terça-feira, 29 de março de 2011

Você projeta no outro o seu defeito?


Às vezes fazemos isso sem perceber. Normalmente o que nos incomoda no outro está dentro de nós.


Veja essa estória
Olhou do seu vitrô, apontou para o quintal da vizinha, e disse ao marido:
- Há dias venho observando como é encardida a roupa da vizinha. Eu teria vergonha de pendurar no varal uma roupa tão mal lavada. Isso é relaxamento, um desleixo... Na verdade, acho que é preguiça.
O tempo passava...e, cada vez que ela voltava a observar, as roupas tinham um aspecto pior. Certo dia, uma surpresa! Ao reparar nas roupas da vizinha, ficou abismada. Estavam brancas, limpinha, e as cores vivas.
- Criou vergonha - disse ela – Perdeu a preguiça e esfregou mais, ou então trocou a marca do sabão.

- Nada disso – replicou o marido – Fui eu que lavei.


- Lavou a roupa da vizinha?


- Não, mulher, lavei o vidro da janela. Era ele que estava encardido.


Geralmente o defeito que notamos no outro está em nós mesmos. Projetamos fora o que está dentro de nós.
********************************************************************************
Na vida não são as situações em si que nos fazem pessoas felizes ou infelizes, mas sim a forma como nós a interpretamos. Uma mesma situação pode ser para uns motivo de fracasso, e para outros motivo de sucesso.

Para que você possa entender melhor essa dinâmica, abra o seu coração para esta estória:

 É nossa postura diante do fato que determinará o resultado

O proprietário de uma fábrica de sapatos estava para contratar um vendedor. Havia dois candidatos para a vaga e, querendo escolher o mais adequado para o cargo, resolveu fazer um teste com eles. Chamou um dos candidatos e enviou-o a uma cidade distante para vender sapatos. Ao chegar lá o rapaz constatou que naquele lugar ninguém usava sapatos, as pessoas estavam acostumadas a andar descalços. O vendedor retornou e disse ao chefe:

- Infelizmente o senhor me mandou ao lugar errado, pois, nessa cidade ninguém usa sapatos e, por isso não pude vender nada.
Então o proprietário enviou o outro candidato ao mesmo local e, quando ele retornou, disse para o chefe:
- O senhor me mandou ao lugar certo. Ninguém naquele local tinha sequer um par de calçados e então pude vender sapatos para todo mundo. Foi uma grande venda!

Uma mesma situação pode trazer resultados excelentes ou desastrosos, dependendo apenas da maneira de você encará-las.

E você...? O que faz das situações da sua vida? Motivo de fracasso ou de sucesso? Saiba tirar proveito das oportunidades que se apresentam em sua vida. Olhe para as dificuldades como desafio. Faça delas um exercício para o seu crescimento interior.

sábado, 26 de março de 2011

Mães Más


Um dia quando meus filhos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães, eu hei de dizer-lhes: – Eu os amei o suficiente para ter perguntado aonde vão, com quem vão e a que horas regressarão.
-Eu os amei o suficiente para não ter ficado em silêncio e fazer com que vocês soubessem que aquele novo amigo não era boa companhia.
-Eu os amei o suficiente para os fazer pagar as balas que tiraram do supermercado ou revistas do jornaleiro, e os fazer dizer ao dono: Nós pegamos isto ontem e queríamos pagar.
-Eu os amei o suficiente para ter ficado em pé, junto de vocês, duas horas, enquanto limpavam o seu quarto, tarefa que eu teria feito em 15 minutos.
-Eu os amei o suficiente para os deixar ver além do amor que eu sentia por vocês, o desapontamento e também as lágrimas nos meus olhos.
-Eu os amei o suficiente para os deixar assumir a responsabilidade das suas ações, mesmo quando as penalidades eram tão duras que me partiam o coração.
-Mais do que tudo, eu os amei o suficiente para dizer-lhes NÃO, quando eu sabia que vocês poderiam me odiar por isso (e em alguns momentos até odiaram).
Essas eram as mais difíceis batalhas de todas. Estou contente, venci…Porque no final vocês venceram também! E em qualquer dia, quando meus netos forem crescidos o suficiente para entender a lógica que motiva os pais e mães; quando eles lhes perguntarem se sua mãe era má, meus filhos vão lhes dizer:
Sim, nossa mãe era má. Era a mãe mais má do mundo… As outras crianças comiam doces no café e nós só tinhamos que comer cereais, ovos, torradas. As outras crianças bebiam refrigerante e comiam batatas fritas e sorvetes no almoço e nós tinhamos que comer arroz, feijão, carne, legumes e frutas. Mamãe tinha que saber quem eram nossos amigos e o que nós fazíamos com eles.
Insistia que lhe disséssemos com quem íamos sair, mesmo que demorássemos apenas uma hora ou menos. Ela insistia sempre conosco para que lhe disséssemos sempre a verdade e apenas a verdade. E quando éramos adolescentes, ela conseguia até ler os nossos pensamentos. A nossa vida era mesmo chata!
Ela não deixava os nossos amigos tocarem a buzina para que saíssemos; tinham que subir, bater à porta, para ela os conhecer. Enquanto todos podiam voltar tarde da noite com 12 anos, tivemos que esperar pelos menos 16 para chegar um pouco mais tarde, e aquela chata levantava para saber se a festa foi boa (só para ver como estávamos ao voltar).
Por causa de nossa mãe, nós perdemos imensas experiências na adolescência.
- Nenhum de nós esteve envolvido com drogas, em roubo, em atos de vandalismo, em violação de propriedade, nem fomos presos por nenhum crime.
FOI TUDO POR CAUSA DELA!
Agora que já somos adultos, honestos e educados, estamos fazendo o melhor para sermos pais maus como minha mãe foi. Eu acho que este é um dos males do mundo de hoje: não há  suficientes mães más!

(Dr. Carlos Hecktheuer, Médico Psiquiatra)

sexta-feira, 25 de março de 2011

Pe Fábio de Melo - Homenagem à sua mãe


Uma linda declaração de amor:

Oração ao Poderoso Santo Expedito


Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo, socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito Vós que sois um Santo guerreiro, Vós que sois o Santo dos aflitos, Vós que sois o Santo dos desesperados, Vós que sois o Santo das causas urgentes, proteja-me. Ajuda-me, Dai-me força, coragem e serenidade. Atenda meu pedido (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar estas horas difíceis, proteja de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda ao meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade. Meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé.
Muito obrigado.
(Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o sinal da cruz)


terça-feira, 8 de março de 2011

Mulher



Um garotinho perguntou à sua mãe:
- Mamãe, por que você está chorando?

E ela respondeu: - Porque sou mulher...
- Mas... eu não entendo.
A mãe se inclinou para ele, abraçou-o e disse:
- Meu amor, você jamais irá entender!...
Mais tarde o menininho perguntou ao pai:
- Papai, por que mamãe às vezes chora, sem motivo?
O homem respondeu:
- Todas as mulheres sempre choram sem nenhum
motivo.... Era tudo o que o pai era capaz de responder...
O garotinho cresceu e se tornou um homem.
E, de vez em quando, fazia a si mesmo a pergunta:
Por que será que as mulheres choram,
sem ter motivo para isso?
Certo dia esse homem se ajoelhou e perguntou a Deus:
- Senhor, diga-me... Por que as mulheres choram com
tanta facilidade?
E Deus lhe disse:
Quando eu criei a mulher, tinha de fazer algo muito
especial. Fiz seus ombros suficientemente fortes,
capazes de suportar o peso do mundo inteiro...
porém suficientemente suaves para confortá-lo!
Dei a ela uma imensa força interior, para que pudesse
suportar as dores da maternidade e também
o desprezo que muitas vezes
provém de seus próprios filhos!
Dei-lhe a fortaleza que lhe permite continuar sempre a
cuidar da sua família, sem se queixar, apesar das
enfermidades e do cansaço, até mesmo quando
outros entregam os pontos!
Dei-lhe sensibilidade para amar seus filhos,
em qualquer circunstância, mesmo quando esses filhos
a tenham magoado muito...
Essa sensibilidade lhe permite afugentar
qualquer tristeza, choro ou sofrimento da criança,
e compartilhar as ansiedades, dúvidas
e medos da adolescência!
Porém, para que possa suportar tudo isso, meu filho...
eu lhe dei as lágrimas, e são exclusivamente suas,
para usá-las quando precisar.
Ao derramá-las, a mulher verte em cada lágrima
um pouquinho de amor. Essas gotas de amor
desvanecem no ar e salvam a humanidade!
O homem respondeu com um profundo suspiro...
- Agora eu compreendo o sentimento de minha mãe,
de minha irmã, de minha esposa...
Obrigado, meu Deus, por teres criado a mulher!

quinta-feira, 3 de março de 2011





CURA DA AUTOIMAGEM

É a pergunta que envolve o desejo de conhecer-se a si mesmo. 
Eu sou a maravilha de Deus , isto é fato. O mundo que Deus criou é um lugar maravilhoso de se viver e nele eu exercito a IMAGEM que trago em mim como dádiva de Deus: Eu sou aquilo que sou. 
Porém o nosso cotidiano nem sempre, ou na maioria das vezes, reflete esta realidade. Além disso, nem sempre, e talvez aí esteja o problema maior, nós vemos e/ou nos aceitamos naquilo que somos, naquilo que fomos criados por Deus.
Auto imagem, ou auto conceito, refere-se à percepção de si mesmo, do que se pensa ser.. Quando uma pessoa tem uma boa auto imagem, desempenha sua vida com alegria e verdade. 
Vamos pois nos deter neste aspecto de nós mesmos que é a imagem de si.
Temos em nós o potencial da imagem de Deus. Este potencial se concretiza, se estrutura no decorrer de nossa vida. Na prática esta estruturação se faz de dois modos, um externo e outro interno, mas que se conjugam: 
· EXTERNO A partir do contato com as pessoas com as quais convivemos, (pais, irmãos, amigos, professores, chefes, etc...) e que fazem reflexos sobre nós, sobre nossos atos e que tem ainda as mais variadas atitudes para conosco.
· INTERNO A partir de nós mesmos, na medida em que observamos atentamente os nossos atos e a medida em que, pela interiorização, buscamos um contato direto conosco mesmo. Quando buscamos em nosso mundo interior aquilo que Deus nos concedeu como riqueza de ser, como dado de criação. 
 
Essa estruturação da imagem é muito importante, uma vez que a imagem tem uma forte influência sobre a maneira como conduzimos a nossa vida. A imagem que temos de nós é geradora de atos.
Nosso modo de ser, nosso agir, são influenciados pela imagem que temos de nós e este fato possibilita a observação de caracterização de três tipo distinto de imagem que uma pessoa pode ter de si mesma:
IMAGEM NORMAL - É a imagem estruturada a partir daquilo que se é em profundidade. A Imagem Normal define e permeia o trabalho diário, as aspirações e os relacionamentos da pessoa. A Imagem Normal sustenta a pessoa em seu dia a dia. 
Aqui o que somos é percebido por nós e pelos outros naturalmente. A pessoa possuidora de uma imagem natural se vê, se percebe, se aceita como uma pessoa constituída de riquezas, qualidades, talento, mas também de limites, deixando emergir suas riquezas e superando os limites que podem ser superados. Enfim, alguém que embora limitado se reconhece único, irrepetível, especial ao coração e aos olhos de Deus.
 
IMAGEM NORMAL - a pessoa tem consciência daquilo que se é de verdade diante de Deus. Significa: 
· Descoberta do próprio ser;
· Consciência da própria identidade e força interior;
· Alegria, otimismo e responsabilidade;
· Aceitação do que e como sou;
· Senso de auto-confiança;
· Ser verdadeiro (a) em relação à própria individualidade.

IMAGEM NEGATIVA - É uma imagem estruturada a partir do negativo e das falhas. A pessoa que se vê sobretudo no negativo, seu olhar é mais atraído pelos seus limites e/ou por aquilo que lhe falta que por aquilo que tem de riquezas em si. 
Mesmo com tanto progresso alcançado pelo homem, ele ainda se encontra limitado quando se trata de olhar para si mesmo. Ele tem se mostrado incapaz de dominar seus próprios sentimentos de medo, insegurança e autodestruição. Muitos de nós temos IMAGEM NEGATIVA. Muitos consideram-se insignificantes perante aos que as cercam ou delas se aproximam. Quando aceitam ou reconhecem traços positivo em si mesmas, imediatamente neutralizam ou relativizam acrescentando sempre um "mais..." 
A essas pessoas falta confiança porque não encontram em si mesma onde se apoiar. Isto não as impede de levar adiante o que empreendem, mas não se atribuem méritos. Pessoas assim acham impossível estabelecer uma comunicação emocional normal com os outros.
Conhecemos pessoas assim não é mesmo ? E você como se vê ? Qual a origem desse tipo de imagem na pessoa ? 
 
Isto ocorre no estágio inicial da vida. O bebê experimenta o contato coma família através da ATENÇÃO que recebe dos membros da família, isto é, dos pais, dos irmãos, outros parentes próximos, até mesmo de outras crianças. Essa atenção, que se dá através de contato, contribui para o bem estar do bebê.. Uma sensação de isolamento crescente na infância conduz a baixa auto-estima, ou a opinião fraca de si mesma. Isto, por sua vez, vai gerar problemas emocionais mais tarde. 
 
A tais pessoas faltam: AUTO-RESPEITO -AUTO-VALORIZAÇÃO - AUTOCONFIANÇA.
Na infância, onde se é comparado a irmãos, parentes e amigos, ou se teve uma educação conduzida por pais ou professores muito exigentes e críticos, que pediam sempre mais e ressaltavam os fracassos e falhas, pode ter sido moldado em nós uma
 
FALSA IMAGEM ou IMAGEM NEGATIVA.

Uma IMAGEM FRACA ou NEGATIVA é como um câncer para a personalidade. 
Ela corrói a pessoa por dentro, de modo que a pessoa vai se tornando cada vez mais enfraquecida, não apenas quanto as relações humanas, mas também quanto a sua saúde física.. Pode acontecer também em idade mais avançada em conseqüência de um grande fracasso ou de uma série de fracassos. 
A IMAGEM NEGATIVA nos leva a ter sentimentos negativos de nós mesmos, e estes assuem variadas formas.Palavras como: "Ele não vai me interessante"; "Não tenho bom papo"; "Todos se vestem melhor do que eu". Esta lista é tão variada quando são as inseguranças de uma pessoa. Por outro lado, podemos viver defensivamente. Em vez de concluir: "Eles não vão gostar de mim" a pessoa enfrenta as situações com opiniões preconcebidas: "Provavelmente eu não vou gostar deles" . Seja como for, trata-se de um disfarce da expectativa de rejeição, e provavelmente a pessoa nunca aprendeu a confiar em ninguém em toda sua vida.
 
Qualquer que seja a maneira como se manifesta a IMAGEM NEGATIVA , qualquer que seja a causa, o resultado final é uma espécie horrível de escravidão de si mesmo.
 
A IMAGEM NEGATIVA é causa freqüente de RESSENTIMENTO. O ressentimento atua como mecanismo de defesa contra a falta de auto-afirmação. Na verdade a pessoa que sofre, tenta fazer-se maior e superior precisamente por sentir-se menor e inferior.
A IMAGEM NEGATIVA é a causa freqüente de DEPRESSÃO, que é a manifestação de auto-valorização baixa e de falta de confiança. A maioria cai em estado de depressão, estado este em que nos sentimos mal conosco mesmos e nos sentimos convencidos de que NÃO somos amados e respeitados. A depressão abrange uma gama de sentimentos humanos, desde estado de melancolia, que se manifestam de maneira ocasional ou diária, até distúrbios mais graves. A verdadeira origem do problema origina-se na crença de que a pessoa tem pouco ou nenhum valor, e que não é valorizada pelos outros. A medida que o estado de depressão aumenta, o trabalho rotineiro torna-se sem sentido. Freqüentemente esta situação é acompanhada por diminuição da atividade física.
 
A IMAGEM NEGATIVA pode ter como causa o CIÚME. A pessoa que não tem confiança em si mesma, naturalmente tem rivais. É compelida a desvalorizar os outros. Pessoas tão ciumentas sentem que a presença dos outros pode enfraquecer a sua própria dignidade e destruir sua identidade. 
 
É POSSÍVEL REESTRUTURAR ESTE TIPO DE IMAGEM ? SIM !
O primeiro passo é aceitar ver-se dessa maneira, e abrir-se a possibilidade de ser também outra pessoa diferente. Ficando atento aos seus sucessos, ao que lhe refletem de positivo e procurando meios que ajudem seu SER a emergir da inconsciência e crescer.
 
IMAGEM SUPERVALORIZADA - Ocorre neste caso a tendência de
supervalorizar os aspectos positivos de si mesmo. A pessoa se vê como uma lente de aumento. Aqui encontramos um detalhe interessante: a existência de dois tipo de pessoas ditas de imagem supervalorizadas.
 
Existem aquelas pessoas que supervalorizam os aspectos positivos de si para se defenderem do negativo que lhe é refletido. Na verdade, ha por traz uma grande insegurança e elas, para se defenderem, não sofrerem, dão a impressão de superestimar-se.
Existem aquela pessoas que de fato tem uma verdadeira imagem supervalorizada de si, e desejam, e tudo fazem para, que também os outros a tenham. 
Enfim, a vida delas está organizada em torno do sucesso social. Nesta situação acentua-se o parecer e não o ser.
A imagem é estruturada não sobre o que se é em profundidade mas sobre o sucesso que lhe são refletidos. 
Há aqui uma insegurança radical e inconsciente, que é compensada pelo sucesso.
 
A relação do portador da verdadeira imagem supervalorizada com os outros não é fácil e nem harmoniosa, pois os que não alcançam sucesso são desprezados, existe uma dependência acentuada de uma pessoa que é julgadas importantes, além de uma incapacidade de posicionar-se e questionar-se diante do outro, por falta de solidez interior.
 
Outro fato importante é se reconhecerem com alguns elementos negativos, pois é de "bom tom" ter alguma coisa que se reprovar. É possível reestruturar este tipo de imagem ? SIM !
 
Em primeiro lugar é necessário, o que nem sempre é fácil, detectar este tipo de imagem em si. A seguir experimentar outra hierarquia de valores, onde o SER predomina sobre o parecer.
O fenômeno da IMAGEM SUPERVALORIZADA só desaparece a partir de UMA VIDA A PARTIR DO SER. E isso requer um caminho de alto conhecimento, de conhecimento do próprio mundo interior, enfim de quem Deus me criou.
Pelo exposto, creio que podemos perceber a importância e influência que a imagem que temos de nós tem sobre a nossa vida, nosso cotidiano, e do quanto ela é capaz de gerar atos. 
Assim sendo, parece-nos importante uma parada para que se possa verificar: qual a imagem que tenho de mim hoje ? 
 
Até que ponto a imagem que tenho de mim influencia situações em minha vida ?
 
A imagem que tenho de mim hoje corresponde ou reflete a imagem que Deus imprimiu em mim ?
Quando examinamos a nós mesmos, somos normalmente inclinados a prestar mais atenção naquilo que NÃO somos do que naquilo que somos de verdade . Nossa tendência é trazer à mente erros, enganos e lapsos. Boas qualidades, boas realizações tendem a ser relegadas. Não devemos esquecer que a auto-estima, a IMAGEM NORMAL vivenciada é a maneira simples, humilde e alegre de expressarmos gratidão a DEUS, por todas as coisas que temos, somos, tanto interiores quanto exteriores.
É um ato de coragem nos depararmos com a imagem que temos de nós hoje, mas só assim estaremos dando passos para saborear a delícia de ser o que se é, de ser de fato e plenamente imagem e semelhança de Deus.

terça-feira, 1 de março de 2011


Relato da mãe de uma criança especial:


Ter um filho com uma deficiência ou uma criança especial, é como se você esperasse a vida inteira para conhecer Paris.

Até que finalmente chega a sua oportunidade.

Então você se prepara, arruma as malas, roupas novas, aprende a falar francês, compra livros e lê tudo o que encontra e que fala de Paris.

Enfim, cria expectativas enormes, sobre tudo aquilo que você sempre ouviu falar da cidade luz.

E chega o dia tão esperado, você embarca em um avião e aguarda o momento da chegada.

No entanto no meio do caminho ocorre um imprevisto, o avião onde você está parte para a Holanda.

Ao chegar na Holanda, tudo é desconhecido, você não sabe nada sobre a terra, o povo, não fala a língua e o pior de tudo, não há possibilidades de voltar, pois tudo o que você tinha foi roubado, principalmente seus sonhos.

A Holanda passa a ser então a sua terra.
Aos poucos você vai adaptando-se á língua, ao povo, até que finalmente você descobre que mesmo não estando na tão sonhada Paris, a Holanda é especial e única.
Pois ela deu a você a oportunidade de descobrir-se, fortalecer-se como ser humano e é então que você faz a sua maior descoberta: Só na Holanda existem tulipas.

 De todas  as flores que existem a tulipa é aquela que requer maior cuidado e sua beleza é inigualável.