domingo, 31 de março de 2013

Pegadas na Areia


Uma noite eu tive um sonho...
Sonhei que estava andando na praia
com o Senhor
e no céu passavam cenas de minha vida.
Para cada cena que passava,
percebi que eram deixados dois pares
de pegadas na areia:
um era meu e o outro do Senhor.
Quando a última cena da minha vida
passou diante de nós, olhei para trás,
para as pegadas na areia,
e notei que muitas vezes,
no caminho da minha vida,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Notei também que isso aconteceu
nos momentos mais difíceis
e angustiantes da minha vida.
Isso aborreceu-me deveras
e perguntei então ao meu Senhor:
- Senhor, tu não me disseste que,
tendo eu resolvido te seguir,
tu andarias sempre comigo,
em todo o caminho?
Contudo, notei que durante
as maiores tribulações do meu viver,
havia apenas um par de pegadas na areia.
Não compreendo por que nas horas
em que eu mais necessitava de ti,
tu me deixaste sozinho.
O Senhor me respondeu:
- Meu querido filho.
Jamais te deixaria nas horas
de prova e de sofrimento.
Quando viste na areia,
apenas um par de pegadas,
eram as minhas.
Foi exatamente aí,
que te carreguei nos braços.

sábado, 30 de março de 2013

Sábado Santo

No Sábado Santo ou Sábado de Aleluia, a principal celebração é a “Vigília Pascal”.
Vigília Pascal - Inicia-se na noite do Sábado Santo em memória da noite santa da ressurreição gloriosa de Nosso Senhor Jesus Cristo. É a chamada “A mãe de todas as santas vigílias”, porque a Igreja mantém-se de vigília à espera da vitória do Senhor sobre a morte. Cinco elementos compõem a liturgia da Vigília Pascal: a benção do fogo novo e do círio pascal; a proclamação da Páscoa, que é um canto de júbilo anunciando a Ressurreição do Senhor; a liturgia da Palavra, que é uma série de leituras sobre a história da Salvação; a renovação das promessas do Batismo e, por fim, a liturgia Eucarística.

sexta-feira, 29 de março de 2013

Sexta-feira Santa

Sexta-feira Santa - Celebra-se a paixão e morte de Jesus Cristo. O silêncio, o jejum e a oração devem marcar este dia que, ao contrário do que muitos pensam, não deve ser vivido em clima de luto, mas de profundo respeito diante da morte do Senhor que, morrendo, foi vitorioso e trouxe a salvação para todos, ressurgindo para a vida eterna. Às 15 horas, horário em que Jesus foi morto, é celebrada a principal cerimônia do dia: a Paixão do Senhor. Ela consta de três partes: liturgia da Palavra, adoração da cruz e comunhão eucarística. Depois deste momento não há mais comunhão eucarística até que seja realizada a celebração da Páscoa, no Sábado Santo.
Ofício das Trevas - Trata-se de um conjunto de leituras, lamentações, salmos e preces penitenciais. O nome surgiu por causa da forma que se utilizava antigamente para celebrar o ritual. A igreja fica às escuras tendo somente um candelabro triangular, com velas acesas que se apagam aos poucos durante a cerimônia.
Sermão das Sete Palavras - Lembra as últimas palavras de Jesus, no Calvário, antes de sua morte. As sete palavras de Jesus são: “Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem…”, “Em verdade te digo: hoje estarás comigo no Paraíso”, “Mulher, eis aí o teu filho… Eis aí a tua Mãe”, “Tenho Sede!”, “Eli, Eli, lema sabachtani? – Meus Deus, meus Deus, por que me abandonastes?”, “Tudo está consumado!”, “Pai, em tuas mãos entrego o meu Espírito!”. Neste dia, não se celebra a Santa Missa.
Por volta das 15 horas celebra-se nas igrejas católicas a Solene Ação Litúrgica comemorativa da Paixão e Morte de Jesus Cristo. À noite as paróquias fazem encenações da Paixão de Jesus Cristo com o Sermão do Descendimento da Cruz e em seguida a Procissão do Enterro, levando o esquife com a imagem do Senhor morto.

quinta-feira, 28 de março de 2013

Quinta-feira Santa


Hoje celebramos a Instituição do Sacramento da Eucaristia. Jesus, desejoso de deixar aos homens um sinal da sua presença antes de morrer, instituiu a eucaristia. Na Quinta-feira Santa, destacamos dois grandes acontecimentos:
Bênção dos Santos Óleos
Não se sabe com precisão, como e quando teve início a bênção conjunta dos três óleos litúrgicos. Fora de Roma, esta bênção acontecia em outros dias, como no Domingo de Ramos ou no Sábado de Aleluia.
O motivo de se fixar tal celebração na Quinta-feira Santa deve-se ao fato de ser este último dia em que se celebra a missa antes da Vigília Pascal. São abençoados os seguintes óleos:
Óleo do Crisma – Uma mistura de óleo e bálsamo, significando plenitude do Espírito Santo, revelando que o cristão deve irradiar “o bom perfume de Cristo”. É usado no sacramento da Confirmação (Crisma) quando o cristão é confirmado na graça e no dom do Espírito Santo, para viver como adulto na fé. Este óleo é usado também no sacramento do sacerdócio, para ungir os “escolhidos” que irão trabalhar no anúncio da Palavra de Deus, conduzindo o povo e santificando-o no ministério dos sacramentos. A cor que representa esse óleo é o branco ouro.
Óleo dos Catecúmenos – Catecúmenos são os que se preparam para receber o Batismo, sejam adultos ou crianças, antes do rito da água. Este óleo significa a libertação do mal, a força de Deus que penetra no catecúmeno, o liberta e prepara para o nascimento pela água e pelo Espírito. Sua cor é vermelha.
Óleo dos Enfermos – É usado no sacramento dos enfermos, conhecido erroneamente como “extrema-unção”. Este óleo significa a força do Espírito de Deus para a provação da doença, para o fortalecimento da pessoa para enfrentar a dor e, inclusive a morte, se for vontade de Deus. Sua cor é roxa.
Instituição da Eucaristia e Cerimônia do Lava-pés: Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde de quinta-feira, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal e comemora a Última Ceia, na qual Jesus Cristo, na noite em que vai ser entregue, ofereceu a Deus-Pai o seu Corpo e Sangue sob as espécies do Pão e do Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores.
Nesta missa faz-se, portanto, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio. Durante a missa ocorre a cerimônia do Lava-Pés que lembra o gesto de Jesus na Última Ceia, quando lavou os pés dos seus apóstolos.
O sermão desta missa é conhecido como sermão do Mandato ou do Novo Mandamento e fala sobre a caridade ensinada e recomendada por Jesus Cristo. No final da Missa, faz-se a chamada Procissão do Translado do Santíssimo Sacramento ao altar-mor da igreja para uma capela, onde se tem o costume de fazer a adoração do Santíssimo durante toda à noite.

quarta-feira, 27 de março de 2013


Um dia eu tive uma grande amiga;
Uma grande amiga ainda tenho no coração;
Diziam: lá vem o café com leite;
Ela era o leite e eu o café (loira e morena);
Saudades da minha grande amiga;
A distância por vezes nos separa, mas no coração sempre viverá!!!

terça-feira, 26 de março de 2013

Dinâmica: Pequeno Presente





Objetivo: Poderão todos reconhecer em nós traços de semelhança com Maria?... 

Material: Lápis e papel para os integrantes. - 





Descrição: O coordenador expõe o seguinte: "Muitas vezes apreciamos mais um presente pequeno do que um grande. Muitas vezes ficamos preocupados por não sermos capazes de realizar coisas grandes e negligenciamos de fazer coisas menores, embora de grande significado. Na experiência que segue, seremos capazes de dar um pequeno presente de alegria para alguns integrantes do grupo." 
Prosseguindo, o coordenador convida os integrantes para que escrevam mensagens para todos os integrantes de seu subgrupo. 
As mensagens devem ser da seguinte forma: 
a) Provocar sentimentos positivos no destinatário com relação a si mesmo; 
b) Ser mais específicas, descrevendo detalhes próprios da pessoa ao invés de características muito genéricas; 
c) Indicar os pontos positivos da pessoa dentro do contexto do grupo; 
d) Ser na primeira pessoa; 
e) Ser sinceras; 
f) Podem ser ou não assinadas, de acordo com a vontade do remetente. 

As mensagens são dobradas e o nome do destinatário é colocado do lado de fora. Então elas são recolhidas e entregues aos destinatários. Depois que todos tiverem lido as mensagens, segue-se a conclusão da dinâmica com um debate sobre as reações dos integrantes. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

Pesquisas Bíblicas



Quem fez o ferro flutuar na água? 2 Reis 6,6.

Quem, pela oração, teve sua vida aumentada por 15 anos? 2 Reis 20,1-6.

Qual o homem que, depois de morto, matou mais pessoas que em sua vida? 
Juízes 16,28-30.

Por que Rubens, o filho mais velho de Jacó, perdeu a sua primogenitura? 1Crônicas 5,1.

Qual o nome da mulher fundadora de duas cidades? 1 Crônicas 7,24.

Quem perdeu a vida por ter tocado na arca de Deus? 1 Crônicas 13,9-10.

Quem recebeu a visita de um anjo quando debulhava trigo? 1 Crônicas 21,20.

Quantos provérbios (sentenças) escreveu Salomão? 1 Reis 4,32.

Qual era o nome do avô de Davi? Rute 4,17.

Qual o profeta que foi esbofeteado? 2 Crônicas 18,23-24.

domingo, 24 de março de 2013

Domingo de Ramos

O Domingo de Ramos marca o início da Semana Santa, que mistura os gritos de hosanas com os clamores da Paixão de Cristo. O povo acolheu Jesus agitando seus ramos de oliveiras e palmeiras. Os ramos significam a vitória: “Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”.

Os ramos apresentados pelo povo nos remetem ao sacramento do batismo, por intermédio do qual nos tornamos filhos de Deus e responsáveis pela missão da nossa Igreja. E o ato de levarmos os ramos para casa nos lembra que estamos unidos a Cristo na luta pela salvação do mundo.

A Procissão de Ramos tem como objetivo apresentar a peregrinação que cada cristão realiza sobre a Terra buscando a vida eterna ao lado do Senhor. Esse ato nos faz relembrar que somos peregrinos neste mundo e que o céu é o lugar de onde viemos e para onde devemos voltar.

Por fim, a Santa Missa do Domingo de Ramos traz a narrativa de São Lucas sobre a Paixão de Jesus: Sua angústia mortal no Horto das Oliveiras, o Sangue vertido com o suor, o beijo traiçoeiro de Judas, a prisão, os maus-tratos nas mãos dos soldados na casa de Anãs, Caifás; Seu julgamento iníquo diante de Pilatos, depois, diante de Herodes, Sua condenação, o povo a vociferar “crucifica-o, crucifica-o”; as bofetadas, as humilhações, o caminho percorrido até o Calvário, a ajuda do homem cirineu, o consolo das santas mulheres, o terrível madeiro da cruz, o diálogo d'Ele com o bom ladrão, Sua morte e sepultura.

O Mestre nos ensina com fatos e exemplos que o Seu Reino, de fato, não é deste mundo. Que Ele não veio para derrubar César e Pilatos, mas para derrubar um inimigo muito pior e invisível, o pecado. E para isso é preciso se imolar; aceitar a Paixão, passar pela morte para destruí-la; perder a vida para ganhá-la.

sábado, 23 de março de 2013

Frase

Idoso é apenas alguém que tem idade avançada. Velho é alguém que se torna obsoleto. Viva muitos anos, mas não envelheça nunca. Alfredo Martini Junior.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Frase

Enquanto não tiveres conhecido o inferno, o paraíso não será bastante bom para ti. 
Provérbio árabe

quarta-feira, 20 de março de 2013

Frase

O avanço das novas tecnologias e modernidades nos faz refém do seu uso. Anilice Achwarzer

terça-feira, 19 de março de 2013

São José


Seu nome, em hebraico, significa “Deus cumula de bens”.

O Verbo Divino quis viver em família. Hoje, deparamos com o testemunho de José, “Deus cumula de bens”; mas, para que este bem maior penetrasse na sua vida e história, ele precisou renunciar a si mesmo e, na fé, obedecer a Deus acolhendo a Virgem Maria. 
SÃO JOSÉ, ROGAI POR NÓS!!!

segunda-feira, 18 de março de 2013

Pesquisas Bíblicas


Qual o nome do amigo do rei Davi, que disse que estaria a seu lado em qualquer situação? 2 Samuel 15,21.

Quais os 2 homens que, ajudados por uma mulher, se esconderam em um poço, conseguindo, assim, enganar os seus inimigos ? 2 Samuel 17,17-20.

Quem foi o 1º homem, citado na Bíblia, que se enforcou ? 2 Samuel 17,23.

Qual o personagem bíblico que morreu por ir em busca dos seus escravos fugitivos? 1 Reis 2,40-46.

Qual homem que, além de profetizar, regia os seus 6 filhos com harpas em ações de graças e louvores ao Senhor? 1Crônicas 25,3.

Quantos cânticos (poemas) Salomão compôs? 1 Reis 4,32.

Quem cortava os cabelos no fim de cada ano, pois os mesmos muito lhe pesavam? 2Samuel 14,25-26.

Qual o nome do rei de Israel cujo filho morreu quando sua mãe entrou em casa? 
1 Reis 14,16-17.

Qual o rei de Israel que morreu queimado em seu próprio castelo? 1 Reis 16,18.

Que homem israelita era celebrado por sua beleza ? 2Samuel 14,25.

domingo, 17 de março de 2013

Parabéns


FELIZ ANIVERSÁRIO!
DEUS TE ABENÇOE!
Você é como um raio de luz a iluminar os nossos caminhos. Anjinho abençoado, pureza de coração. Linda joia rara, razão do nosso viver. Deus te pôs na nossa vida, para trazer felicidade. Tu és PRESENTE DE NOSSO SENHOR!

sábado, 16 de março de 2013

Dinâmica: Guia do cego


Material: Alguns lenços, bastões (para servir de bengalas) e uma área com obstáculos. O coordenador venda os olhos dos catequizandos e fornece uma bengala para cada um, enquanto os outros integrantes permanecem como observadores para tomar nota da forma como os cegos se comportam. Os cegos devem caminhar desviando-se dos obstáculos durante determinado intervalo de tempo. 
Após este tempo deve-se realizar alguns questionamentos para os mesmos, tais como:  * Como vocês se sentiram sem poder enxergar? 
Em seguida, com os mesmos ou outros cegos é substituído o bastão por um guia dentre os integrantes observadores que conduzirá o cego por onde quiser. 
Depois de algum tempo podem ser realizados os seguintes questionamentos: Como vocês se sentiram nas mãos dos guias?
Tiveram confiança ou desconfiança? Por quê? É preferível um bastão ou um guia? Por quê?  
Quem são os outros guias? (O Espírito Santo, Maria, família, educadores, amigos, os bons exemplos, etc.) 
Costumamos confiar nestes guias? 
O que acontece com quem não aceita o serviço de um guia? 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Frase

Só quem já perdeu na vida sabe o que é ganhar. Porque encontrou na derrota o motivo para lutar

quinta-feira, 14 de março de 2013

O Cerco de Jericó




O Cerco de Jericó é uma campanha de sete dias e sete noites de oração diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento. Sua inspiração mais remota encontra-se no capitulo 6 do livro de Josué. O texto sagrado nos conta que antes de chegar à terra prometida o povo de Israel se viu diante das grandes muralhas de Jericó que o impediam de prosseguir a caminhada. Obedecendo a voz de Deus, Josué, sucessor de Moisés e líder do povo, convidou os Israelitas a orarem durante sete dias e sete noites rodeando as muralhas de Jericó, tendo a frente a Arca da Aliança, sinal da presença de Deus que caminha com seu povo.

Josué e os Israelitas acreditaram na promessa divina de que no sétimo dia durante a sétima volta as muralhas cairiam e eles alcançariam a vitória, coisa que de fato aconteceu porque o Senhor é fiel e cumpre suas promessas!

Nos nossos dias colocamo-nos diante de Jesus presente no Santíssimo Sacramento e confiantes no poder da oração, pedimos que Ele derrube as muralhas que nos impedem de tomarmos posse de uma vida mais santa e feliz.




Cerco de Jericó: A fé que remove muralhas

JOSUÉ 6, 1-27

quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco

Seja Bem-Vindo Papa Francisco

Conheça um pouco de sua biografia
O site da Rádio Vaticano publicou a biografia do então Cardeal Jorge Mario Bergoglio, agora nosso querido Papa Francisco. “ O novo pontífice é o Cardeal Jorge Mario Bergoglio, Papa Francisco I, que nasceu em Buenos Aires, na Argentina, em 17 de dezembro de 1936.
O Papa jesuíta se formou como técnico químico, mas depois escolheu a estrada do sacerdócio e entrou para o seminário de Vila Devoto. Em 11 de março de 1958, passou para o noviciado da Companhia de Jesus. Completou os estudos humanistas no Chile e em 1963, de volta a Buenos Aires, formou-se em Filosofia na Faculdade de Filosofia do colégio máximo São José de São Miguel.
De 1964 a 1965, ensinou literatura e psicologia no Colégio da Imaculada de Santa Fé e, em 1966, ensinou essas mesmas matérias no Colégio do Salvador, em Buenos Aires.
De 1967 a 1970 estudou teologia na Faculdade de Teologia do Colégio São José, de São Miguel, onde se formou.
Em 13 de dezembro de 1969 foi ordenado sacerdote.

terça-feira, 12 de março de 2013

Frase


Quando duas pessoas se amam, elas não se submetem e não se dominam, apenas se completam. Marina Custódio

segunda-feira, 11 de março de 2013

Frase


Já caí inúmeras vezes achando que não iria me reerguer; já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais. Clarice Lispector

domingo, 10 de março de 2013

Temos o dever de cuidar da nossa saúde!


Pesquisas Bíblicas


Que personagem bíblico prometeu sacrificar ao Senhor a 1ª pessoa que visse ao voltar vitorioso da batalha? E quem foi sacrificado? Juízes 11,30-40.

Qual o rei que adivinhava pelas nuvens, praticava feitiçaria e queimou o seu filho em sacrifício? 2 Reis 21,6;11.

Quais as 3 FESTAS ANUAIS que a Lei Mosaica estabelecia e o rei Salomão obedecia?
2 Crônicas 8,13.

Que mulher que, ao saber que a Arca do Senhor tinha sido tomada e de que seu marido e seu sogro tinham morrido, teve um parto prematuro e, depois, morreu? 
1 Samuel 4,19-20.

No Apocalipse, qual congregação foi descrita como sendo morna? Apocalipse 3, 14-16

Quem ganhou um reino quando procurava as jumentas do seu pai? 1 Samuel 9,2-3;17.

Qual o homem que, engatinhando, venceu uma batalha e contra que povo ele estava guerreando? 1 Samuel 14,13-14.

Um moço amalecita foi condenado à morte por ter matado quem? 2 Samuel 1,14-15.

Quem foi a 1ª pessoa na Bíblia que realizou o milagre da multiplicação de pães? 
2 Reis 4,42-44.

Quais os reis que praticaram comércio marítimo entre os seus reinos? 1Reis 9,27.


sábado, 9 de março de 2013

Frase

A leitura de todos os bons livros é uma conversação com as mais honestas pessoas dos séculos passados. René Descartes


sexta-feira, 8 de março de 2013

Dinâmica: Artista

Objetivo: Mostra a todos que se não tivermos Deus em nossa vida tudo fica fora do lugar.


Material: Lápis e papel. 

Descrição: O dirigente pede para os participantes fecharem os olhos. 


Peça a cada participante que    desenhe com os olhos fechados uma:
- Casa 
- Nessa casa coloque janelas e portas. 
- Ao lado da casa desenhe uma árvore. 
- Desenhe um jardim cercando a casa, sol, nuvens, aves voando. 
- Uma pessoa com olhos, nariz e boca. 
- Por fim peça para escreverem a frase a baixo: 
- SEM A LUZ DE DEUS PAI, DEUS FILHO, DEUS ESPÍRITO SANTO, TUDO FICA FORA DO LUGAR. 

Peça para abrirem os olhos e fazer uma exposição dos desenhos passando de um por um. 

Comentário: Sem a luz e a presença do Pai, toda obra sai imperfeita. Deus é única luz. Sem ela só há trevas. 

quinta-feira, 7 de março de 2013


SE A TRISTEZA TE ROUBA ÀS PALAVRAS;
SE AS RAZÕES SE PERDERAM NO TEMPO...
EM SEGREDO TEU DEUS TE ESPERA, QUER TE CONSOLAR.

terça-feira, 5 de março de 2013

O que é jejuar?


Qual o efeito do jejum em nossa vida e quais as formas de jejum?


O jejum é uma forma de mortificar o corpo para fortalecer o espírito na luta contra a tentações do pecado.
O jejum deve ser feito de modo que cada um aguente; deve ser diferente para cada pessoa. Tem gente que consegue bem ficar o dia todo sem comer e só beber água; outros ficam apenas com uma refeição; pode ser feito da melhor maneira possível.
O jejum que a Igreja exige na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-Feira Santa, é parcial, não total; deve-se fazer três refeições leves; café da manhã, almoço e ceia. Mais nada nos intervalos.
Prof. Felipe Aquino

domingo, 3 de março de 2013

"Jamais desconsidere a maravilha das suas lágrimas. Elas podem ser águas curativas e uma fonte de alegria. Algumas vezes são as melhores palavras que o coração pode falar."A Cabana - William P. Young

sábado, 2 de março de 2013

Pesquisas Bíblicas


Quem era rei e sacerdote ao mesmo tempo? Gênesis 14,18.  

Qual o rei teve os seus inimigos abençoados pelo profeta que ele tinha chamado para amaldiçoá-los? Números 23,11-12.

Qual o nome do servo de Deus que teve seus filhos mortos por um tufão? 
Jó 1-18-21.

Que homem, citado na Bíblia, era o mais alto no meio do seu povo (que era formado por gigantes)? Josué 14,15.

Quem foi o pai dos que habitam em tendas e possuem gado? Gênesis 4,20.

Qual o juiz de Israel que libertou o seu povo, usando um ferrão de tocar bois? Juízes 3,31.

Qual a mulher que acolheu o seu inimigo e depois o matou? Juízes 4,18-21.

Qual a mãe que aguardava ansiosamente seu filho, olhando pela janela? 
Juízes 5,28.

Qual o nome do filho de um juiz de Israel que, depois da morte do seu pai, se declarou rei junto a seus irmãos e depois os matou? Juízes 9,1-6.

Das pessoas que saíram do Egito, quem entrou na terra prometida? 
Números 32,12

sexta-feira, 1 de março de 2013

Teste



1 - Leia atentamente todos os itens antes de fazer o teste.
2 – Coloque seu nome no canto de cima da folha
3 – Faça um círculo em volta do seu nome.
4 – Desenhe 2 quadrados no canto de cima do papel.
5 – Coloque um X dentro de cada quadrado.
6 – Faça um círculo em volta dos quadrados.
7 – Do lado do seu nome, escreva: sim, sim, sim.
8 -- Faça um círculo em volta do item 7 do teste.
9 – Coloque um X no canto de baixo da folha.
10 – Desenhe um triangulo do lado do x que você acabou de desenhar.
11 – Fure 3 buraquinhos no topo deste papel com seu lápis.
12 - Se você chegou neste ponto do teste, dê uma batidinha na cadeira.
13 - Se você acha que conseguiu fazer tudo certo até aqui, levante o braço e conte mentalmente até 3.
14 - Se você é o primeiro que chegou até aqui, diga alto para todos ouvirem: “ESTOU NA FRENTE! VOCÊS PRECISAM TRABALHAR MAIS RÁPIDO”
15 - Faça um quadrado no item 5 do teste.
16 - Agora que você terminou de ler todos os itens cuidadosamente, faça somente o que está no item 1. Esqueça as outras instruções.