quinta-feira, 30 de julho de 2015

O Reino de Deus sempre nos propõe escolhas

“Só entram no Reino de Deus quem faz a opção de permanecer com Jesus Cristo”.
O capítulo 13 de São Matheus tem diversas parábolas: do ‘Reino’ e do ‘Semeador’ que saiu a semear; a parábola do homem que descobriu uma pedra preciosa no campo e do homem que semeou a semente boa, mas o inimigo colocou o joio. Há também a parábola das redes. Todas elas nos preparam e nos exortam para o Reino de Deus e para a segunda vinda de Cristo.
Por meio das parábolas, o Senhor toca em diversas dimensões da vida do ser humano e usa uma linguagem bem simples para que ele a entenda. Pense nesta parábola agora, na qual o homem lança as redes. Você já viu, em algum filme, alguém as lançando? Quando isso acontece, alguns peixes são separados, pois há alguns tão pequenos, que precisam de uma seleção. O Reino de Deus é também uma separação entre aquilo que é d’Ele e aquilo que não o é.
Talvez, você se pergunte: “Por que todos os tipos de peixes vêm à rede?”. Porque seja no rio ou no açude, você não consegue ver aqueles que vão entrar na rede.
Todos nós somos chamados à vida eterna, mas alguns não aceitam o chamado e não o acolhem. Talvez seja porque não se sintam preparados, ou ainda se fazem excluídos dessa seleção. Há aqueles que renegam o Senhor, e esses vão se perder.
O Reino de Deus sempre nos propõe escolhas e tomadas de decisão. O Senhor sempre vai nos propor que permaneçamos n’Ele; ninguém é excluído pelo Senhor, mas o próprio ser humano, muitas vezes, exclui-se. Para tudo o que você escolher em sua vida haverá uma consequência, seja para a salvação ou condenação eterna.
Só entram no Reino de Deus quem faz a opção de permanecer com Jesus Cristo. Os maus serão lançados no fogo, onde haverá choro e ranger de dentes. Você precisa lançar seus pecados no fogo da misericórdia, do Espírito Santo, para você não ser lançado no fogo eterno.
Precisamos pedir ao Senhor a conversão do nosso coração, a fim de que não sejamos lançados no inferno. Se você precisa abrir mão de certas coisas, comece a ceder agora. Não há como você entrar no Reino do Céus como você está, porque lá é lugar de purificação, e a nossa vida precisa ser purificada para irmos ao encontro de Jesus.
Se estamos “cheios” de coisas que não são de Deus, não conseguiremos ir para o céu. Temos de eliminar de nossa vida o que não nos leva para o céu. Temos de tirar os pecados da nossa vida para que você possa entrar no Reino. Se não, quando o Senhor puxar a rede, você será selecionado e descartado. Cuidado com aquilo que está fazendo da sua vida! Não existe melhor coisa na vida do que pertencer ao Senhor. As coisas passam, e ninguém leva nada deste mundo.
As pessoas só vão levar desta vida aquilo que construíram. Por isso, a nossa vida precisa proclamar todo o tempo, por meio de gestos e atos, o senhorio de Jesus. Cuidado para você não se perder e acabar perdendo o que há de mais precioso em sua vida: Jesus Cristo. O cristão precisa transformar-se n’Aquele que recebe na comunhão.
Nós estamos nos preparando para o Senhor que vem. Se você está caminhando sem se preparar, cuidado! Porque ele pode vir a qualquer momento. Se esperamos uma visita, não o façamos de qualquer jeito. Quando alguém vai à sua casa, você faz de tudo para ela ser bem acolhida. E se Jesus vier hoje, na sua vida, Ele será bem acolhido no seu coração? Não adianta dar desculpa para Jesus. Então, prepare-se!
Que a santidade da sua vida apresse o Senhor, que logo virá!

Padre Reinaldo Cazumbá - Sacerdote da Comunidade Canção Nova

Transcrição e adaptação: Jakeline Megda D’Onofrio. 

quarta-feira, 29 de julho de 2015

No recolhimento pessoal nos encontramos com Deus. Estar a sós, em silêncio e oração, nos ajuda a crescer, a ser curados pelo Senhor e a permitir que a ação de Deus aconteça em nossa vida.

sábado, 25 de julho de 2015

O verdadeiro sentido do verbo namorar

O verbo namorar é a base para o casamento e não pode ser banalizado
o_verdadeiro_sentido_do_verbo_namorar
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com
Qual a origem das palavras namorar e namoro? Derivam de amor, mas nascem de enamorar, que quer dizer envolver. Ou seja, envolver o outro no amor e enamorar são uma ação, portanto, um lindo verbo.
Assim, o namoro existe para isso e não termina com o casamento. Digo que o tempo do namoro é o tempo do treino. Há muitas coisas que apenas o namoro é capaz de transformar, porque o princípio do amor de namoro é o amor de amigos, a fase em que amamos o outro do jeito que ele é. A partir disso, o amor se transforma. Na verdade, no namoro é preciso que um transforme o outro.
Eu sei que você é capaz e tem a ousadia de decidir: castidade e pureza até o casamento. No casamento, fidelidade até o fim.
Você que namora, que é noivo, prometa ao Senhor viver a fidelidade . Sei que será uma luta, mas a castidade vivida nos solteiros será a castidade no casamento.
As meninas devem exigir de seus namorados e noivos a vivência da castidade. Vocês, mulheres, deveriam ser mais espertas, porque a única garantia de um marido fiel é um namorado ou noivo fiel hoje. O mesmo vale para os rapazes.
Seu irmão,
Monsenhor Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova

sexta-feira, 24 de julho de 2015

“O amigo fiel não tem preço” (Sl 6,15), pois “ele ama em todo o tempo” (Pv 17,17. 
“O amigo fiel é uma forte proteção; quem o encontrou, deparou um tesouro” (Eclo 6,14). 
“O amigo fiel é um bálsamo de vida e de imortalidade, e os que temem o Senhor acharão um tal amigo” (Eclo 6,16).

quinta-feira, 23 de julho de 2015

A vida é um jogo. Jogue-o. A vida é muito preciosa. Não a destrua .

Madre Teresa de Calcutá

quarta-feira, 22 de julho de 2015

Se aceitarmos que uma mãe mate seu filho dentro do próprio ventre, como poderemos impedir que as pessoas matem umas as outras???

Madre Teresa de Calcutá

terça-feira, 21 de julho de 2015

Tem sempre presente que a pele se enruga, que o cabelo se torna branco, que os dias se convertem em anos, mas o mais importante mão muda: tua força interior.

Madre Teresa de Calcutá

segunda-feira, 20 de julho de 2015

É fácil amar os que estão longe. 
Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao nosso lado.

Madre Teresa de Calcutá

domingo, 19 de julho de 2015

Sou sempre otimista, ainda quando exprimem perto de mim profunda inquietação pelo destino da Humanidade.

Papa João XXIII

sábado, 18 de julho de 2015

O respeito à vida é fundamento de qualquer outro direito, inclusive o da liberdade. (Papa João Paulo II)

sexta-feira, 17 de julho de 2015

O ser humano caminha constantemente ao longo de precipícios. 
Sua maior obrigação é manter o equilíbrio.

quinta-feira, 16 de julho de 2015

Cada um de nós tem tanto o desejo quanto o dever 
de conhecer a verdade de nosso próprio destino.

terça-feira, 14 de julho de 2015

segunda-feira, 13 de julho de 2015

A violência destrói o que ela pretende defender: 
a dignidade da vida, a liberdade do ser humano.

domingo, 12 de julho de 2015

sábado, 11 de julho de 2015

Não há necessidade de consultar um psicólogo para saber que quando você denigre o outro é porque você mesmo não consegue crescer e precisa que o outro seja rebaixado para você se sentir alguém.

sexta-feira, 10 de julho de 2015

quinta-feira, 9 de julho de 2015

quarta-feira, 8 de julho de 2015

terça-feira, 7 de julho de 2015

domingo, 5 de julho de 2015

Quem quiser vencer na vida deve fazer como os seus sábios: 
mesmo com a alma partida, ter um sorriso nos lábios.

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Deus se faz presente em nossa vida nos bons e maus momentos

“Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo!” (Mateus 8, 25).
Os discípulos estão no meio do mar, uma grande tempestade vem ao encontro deles e a barca fica coberta pelas ondas. O coração deles se agita pelo medo e um grande apavoramento toma conta de todos. E sabemos que – quando estamos apavorados, agitados, preocupados, tensos, nervosos e as coisas dentro de nós começam a se agitar – até a nossa fé perece, porque o desespero toma conta do nosso coração.
Os discípulos olham para Jesus e o Senhor parece dormir. Eles O acordam dizendo: “Senhor, salva-nos, pois estamos perecendo”. O grito dos discípulos daquele tempo é o mesmo dos discípulos de hoje, é o grito de cada um de nós: sedentos da mão e da graça de Deus em meio a tantas ondas agitadas deste mundo. E com o nosso coração em pavor e pânico pelas tempestades da vida, precisamos dizer: “Salva-nos, Senhor, porque perecemos!”.
Deixe-me dizer uma coisa a você: a nossa fé precisa silenciar as ondas agitadas e revoltas que estão nos fazendo sucumbir, perecer e desanimar. Deus não está dormindo, mas está paciente e serenamente ao nosso lado. Quando estamos bem, as coisas andam dentro dos trilhos e o mar está calmo e tranquilo, Ele está ao nosso lado. Mas quando o mar se agita, as tempestades vêm ao nosso encontro e as coisas não estão legais, quando perdemos, perecemos e sofremos, Deus também está ao nosso lado.
Na prosperidade precisamos ser gratos, aprender o dom da gratidão, do louvor e do reconhecimento, mas, no tempo dos infortúnios, da infelicidade, da dor e da aflição, é preciso ter a mesma intensidade da oração e dizer: “Eu também O louvo, Senhor, eu também confio, porque o mesmo Deus que está comigo na minha felicidade também está comigo na minha tribulação. É n’Ele em quem eu confio! O mesmo Deus, que me faz atravessar o deserto, é o mesmo que me faz atravessar o mar. O mesmo Deus, que me leva às alturas, também me tira das profundezas do inferno. Por isso confio n’Ele, na Sua Palavra e não vou desanimar nem vou me desesperar! Não posso entregar a minha alma ao desespero, porque eu sei em quem coloquei a minha confiança, eu sei em que depositei a minha esperança e sei quem é o Deus a quem sirvo! É no Senhor em quem eu vou confiar!”.
Permitamos que Deus hoje acalme e traga serenidade e paz ao nosso coração e que nenhuma onda agitada desta vida tire a soberania da graça de Deus de nosso interior!
Deus abençoe você!
Padre Roger Araújo

quinta-feira, 2 de julho de 2015

Nós travamos uma batalha a cada dia para domar a fera ferida que há em nós. Não deixar ser conduzido por mágoas, ressentimentos, rancores, maus pensamentos e desejos. Quem se vence a cada dia é o grande vencedor da vida. Pe. Roger Araújo

quarta-feira, 1 de julho de 2015

E há os que, por preguiça intelectual, ou pura maldade, se apressam em julgar o que nem sequer compreenderam. 
Pe Fábio de Melo