segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

REI DAVI

No tempo dos Juízes não existia rei em Israel.
Cada um fazia o que parecia certo.
Samuel era líder espiritual e político dos hebreus.
Mas o povo queria ter um rei como os outros povos.
Samuel foi o último Juiz. Mas ele estava velho e não podia mais governar e resolver os problemas do povo. Os israelitas vieram falar com Samuel: Dá-nos um rei que nos governe, como as outras nações!
Aquilo não agradou a Samuel, como também não agradou a Deus. Deus era o verdadeiro rei de Israel, aquele que tirou os israelitas do cativeiro, no Egito, e lhes dera as leis. Agora eles rejeitavam o seu reinado. Então disse Samuel:
            - Querem um rei, como as outras nações? Pois bem, olhem o que o rei fará:
O rei tomará as propriedades do povo.
Cobrará muitos impostos.
Seus filhos serão soldados do rei.
E todos serão seus escravos, pois é assim que agem os reis.
Mas o povo não lhe deu atenção. Todos queriam um rei que os governasse e os guiasse na guerra. Então Deus disse:
-       Faz o que eles querem. Dá-lhes um rei.


O REI SAUL  (1030 a.C.)
O primeiro rei de Israel foi um homem muito bom, alto e formoso, chamado Saul.
De início, Saul foi um bom rei. Era valente. Guiou os israelitas nos campos de batalha e ganhou muitas guerras. E era querido do povo. Para onde quer que se voltava, ele vencia. Livrou Israel das mãos dos inimigos. Mas, depois, foi se tornando orgulhoso e teimoso. Não seguia mais os conselhos de Samuel. Não obedecia mais a Deus. Pois o que Samuel falava era ordem de Deus.
O Senhor não queria mais Saul como rei.

NA CORTE DE SAUL
            Saul continuava a reinar, mas o Senhor não estava mais com ele. Um espírito maligno o atormentava, tirando-lhe a paz e a confiança em si, enquanto o remorso o roía. De excessos de tristeza costumava a passar de repente a excessos de ira feroz: era impossível viver a seu lado. Os poucos servos que ainda lhe permaneceram fiéis lhe suplicaram: “Deixa que procuremos um homem que saiba tocar a harpa. O seu canto te aliviará desse mal”.
             “Há um pastor em Belém, chamado Davi , que toca muito bem”!

SAUL E DAVI
Saul mandou buscá-lo. Quando o viu, gostou dele e pediu para ficar. E sempre que Saul ficava triste, Davi tocava a harpa. Saul acalmava-se e se sentia aliviado e a tristeza o deixava.


O GIGANTE GOLIAS
Os filisteus estavam sempre em guerra contra os israelitas. Um dia os israelitas acamparam no Vale de Terebinto, e os filisteus do outro lado, quando saiu do acampamento dos filisteus um campeão chamado Golias. Tinha mais de 3 metros de altura. Trazia na cabeça um capacete de bronze e no corpo uma couraça de escamas, cujo peso era de 60 kg. Tinha peneiras de bronze e um dardo de bronze entre os ombros. O cabo de sua lança, tinha a grossura do braço de um homem. Golias apresentou-se diante das tropas israelitas e começou a desafiá-los para luta dizendo:
- “Escolham entre vocês um homem para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, seremos vossos escravos; mas se eu vencer e o matar, vocês serão nossos escravos.
Saul e todo o povo de Israel ficaram com medo.

DAVI CONHECE GOLIAS
Davi chegou bem na hora que Golias estava ameaçando e perguntou: “Quem é esse homem que desafia dessa maneira o exército do Deus vivo? Deixa-me ir combatê-lo”.
Os soldados riram, mas quando Saul soube do caso, mandou chamar Davi e perguntou: “És apenas um rapaz. Como poderia combater esse grande guerreiro”?
Davi lhe respondeu: “Já lutei contra leões e ursos que atacavam as ovelhas. Deus estava comigo nessas ocasiões, e estará comigo novamente”.

A ARMADURA
O rei concordou e entregou a Davi a sua espada e mandou que ele vestisse a sua armadura. Mas Davi mal conseguia caminhar sob tanto peso e disse: “Não posso lutar com esta coisa pesada em cima de mim”. E tirou a armadura. Apanhou o seu estilingue e juntou cinco pedras lisas e colocou-as em sua sacola.

DAVI VENCE GOLIAS
Quando Golias o viu chegar, começou a dar gargalhadas. Mas Davi disse:
-“Hoje Deus te entregará na minha mão. E todos saberão que existe um Deus em Israel”.
Tirou da sacola uma das pedras e colocou no estilingue e atirou. A pedra partiu como uma bala atingindo a testa de Golias com tanta força, que lhe fraturou o crânio. Davi correu até ele, tirou a espada de Golias da bainha e cortou a cabeça do gigante. Os soldados filisteus gritaram e saíram correndo.
Davi ficou famoso depois de ter vencido Golias e Saul o convidou para morar no palácio e disse que daria sua filha em casamento.

O CIÚME DE SAUL
Davi serviu o exército de Saul e tornou-se um grande soldado. O povo cantava louvores a Davi: “Saul matou mil, mas Davi matou dez mil”. E Saul sentia ciúmes. E começou a ter ódio mortal por Davi. E ele teve que fugir do palácio.

SAUL MORRE E DAVI TORNA-SE  REI DE ISRAEL

SALMOS
 Nas horas de descanso, Davi gostava de fazer poesias e tocar harpa.
Músico e poeta, Davi compôs muitos “Salmos” em honra de Deus.
Salmos: é um livro de hinos e orações inspirados por Deus.
O Saltério era o livro de oração  dos antigos judeus. Era o livro de orações de Jesus.
Os Salmos são de vários tipos: pedido de ajuda, de perdão, agradecimento, louvor...
A Bíblia contém 150 Salmos dos quais 74 são de Davi.
Davi louvava a Deus com cantos, instrumentos e com danças.

O PECADO DE DAVI COM BETSABÉ,  ESPOSA DE URIAS
Davi era admirado e amado de todo o povo por sua grande bondade. Mas, como se sabe, é muito difícil perseverar no bem.
Numa tarde, quando o exército estava fora combatendo aos amonitas, o Rei Davi subiu ao terraço da casa real e de lá viu uma mulher muito linda e apaixonou-se por ela. Perguntou quem era, e lhe contaram que era Betsabé, mulher de Urias. Urias era general do exército e um dos mais bravos guerreiros de Davi e estava longe de Jerusalém, servindo na guerra do rei. Davi ordenou aos servos que a trouxessem ao palácio, e a amou.
Betsabé ficou grávida. Como explicar ao marido? Então o rei Davi enviou uma ordem ao comandante do exército:
-“Manda Urias para a linha de frente, e providencia que ele seja morto”.
Foi feito tudo em segredo, e Urias morreu. Davi casou com Betsabé.

DEUS MANDA O PROFETA NATÃ PARA REPREENDER DAVI
 Davi pensava que o seu segredo jamais seria revelado. Mas Deus mandou um profeta chamado Natã para repreende-lo. O profeta fez isto, contando-lhe esta história:
Dois homens, um rico e outro pobre, moravam na mesma cidade. O rico possuía ovelhas e bois em grande quantidade. O pobre só tinha uma ovelha pequenina, da qual cuidava com muito carinho. Certo dia, o rico recebeu uma visita. Quis homenageá-la oferecendo-lhe um almoço, com carne de ovelhas. Mas, em lugar de pegar uma das suas, que eram muitas, tomou a única ovelhinha do pobre. Matou-a e ofereceu como comida para o hóspede”.
O rei com raiva, disse para o profeta: “Quem fez isso merece a morte. Ele vai pagar ao dono da ovelha sete vezes mais do que ela vale”.
O profeta respondeu ao rei com firmeza: “Você é este homem! E eis o que Deus manda lhe dizer: Ele fez de você o rei do seu povo, cobrindo-o com os seus benefícios, e você pecou! Você desrespeitou a esposa de outro homem e depois praticou um crime contra o marido dela. Com a morte dele, você  queria esconder sua má ação. Por causa disso, de sua própria família, virão muitos males para você. A criança nascida do seu pecado vai morrer”.
Davi ficou horrorizado e muito arrependido.
Para pedir perdão de sua culpa, escreveu um dos mais belos salmos de arrependimento do saltério. O salmo 50.
O menino  morreu e Deus o perdoou, dando-lhe um segundo filho com Betsabé: Salomão.

-       Que pecado o rei Davi cometeu?
-   Por que o seu pecado foi grave? Desrespeitou os mandamentos
-       A quem ele feriu, pecando? A Deus
-       Por que o rei Davi não se desesperou depois do seu pecado? Ele se arrependeu e Deus o perdoou

O rei Davi também traiu o amor de Deus e dos irmãos com o pecado, porque desrespeitou a esposa de um homem casado e mandou colocá-lo na guerra, em lugar onde ele não poderia escapar da morte.
O profeta chamou a atenção do rei para o seu pecado. Arrependido, Davi pediu sinceramente perdão a Deus, voltando a ser de novo seu amigo.
O Senhor Deus perdoa sempre que, arrependidos, pedimo-lhe o sincero perdão das nossas faltas.

JESUS É DESCENDENTE DE DAVI

Davi foi o mais importante de todos os reis.
Com ele terminou a conquista de Canaã e Jerusalém tornou-se a capital do Reino. 1000 a.C.
Quando Davi morreu, deixou em seu lugar, seu filho Salomão.

Ler:   1Samuel 17,4-7 ; 48-51

          2Samuel 11,2-5 ; 14-15

Hebreu: era toda pessoa pertencente ao povo de Deus pela Aliança, independente de raça, cor, língua, costumes...

Obs: Na numeração dos Salmos, existe uma divergência entre o texto hebraico e a versão latina Vulgata (versão latina da Bíblia em uso na Igreja Católica. Foi feita da versão dos setenta e revista por São Jerônimo). Essa divergência provém, no texto hebraico, da divisão imprópria do Salmo 9, restituída em sua unidade pelas antigas versões. A numeração do texto latino, é conservada na presente tradução.

Para saber a numeração do texto hebraico, aumentar uma unidade o número dos Salmos desde o Salmo 10 até o Salmo 147.

Nenhum comentário:

Postar um comentário