onde você possa estar só. Lá você deve bater com seu bico curvado até arrancá-lo e assim dar lugar para que nasça novamente um bico fino e pontiagudo. Tendo um bico novo passe para a próxima etapa que é usar esse bico para arrancar suas velhas unhas para que nasça unhas novas e firmes e então com as unhas firmes retire as suas penas grossas e pesadas permitindo surgirem penas novas. E assim toda renovada você estará pronta para viver mais trinta anos. Assim como eu.  
A velha águia depois de ouvir tudo com muita atenção, agradeceu a colega e alçoou seu vôo solitário para também passar pelo processo de renovação.
É no momento de solidão que temos a chance de nos renovar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário