sábado, 30 de maio de 2009

SANTÍSSIMA TRINDADE:

Um só Deus em três pessoas

1.º Pai, criador do céu e da terra, é Deus;
2.º Filho, salvador e redentor, é o mesmo Deus;
3.º Espírito Santo, o santificador, enviado a nós pelo Pai e o Filho, é o mesmo Deus.
A doutrina da Igreja Católica afirma que todas as ações de Deus, em favor da humanidade, são feitas pelas três pessoas em comum, embora ela atribua ações particulares a esta ou àquela Pessoa Divina.

Todas as três pessoas – Pai, Filho e Espírito Santo, sempre existiram.
O Pai é a primeira pessoa da Santíssima Trindade, porque não procede de nenhuma outra pessoa, mas é o princípio das outras duas pessoas.
A uniao entre elas é tao perfeita, que não é possivel separá-las. Por isso quando invocamos uma pessoa da Santíssima Trindade: Pai, Filho, Espírito Santo, as outras duas estarão com elas. Este é o Mistério da Santíssima Trindade. Nós não entendemos como Deus pode ser três Pessoas ao mesmo tempo, mas sabemos disso porque a Bíblia ensina assim.
            Uma pequena história: Conta-se que Santo Agostinho andava em uma praia meditando sobre o mistério da Santíssima Trindade: um Deus em três pessoas distintas...
            Enquanto caminhava, observou um menino que portava uma pequena tigela com água. Ele ia até o mar, trazia a água e derramava dentro de um pequeno buraco que havia feito. Após ver repetidas vezes o menino fazer a mesma coisa, resolveu interrogá-lo sobre o que pretendia. O menino, olhando-o, respondeu com simplicidade: -"estou querendo colocar a água do mar neste buraco". Santo Agostinho sorriu e respondeu-lhe: -"mas você não percebe que é impossível?". Então, novamente olhando para Santo Agostinho, o menino respondeu-lhe: "ora, é mais fácil a água do mar caber nesse pequeno buraco do que o mistério da Santíssima Trindade ser entendido por um homem!". E continuou: "Quem fita o sol, deslumbra-se e quem persistisse em fitá-lo, cegaria.
           
Bem, a Santíssima Trindade é superior à capacidade humana de entendimento. Podemos, contudo, por meio da razão iluminada pela fé, chegar a um conhecimento muito útil dos mistérios, considerando certas analogias da natureza. Citemos algumas:
O raio branco de luz, sendo apenas um, pode ser decomposto em vermelho, amarelo e azul.
A ametista brilha de três cores diferentes, segundo o lado em que se observa: é purpúrea, violeta e rósea, sem ser mais do que uma pedra.
O fogo queima, ilumina e aquece, sendo apenas fogo, etc.
            Estado da água: sólida, líquida, gasosa, mas não deixa de ser água.
A imagem de três velas que juntas formam uma só chama, é mais compreensível.

Nas Escrituras: A primeira pessoa: Pai
"Pai nosso que estás no céu..." (Mt 6, 9) "O vosso Pai, que está nos céus, não quer que se perca um só desses pequeninos" (Mt 18,14). "Ninguém vai ao Pai senão por mim" (Jo 14,6).

A segunda pessoa: O Filho
"Eu e o Pai somos um" (Jo 10, 30) O Filho existiu junto do Pai desde sempre, mas se deu a conhecer quando foi gerado em Maria por obra do Espírito Santo. “Deus não enviou seu Filho para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele" (Jo 3, 16-17). Os motivos deste envio são claros: restabelecer a paz e a comunhão dos seres humanos com Deus e formar uma comunidade fraterna entre todos. O continuadores desta missão somos nós. "E do céu baixou uma voz: Eis meu Filho muito amado em quem ponho minha afeição". (Mt 3,17)

A terceira pessoa: Espírito Santo
"Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão" (Jo 16,13). "mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo" (At 1,8) "Rogarei a meu Pai e Ele vos mandará outro consolador" (Jo 14, 16,). O Espírito Santo, dinamiza a Igreja e lhe dá força em sua ação missionária no mundo.  Assim como o Pai e o Filho, o Espírito Santo pode tudo, sabe tudo, e está em todo lugar.

Quando fazemos o sinal da cruz, demonstramos nossa fé na Santíssima Trindade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário